Entenda Melhor | X-Men: Dias de um Futuro Esquecido – Tudo Que Você Precisa Saber (sem spoilers)

Foram necessários seis filmes dos mutantes mais famosos dos quadrinhos para finalmente vermos a aparição de um elemento constante de sua história: a viagem no tempo (ou quase isso). X-Men é repleto de universos paralelos, distopias, terras paralelas e para cada uma dessas temos histórias de determinados personagens tentando “consertar” a linha temporal. Dias de um Futuro Esquecido é uma dessas histórias mais famosas e aqui, neste artigo, você vai encontrar tudo que precisa saber para chegar no cinema preparado para o novo longa-metragem (cuja crítica você pode ler aqui).

Como dito no título, o texto não possui qualquer tipo de spoilers do filme estreante. O último item, contudo, conta com diversos pontos da narrativa de Confronto Final, Wolverine: Imortal e Primeira Classe, portanto se não assistiram tais filmes recomendo que pulem o item.

Atualização: Para saberem sobre os easter-eggs e a cena pós-créditos do filme, basta clicar aqui, mas atenção: contém spoilers.

1. A trama

IMG_0114

O mais novo filme da franquia X-Men, dessa vez novamente sob o comando de Bryan Synger, é baseado no famoso e já clássico arco de mesmo nome (Days of Future Past, no original), publicado em 1981 nas revistas The Uncanny X-men #141-142. Nos quadrinhos, encontramos, em 2013, uma Nova Iorque destruída e sob o controle rígido dos Sentinelas, que eliminaram a maior parte dos mutantes. Para evitar esse futuro, Kitty Pryde tem sua mente enviada para o passado com o objetivo de evitar a morte de um importante membro do congresso que seria o estopim para a lei anti-mutantes.

IMG_0113

No filme, Kitty Pryde é substituída por Wolverine (questões de marketing, é claro) na viagem. Ao invés de ser mandado para 1981, o vemos em 1973 – dez anos após os eventos de X-Men: Primeira Classe. Com isso temos duas linhas temporais do filme, o futuro se passando após X-Men: O Confronto Final.

Vale lembrar que, em 1973, não só Logan não conhecia os X-Men (excetuando o incidente “go fuck yourself” de Primeira Classe), como não havia passado pelo projeto Arma X, então nada de esqueleto de Adamantium.

2. Os novos personagens

2.1.  Bishop

bishopxmen_pc

Com o poder de absorver qualquer tipo de energia, armazenar e liberar a qualquer momento, Bishop é um dos mutantes que vemos no futuro, batalhando os Sentinelas. Nos quadrinhos, sua primeira aparição foi em Uncanny X-Men #282, publicada em Novembro de 1991. No filme, o mutante é personificado por Omar Sy, conhecido pelo seu recente trabalho em Intocáveis.

2.2.  Blink

blinkxmen_pc

Sua primeira aparição ocorreu em Uncanny X-Men #317, durante a saga Aliança Falange. Nos quadrinhos, ela não exibe relações com o futuro distópico de Days of Future Past. Seus poderes consistem em criar portais, permitindo o teletransporte de mais de uma pessoa ou objeto por vez. No papel da mutante encontramos a atriz chinesa Fan Bing Bing.

2.3.  Apache (Warpath)

warpathxmen_pc

Com sentidos aguçados, velocidade aumentada, superforça, agilidade e capacidade de voar, Apache é o perfeito batedor da resistência mutante no futuro. Sua primeira aparição ocorreu em 1984 na revista New Mutantes vol.1.

2.4.  Mancha Solar (Sunspot)

sunspotxmen_pc

O mutante brasileiro (nos quadrinhos, pelo menos) foi criado por ninguém menos que Chris Claremont em 1982. Seu poder consiste em absorver energia solar e canalizá-la em superforça, voo ou liberá-la em raios de radiação. No filme, ele é interpretado por Adan Canto.

2.5.  Colossus

colossusxmen_pc

Tendo já aparecido brevemente em X-Men 2 e com uma maior participação em O Confronto Final (créditos ao nosso leitor Sidney por nos ter lembrado disso), Colossus tem a habilidade de transformar seu corpo em aço orgânico, tornando-se praticamente invulnerável. É claro que seu aço seria praticamente manteiga perto das garras de um certo carcaju, como vimos nas primeiras edições de Ultimate X-Men. Colossus aparece batalhando no futuro, interpretado por Daniel Cudmore.

2.6.  Kitty Pryde

kittyprydexmen_pc

Também conhecida como Lince Negra, Kitty segue o exemplo de seu amigo russo e contou com uma ponta em X-Men 2, durante o ataque à mansão de Charles Xavier, e um maior destaque em O Confronto Final. No novo filme, ela é a responsável por enviar a mente de Wolverine ao passado, apesar de seus poderes consistirem em atravessar objetos sólidos. É interpretada por Ellen Page.

2.7.  Mercúrio (Quicksilver)

quicksilverxmen_pc

A melhor adição ao elenco de mutantes (acreditem, ele realmente rouba todas as cenas em que aparece), Quicksilver é originalmente filho de Magneto (nos quadrinhos). Ele conta com supervelocidade, superando, facilmente, a barreira do som. No filme, o mutante é interpretado por Evan Peters (conhecido por seu trabalho em American Horror Story), aparecendo somente no passado, em 1974.

2.8.  Bolivar Trask

traskxmen_pc

O criador dos Sentinelas, tanto nos quadrinhos quanto nos filmes, é um dos principais antagonistas de Dias de um Futuro Esquecido. No longa, ele é interpretado por Peter Dinklage, que rouba as cenas em Game of Thrones, onde atua como Tyrion.

2.9. William  Stryker

williamstrykerxmen_pc

Da esquerda para a direita: HQ, X-Men 2, X-Men Origens: Wolverine, Dias de Um Futuro Esquecido

Stryker teve papel de destaque já em dois filmes dos X-Men, nos quais ele foi responsável pelo projeto Arma X, que garantiu o revestimento de Adamantium aos ossos de Wolverine. Sua primeira aparição nos filmes foi em X-Men 2, seguido de X-Men Origens: Wolverine.

2.10.    Sentinelas

sentinelasxmen_pc

Um dos principais inimigos dos mutantes, os Sentinelas foram um dos primeiros a aparecer nos quadrinhos. Criados em 1965 por Stan Lee e Jack Kirby, tiveram sua primeira aparição em The X-Men #14. Os robôs gigantescos apareceram em diversas sagas dos X-Men em diferentes modelos (a aparência, em geral, sempre foi mantida) – um desses, o Mark II, por exemplo, conseguia se adaptar aos poderes dos mutantes que combatia. Tanto nos quadrinhos quanto no filme foram criadas por Bolivar Trask e são os principais responsáveis pelo holocausto mutante do futuro.

3. O Corpo de Charles Xavier

charlesxavierxmen_pc

Vale lembrar que em X-Men: O Confronto Final, nosso querido Professor X foi completamente dizimado por uma Fênix ensandecida, mas, nas cenas pós-créditos de lá, pudemos ver que sua consciência foi transferida para um outro corpo. Mas como Charles voltou à sua aparência antiga? A resposta é simples: porque Bryan Singer quis.

O diretor não esteve presente no terceