Entenda Melhor | Vingadores: Guerra Infinita – Referências, Easter-Eggs e a Cena Pós-Créditos

  • Atenção! Este artigo contém spoilers infinitos.

Vingadores: Guerra Infinita é a culminação de um projeto de 10 anos da Marvel Studios, um filme que, corajosamente, coloca o vilão como protagonista e abraça fervorosamente sua pegada de quadrinhos, funcionando com uma gigantesca saga que promete sacudir o Universo Cinematográfico Marvel. Mais do que qualquer outro filme do UCM e mostrando a riqueza do que foi construído nas telonas ao longo desse tempo todo, o filme tem uma riqueza de referências cruzadas, além das já esperadas referências tiradas diretamente dos quadrinhos e da cultura pop em geral. E, como de praxe, nós reunimos todas as que achamos em nosso tradicional Entenda Melhor pós-filme.

Mas, antes de mergulharmos na mitologia do personagem, que tal ler nossas críticas sem e com spoilers do filme:

Guerra Infinita: Crítica Sem Spoilers

Guerra Infinita: Crítica Com Spoilers

E que tal nosso material em quadrinhos relacionado com Thanos, o grande vilão do filme? Basta clicar aqui:

Thanos: Quadrinhos

Temos, também, uma verdadeira infinidade de outros artigos sobre easter-eggs que também que valem ser conferidos. Aqui:

Entenda Melhor: Easter-Eggs

Ou, mais do que tudo isso, que tal mergulhar profundamente em todo o nosso material sobre o Universo Cinematográfico Marvel e além em nosso mega-índice? Basta clicar aqui:

Índice | O Universo Cinematográfico Marvel

Finalmente, venham conosco nessa jornada por todas as referências e easter-eggs que conseguimos encontrar!

I. Direto dos Quadrinhos

1. Inspirações diretas

As duas HQs que mais diretamente inspiraram Vingadores: Guerra Infinita, foram Thanos: Em Busca do Poder e Desafio Infinito. A primeira, uma minissérie de apenas duas edições, foi publicada em 1990 e conta a história de como Thanos, amante da Morte, conseguiu obter as seis joias do infinito ao enganar e desafiar importantes seres cósmicos dos quadrinhos Marvel. Ela é, na verdade, um prelúdio para Desafio Infinito, saga em seis edições e repleta de tie-ins publicada em 1991. É nela que Thanos põe em funcionamento seu plano de acabar com metade da vida do universo com um literal estalar de dedos.

É interessante notar que, ao misturar as duas histórias (os “donos” das joias no filme são completamente diferentes dos quadrinhos, com a única exceção do Colecionador, que aparece nas duas narrativas), os roteiristas beberam principalmente da primeira, fazendo com que o final apocalíptico do filme seja, na verdade, o efetivo começo da segunda. Há muito material ainda para aparecer nas telonas, portanto.

No entanto, o conceito usado no filme que lida com Thanos querendo matar metade do universo em razão de superpopulação é retirado das sagas anteriores à Desafio Infinito, da década de 70, em que Thanos enfrenta por duas vezes os Vingadores, uma tendo o Capitão Marvel como pivô e, a outra, Adam Warlock.

2. Jim Starlin

A grande cabeça criativa por trás do nascimento de Thanos (e de Drax e Gamora) em O Invencível Homem de Ferro #55, de 1973, é Jim Starlin, que ganha o seguinte agradecimento perdido lá no meio dos créditos finais: “os produtores gostariam de reconhecer Jim Starlin por sua significativa contribuição para o filme”. Sério? Significativa contribuição? Marvel, haja o benedito, não é não?

3. Hulk, o Arauto

Em Desafio Infinito, a chegada de Thanos é anunciada por um Surfista Prateado estatelado no chão do Sanctum Santorum do Doutor Estranho. No filme, a mesma cena existe, mas só que com o Hulk (Banner, na verdade), no lugar do Surfista.

4. Teia nas Fuças

Uma das mais clássicas estratégias do Aranha é lançar teia no rosto de seus inimigos. E não é diferente com Thanos nos quadrinhos (Desafio Infinito), algo que é refletido também no filme.

 

5. Visão Quebrado

Ao final do filme, Thanos arranca com extrema violência a joia da testa do Visão, matando o sintozoide no processo. Nos quadrinhos, o Visão, em sua versão branca (mais sobre isso a frente), sofre destino semelhante, tendo seu interior arrancado por Thanos. Mas é tudo com amor.

6. Desfazimento de Heróis

No confronto em Luganenhum, Thanos manipula a realidade para “desfazer” Mantis e Drax, transformando a primeira em uma espécie de “mola” humana e, o segundo, em blocos de Lego. A cena é inteiramente retirada dos quadrinhos, como se pode ver acima, ainda que tenha acontecido com outros personagens.”desfazimento” de Drax e Mantis como Thanos desfaz outros personagens nos quadrinhos (Nebulosa e Eros)

7. Tortura de Nebulosa

Nebulosa sofre, no filme, um tipo de tortura semelhante a que vemos em Desafio Infinito pelas mãos de Thanos. O Titã a mantém quase que como uma morta-viva na HQ, enquanto que ele quase a desmonta no filme e a usa para extrair a informação sobre o paradeiro da joia da alma de Gamora.

8. Thanos Fazendeiro

Jamais imaginaria que veria essa cena nos cinemas, já que é uma das que mais gosto de Desafio Infinito: Thanos “aposentado” em sua fazenda, com direito até a um espantalho. E não é que, ao final, vemos exatamente isso? Palmas e mais palmas!

9. Estalar de Dedos

Enquanto, no filme, tudo acaba com um estalar de dedos de Thanos, em Desafio Infinito é isso que dá o pontapé efetivo para a história. É o estalar de dedos mais clássico dos quadrinhos magnificamente transportado para as telonas depois que tanto Gamora quanto o próprio Thanos (antes de completar a manopla) referenciam antes no filme.

10. Fauce Tortura Estranho

Na saga Infinito, Fauce de Ébano é enviado por Thanos para obter a localização das joias do infinito do Doutor Estranho e, para isso, ele chega a controlar o Mago Supremo, transformando-o até em um agente duplo em uma sessão de lavagem cerebral. No filme, algo parecido acontece quando Fauce aprisiona Estranho para forçá-lo a retirar os encantamentos que protegem a joia do tempo no interior do Olho de Agamatto.

11. Magias de Estranho

Apesar de não citar os respectivos nomes, Estranho usa muito claramente duas clássicas magias de seu arsenal: as Faixas Escarlates de Cyttorak, que.. bem… cria faixas vermelhas capazes de prender até mesmo o Hulk e Images de Ikonn, que cria réplicas dele mesmo.

12. Caldeirão do Cosmos

Repararam que Estranho tem quase um treco quando Stark se apoia no Caldeirão do Cosmos lá no Sanctum Santorum do Mago? Pois isso não foi inventado para o filme e sim tirado diretamente dos quadrinhos, claro! Olha aí o Caldeirão em funcionamento.

13. Estranho e seus Braços

Nossa leitora Stella viu semelhança entre a capa de Novos Illuminati acima e o momento em que vemos o Doutor Estranho conjurar seus encantos, ganhando a aparência de ter vários braços.

14. Porrete Novo

Aqui a referência é dupla. Quando Thor parte para substituir Mjölnir, o anão-gigante Eitri o leva ao molde de uma arma que ele batiza de Rompe-Tormenta. Trata-se de mais uma referência a Bill Raio Beta no UCM (a primeira foi em Thor: Ragnarok – dizem que o esqueleto de um ser do povo de Bill aparece em Guardiões da Galáxia, mas eu nunca consegui me convencer disso), adorado personagem da mitologia de Thor que, por provar-se digno, recebe de Odin um martelo com esse nome.

No entanto, o formato da arma que é finalmente montada por Groot está mais para um machado do que para um martelo, o que nos leva à segunda referência. A arma do Thor do Universo Ultimate da Marvel é um poderoso machado que, hoje em dia, anda pelo Universo Marvel comum. Nada como matar dois coelhos com uma “martelada” só, não é mesmo?

15. Forja de Nidavellir

Mjölnir, o martelo original de Thor, foi forjado de metal uru no coração de uma estrela pelos anões-gigantes de Nidavellir. Raramente vemos o processo da forja em si nos quadrinhos e, em Guerra Infinita, a pegada mais sci-fi prevalece, com cada detalhe da fabricação sendo mostrado.

16. Morgan Stark

No começo do filme, Tony diz para Pepper que sonhou que ela estava grávida e brinca em batizar o filho dos dois de Morgan. Pois Morgan Stark, nos quadrinhos, é primo de Tony.

17. Capitão América

O “Rei da Referência” ganha uma referência 3 em 1: (1) vemos Steve Rogers barbado, um visual que adotou algumas vezes nos quadrinhos; (2) pela primeira vez notamos que a famosa cota de malha de seu uniforme clássico das HQs aparece por baixo de seu uniforme no filme, bastando reparar nos “rasgos” da imagem maior, comparando-os com a textura do uniforme da imagem inferior à direita; e (3) seu uniforme desgastado e escurecido, além de seu status quo de fugitivo assemelha-se com a persona do Nômade que Rogers adotou por um tempo nos quadrinhos, com um uniforme escurecido também e, especialmente, com dois “botões” segurando a capa que aparecem no uniforme atual do filme na mesma posição.

18. Vormir

Sabem o planeta onde está a joia da alma? Trata-se de Vormir, planeta no império Kree, no sistema de Helgentar.

19. Sentido de Aranha

Pode parecer um detalhe, mas não é: Guerra Infinita é o primeiro filme a mostrar o famoso “sentido de aranha” de Peter Parker, quando seus cabelos do braço ficam arrepiados com a chegada da nave de Fauce de Ébano. Nos quadrinhos, a representação clássica do sentido aranha é com ondulações emanando da cabeça do herói.

20. Pai de Thanos

Nos quadrinhos, Thanos é filho de Mentor, cujo nome verdadeiro é A’Lars, por sua vez filho do titã Cronos. Em Vormir, ouvimos do Guardião da Joia que A’lars é – ou foi, não sabemos – pai de Thanos mesmo.

21. Buchas de Canhão

Sabe aqueles bichos feios usados como buchas de canhão na batalha de Wakanda? Tratam-se dos Batedores (Outriders), uma raça de criaturas humanoides geneticamente alteradas que Corvus Glaive, um dos membro da Ordem Negra de Thanos, usa para achar e destruir novos planetas habitados. Eles surgiram pela primeira vez na saga Infinito.

22. Visão Branco

Durante algum tempo, o Visão usou um uniforme completamente branco, o mesmo que vemos no item 5 acima. Quando Thanos, no filme, arranca a joia de sua testa, o herói “perde a cor”, ficando pálido e acinzentado, no que parece ser uma referência ao uniforme branco.

23. Cabelo Branco

Repararam no cabelo branco/loiro da Viúva Negra, não é mesmo? Pode não ser, mas parece uma leve referência a Yelena Belova, espiã como ela, treinada na Sala Vermelha soviética. Estaria Natash disfarçada de Yelena para poder circular mais facilmente pelo mundo na equipe clandestina do Capitão?

24. Eternos

Um dos filmes do UCM em pré-desenvolvimento é dos Eternos, raça super-poderosa da Marvel Comics. Acontece que Mentor, pai de Thanos é um Eterno e nós vemos, muito rapidamente, um vislumbre de Titã em sua glória. Será também um vislumbre de como será o visual do possivelmente vindouro filme? E será que haverá alguma conexão com Mentor ou até com Thanos?

25. Soulworld

O “mundo da alma” é um universo “de bolso” que existe dentro da joia da alma nos quadrinhos. É para lá que as almas absorvidas pela joia vão, vivendo em uma espécie de paraíso. Gamora viveu anos por lá, assim como Pip, o Troll e o próprio Adam Warlock.

Temos um vislumbre do que parece ser esse universo quando, ao final do filme, vemos Thanos observando Gamora ainda menina em um local idílico que não é explicado. Até mesmo aquele final dele em sua “fazenda” poderia ser interpretado como sendo dentro da joia da alma. De toda forma, é muito provável que todos os personagens que viraram pó estejam, agora, também lá dentro, sendo a partir dela que eles voltarão no próximo filme, já que a Marvel não seria louca de matar personagens como Homem-Aranha, Pantera Negra e todos os Guardiões da Galáxia, com exceção de Rocket Raccoon.

26. Thanos vs Colecionador

O leitor Pedro H. Azevedo muito apropriadamente nos lembra que “Na cena que Thanos fala com o Colecionador, ele diz que o Colecionador é tão ganancioso que seria capaz de barganhar um irmão em troca do que ele deseja. Isso é exatamente o que ele faz em Thanos: Em Busca do Poder ao trocar a joia da realidade pelo Corredor para sua coleção”.

27. Virando Pó

O leitor Cristiano de Andrade aponta que “Algo interessante de se reparar também é que a Mantis e o Homem Aranha foram os únicos que disseram algo antes de virar pó. Possivelmente eles tiveram tempo pois perceberam que algo estava errado antes de acontecer de fato, ela graças a seus poderes sensitivos e ele por causa do sentido aranha.

28. Loki = Mefisto

De nosso leitor Mateus Woszak:

Loki se oferece como guia para vir à Terra refere-se a Mephisto se oferecendo ao mesmo papel a Thanos nos quadrinhos.

29. Fauce = Mefisto

De nosso leitor Mateus Woszak:

Outra referência a Mephisto: quando Fauce entrega o Tesseract para Thanos e diz que seu humilde servo curva-se ao grande Thanos. Mephisto também age assim com o Titã.

30. Via Carbonada do Aranha

De nosso leitor Mateus Woszak:

“Além da teia na cara do Thanos, há mais uma referência clássica do embate dos dois: quando Thanos cola o Amigão da Vizinhança no chão, uma cópia (ou via carbonada, para ficar na nossa época) dos quadrinhos.”

31. Amigão da Vizinhança:

De nosso leitor Mateus Woszak:

“Falando em Amigão da Vizinhança, Parker toca nessa alcunha do Aranha, ao dizer ao Stark que, ‘sem vizinhança não teremos mais Amigão da Vizinhança’.”

32. Titã Louco

De nosso leitor Mateus Woszak:

“Ainda sobre Thanos, quando ele está explicando ao Doutor Estranho sobre o que aconteceu ao seu lar e que ele tinha previsto isso, diz que muitos o chamaram de louco. Ora, nos quadrinhos ele é nada mais, nada menos que o Titã Louco, não?”

II. Referências Internas

1. Zune

Ao final de Guardiões da Galáxia Vol. 2, Peter Quill ganha um Zune com 300 novas canções. E, no primeiro segundo em que os Guardiões aparecem em Guerra Infinita, vemos os personagens (ou quase todos) escutando uma delas: “The Rubberband Man” dos The Spinners.

2. Tara de Rocket

A obsessão macabra de Rocket Raccoon por partes de corpos continua com toda força em Guerra Infinita, primeiro com ele entregando um olho biônico para Thor e, depois, cobiçando o braço cibernético do Soldado Invernal. Essa lebre não para quieta, não é mesmo?

3. Nós Temos um Hulk

Uma das melhores frases de Os Vingadores é dita, logo no começo do filme, por ninguém menos do que Loki, abrindo espaço para o Gigante Esmeralda engalfinhar-se com Thanos, somente para ser humilhado e, depois, ficar com medo de “sair”.

4. Caveira Vermelha

Foi aqui que eu surtei e tudo o que aconteceu depois da cena em que o Dementador que guarda a joia da alma em Vormir revela-se como o Caveira Vermelha passou sem eu nem sentir. Afinal, o Caveira está de volta! Como muitos especulavam, ele não morreu e a joia do espaço (no Cubo Cósmico), lá no final de Capitão América: O Primeiro Vingador, o arremessou para o tal planeta misterioso onde ele ficou vagando até agora. Será que isso significa que o Caveira vai reentrar no UCM de verdade? Diz que sim, diz que sim, DIZ QUE SIM!!!!

5. Chitauri

O exército alienígena que Loki atrai para a Terra em Os Vingadores está de volta também, mas em um flashback para quando Thanos dizimou metade da população do planeta de Gamora, adotando-a em seguida. Vemos até mesmo aquela nave/baleia/minhoca flutuando por lá.

6. Telefone

O telefone que Steve Rogers envia para Tony Stark ao final de Capitão América: Guerra Civil está de volta. Aliás, pelo visto, Tony SEMPRE anda com ele a tira-colo. Mas não é ele que liga para o Capitão, mas sim Banner. Será que Stark e Rogers farão as pazes finalmente no próximo filme?

7. Footloose

Essa referência poderia estar também no capítulo de Cultura Pop mais abaixo, mas resolvi deixar aqui, pois Footloose, o clássico dançante dos anos 80, já foi referência no primeiro Guardiões da Galáxia. Essa é outra citação cinematográfica de Peter Parker que deixa o outro Peter, Quill, completamente surtado quando ouve!

8. Xandar

Aparentemente, não sobrou muita coisa de Xandar, que é mencionado brevemente no filme como um dos pit stops de Thanos para pegar uma das joias do infinito. Mas, se Thanos tiver um padrão, “apenas” metade da população do planeta foi chacinada. Será que um dia veremos Richard Rider, o Nova original, ganhar um filme?

9. Shawarma

Lembram o restaurante de shawarma onde os Vingadores vão comemorar ao final de Os Vingadores? Pois bem, na sequência na Escócia, há um destaque enorme, em segundo plano, para uma placa que diz que “we deep fry your  kebab” ou “nós fritamos seu kebab”, algo comum por lá por alguma razão misteriosa. A conexão é inafastável, não é mesmo?

10. Membros Cortados

De nosso leitor Mateus Woszak:

“Falta uma referência padrão, aquela referência-raiz, referência-moleque, sempre presenta na Marvel/Disney: alguém perde um braço! Dessa vez sobrou pro Anão Negro/CullObsidian. Além disso, Banner mata o Obsidian de vez mandando seu braço com ele, o mesmo que a Hulkbuster perde na briga, para colidir com o domo protetor de Wakanda.”

11. Loki morto?

De nosso leitor Mateus Woszak:

“Numa conversa com Rocket, Thor menciona que Loki morreu pela segunda vez e que PARECE que dessa vez é pra valer, o que nos leva a Thor 2, quando ele ‘morre’ pela primeira vez. Thanos também brinca com isso ao dizer ‘sem ressurreição desta vez’.”

12. Thanos vs Hulk

De nosso leitor Mateus  Woszak:

“A maneira como Thanos bota Hulk no chão lembra o modo como o Gigante Esmeralda venceu Loki [em Os Vingadores]. Fiquei até esperando Thanos soltar um “Deus Fraco” ao final da batalha.”

13. T.H.A.N.O.S.

Todo mundo sabe que unidades de contenção das joias do infinito usadas ao longo dos filmes quase formavam o nome THANOS, não? Para refrescar a memória:

T = Tesseract (Cubo Cósmico) – joia do espaço
H = mistério… – joia da alma
A = Aether (éter) – joia da relidade
N = Necklace (colar) – joia do tempo
O = Orb (orbe) – joia do poder
S = Scepter (cetro) – joia da mente

Faltava o H e, agora que a localização da joia da alma foi revelada, as possibilidades mais sérias para dar sentido à letra que consegui reunir são:

a) Hidra – Afinal, o Caveira Vermelha, fundador da Hidra, é o guardião da joia.

b) Hand (mão) – A joia se materializa na mão de Thanos.

(c) Heart (coração) – O sacrifício de Thanos vem do coração (amor) e mostra que ele tem sentimentos.

(d) Helgentar – Esse é o sistema onde o planeta Vormir fica.

(e) Her (ela) – Em referência à Gamora. (sugestão do leitor Diego Borges)

Mas já ouvi outras opções, algumas de total zoeira, inclusive aqui de nossos leitores:

(a) Herr Caveira Vermelha.

(b) Hugo Weaving, o ator que viveu o Caveira originalmente no UCM.

(c) Hobo (mendigo), em razão do manto preto todo puído do Caveira Dementador.

Qual opção você escolhe? Eu fico com a do coração!

III. Personagens
(inéditos no UCM)

1. Ordem Negra

Criada por Jonathan Hickman em 2013, a Ordem Negra de Thanos é formada, nos quadrinhos, por seus filhos superpoderosos e, no filme, por seus maiores devotos. No filme, temos Corvus Glaive, Próxima Meia-Noite, Fauce de Ébano e Cull Obsidian. Nos quadrinhos, apenas os três primeiros existem, com o quarto sendo correspondente ao Estrela Negra. Sua aparências são muito parecidas com as dos quadrinhos também.

2. Morte

Uma enorme ausência no filme é a representação física da Morte, amante de Thanos nos quadrinhos e por quem ele decide matar metade do universo. O mais próximo que chegamos dela, que por vezes é uma mulher muito bonita em um manto negro, mas, por outras, é um esqueleto em um manto negro, é quando vemos o Caveira Vermelha em um manto negro puído guardando a joia da alma. Foi uma leve piscadela, sem dúvida, à Dona Morte.

3. Eitri

O anão-gigante Eitri, que ajuda Thor a forjar o Rompe-Tormenta, foi retirado diretamente dos quadrinhos, com a mesma função de ferreiro dos deuses.

4. Aranha de Ferro

Ok, não é um personagem novo, claro, mas é quase que uma nova encarnação do Homem-Aranha, agora usando uma armadura high tech com direito a patas extras. Tudo cortesia de Tony Stark, claro, exatamente como nos quadrinhos (só que em Guerra Civil, não em nada referente a Thanos).

5. Lobo Branco

Também não é um personagem novo, mas, na segunda cena pós-créditos de Pantera Negra, vemos Bucky Barnes recuperado de sua lavagem cerebral, saindo de uma cabana em Wakanda para encontrar Shuri. Lá, o mais interessante é que as crianças o chamam de “lobo branco”. Agora, em Guerra Infinita, ele é novamente chamado por esse apelido, dessa vez pelo próprio T’Challa.

Lobo Branco é um personagem dos quadrinhos, uma espécie de protegido de T’Challa. Nas HQs, Hunter é uma criança branca que, depois de um acidente aéreo que mata seus pais e o deixa perdido em Wakanda, é adotado por T’Chaka. Ele se torna aliado do Pantera Negra e chefe da polícia secreta de Wakanda. O pararelo com Bucky é bem claro e parece que o Soldado Invernal adotará esse novo nome. Ou será que não?

6. Agente Klein

Nosso leitor Mateus Woszak nos lembra que, na cena pós-créditos, Maria Hill e Nick Fury “mencionam Klein, que é o agente que fica ao lado do Capitão em Soldado Invernal. É aquele que de certo modo atrasa o Ossos Cruzados [na cena de contagem regressiva do lançamento dos aeroporta-aviões]”.

7. Stan Lee

O “One Above All” dá as caras novamente, dessa vez como o motorista do ônibus que leva a turma de Peter Parker para o museu quando o ataque em Nova York começa.

IV. Cultura Pop

1. Alien/Aliens

Peter Parker já havia citado “aquele filme velho” chamado O Império Contra-Ataca em Capitão América: Guerra Civil. Agora foi a vez de uma dobradinha. Usando Aliens, o Resgate, como referência, ele bola um plano para ejetar Fauce de Ébano da nave com a ajuda do Homem de Ferro, para libertar o Doutor Estranho. Nada como sugar o sujeito para fora da nave como Ripley faz com a Rainha Alien. A mesma estratégia, aliás, Ripley já havia usado no filme original – Alien, o 8º Passageiro – para fazer o mesmo com a peste do bicho que não largava do pé dela. Boa ideia, Parker!

Mas, mantendo a citação, não demora muito e o Aranha toma um susto danado com Mantis, logo depois de mencionar o chestbuster da mesma franquia de filmes.

2. Flash Gordon

Tony apelida “Mr. Lord” de Flash Gordon. Perfeito, não? Só faltou a música do Queen tocar na hora!

3. Arrested Development

Se tem um espécime que o Colecionar simplesmente não poderia deixar de ter em sua vasta coleção é Tobias Funke, devidamente pintado de azul. Sim, ele está lá em Luganenhum em um daqueles momentos “piscou-perdeu” do filme e a série, Arrested Development, é até citada nos créditos (sim, está lá, eu vi!).

4. Defender

Assim como todo adolescente que se preze, Groot passa o filme inteiro jogando Defender, um clássico do fliperama que, depois, migrou para o Atari. E, claro, o jogo é sobre uma invasão alienígena.

Nosso leitor Mateus Woszak e outros nos lembra que, em Os Vingadores, Stark vê e repreende um dos agentes da S.H.I.E.L.D. jogando outro jogo clássico, desta vez Galaga.

5. McDonald’s

Marketing pago ou só uma referência mesmo? Afinal, Thanos é chamado de Grimace, personagem da Turma do Ronald McDonald, pelo Senhor das Estrelas. Certamente o Titã Louco não vai entender a referência, mas nós entendemos direitinho!

6. Star Trek

Quando o Aranha está sendo ejetado para o espaço na nave de Fauce de Ébano, ele solta um “I’m being beamed up“. A frase, claro, vem diretamente de “beam me up“, que ganhou fama com Star Trek e seu teletransporte.

7. Bob Esponja

Em seu embate com Fauce de Ébano, Tony chama o vilão de Lula Molusco. Mas não é que a cara de um, focinho do outro?

8. Game of Thrones

O leitor Cristiano Andrade aponta para algo tão claro, tão óbvio e tão sensacional que deu até vergonha eu não ter incluído na lista! Basicamente, toda a sequência de Thor “fabricando” o Rompe-Tormenta, especialmente quando ele está fazendo a máquina “girar”, lembra muito a abertura tecno-medieval de Game of Thrones. E, claro, a cereja no bolo é ter Peter Dinklage, o Tyrion Lannister, como pivô da cena!

9. Snatch

Novamente, o leitor Cristiano Andrade diz o seguinte:

“Quando o Thanos pega o colecionador pelo colarinho, ele fica dizendo: “Vhere is the stone? Vhere iz da Zstooooone”

A pronúncia do Thanos é exatamente essa! É uma referencia ao filme Snatch: Porcos e Diamantes em que o Benicio del Toro fala exatamente dessa forma.”

V. Cena pós-crédito:

Os Irmãos Russo economizaram nas cenas pós-crédito colocando apenas uma, só que lá no finalzinho. Nela, vemos Nick Fury e Maria Hill em um carro no momento em que metade do universo começa a virar pó. Um carro desgovernado bloqueia a rua, Hill nota que não há ninguém dirigindo e ela mesma começa a desaparecer. Fury imediatamente pega um aparelho que é um pager modificado e começa a mandar uma mensagem para alguém no exato momento em que ele começa a desaparecer, só tendo tempo para a metade de um motherfucker, o último de Samuel L. Jackson no UCM até ressuscitarem o personagem ano que vem.

O pager cai no chão e o logo da Capitã Marvel aparece, já servindo de prenúncio para o filme solo da heroína que estreará por aqui no dia 14 de março de 2019, a tempo de ela aparecer triunfalmente em Guerra Infinita 2 para salvar o dia. As especulações correram soltas sobre o tal pager, objeto de desejo “da moda” nos anos 90 que antecedeu os celulares. Muitos acham que Fury está se conectando com o passado, já que o filme da heroína se passará nos anos 90, mas é mais provável que seja apenas um meio de comunicação para onde quer que ela esteja no presente mesmo, algo que saberemos em mais detalhes quando o filme estrear.

VI. Outros:

1. Logo novo:

Só para tirar onda, a Marvel Studios debutou, no filme, seu novo logotipo, que comemora seus primeiros 10 anos. Gente, DEZ anos e 19 filmes, com o 20º em poucos meses. Não é uma tarefa fácil não…

O que eles podiam fazer era substituir aquela vinheta horrorosa pela primeira, com os quadrinhos clássicos, que era muito, mas MUITO melhor.

2. Cenas dos trailers:

Lembram dos trailers do filme e aquele monte de cenas que ficou de fora? A mais evidente dela era a que mostrava muito claramente o Hulk correndo em Wakanda para lutar contra as buchas de canhão de Thanos. No lugar do Gigante Esmeralda, temos Banner na Hulkbuster. Ficou sem dúvida interessante, mas, agora, é torcer para que o herói volte com força total em Guerra Infinita 2.

3. Telefone:

O número do telefone velha guarda que Steve Rogers manda para Tony Stark via Fedex entregue por Stan Lee ao final de Capitão América: Guerra Civil é 678-136-7092. Tentei, tentei, tentei, mas não achei referências nele. E eu não posso acreditar que não haja nada ali. Alguém faz ideia?

Lá vamos nós às teorias dos leitores:

a) Mateus Woszak:

Edição 136 – Morte do Homem de Ferro.
Edição 678 – Aparecem Corvus, Próxima, Anão Negro e Ébano, e o Thanos é mencionado. Além disso, não sei se tem a ver, é quando o Tocha Humana é dado como morto. Como a primeira parte (136) é sobre a morte do Homem-de-Ferro, a segunda pode ser uma “pegadinha” pela morte do “Capitão América” já que Evans foi o Tocha, ligando as duas mortes pelo fone que um dá ao outro, rs.
Edição 70 – Capitão é convocado para combater um quarteto que faz alusão a alguns nomes da DC como Superman, Batman, Flash e Lanterna Verde.
Edição 92 – A santíssima trindade da Marvel cogita o fim dos Vingadores.

b) Cristiano de Andrade:

O 678 é o código de área de Atlanta, onde foi filmado em sua maior parte se não me engano né?

c) Ding Ding Ding:

13-6 : Aniversário do Chris
0729 : Invertendo fica 29/07, data de estreia de O Primeiro Vingador.

XXXXXXXXXXXXX

E é só por hoje, pessoal! Viram mais alguma coisa, erramos algo? Têm alguma teoria? Mandem para cá e vamos conversar!

RITTER FAN. . . . Aprendi a fazer cara feia com Marion Cobretti, a dar cano nas pessoas com John Matrix e me apaixonei por Stephanie Zinone, ainda que Emmeline Lestrange e Lisa tenham sido fortes concorrentes. Comecei a lutar inspirado em Daniel-San e a pilotar aviões de cabeça para baixo com Maverick. Vim pelado do futuro para matar Sarah Connor, alimento Gizmo religiosamente antes da meia-noite e volta e meia tenho que ir ao Bairro Proibido para livrá-lo de demônios. Sou ex-tira, ex-blade-runner, ex-assassino, mas, às vezes, volto às minhas antigas atividades, mando um "yippe ki-yay m@th&rf%ck&r" e pego a Ferrari do pai do Cameron ou o V8 Interceptor do louco do Max para dar uma volta por Ridgemont High com Jessica Rabbit.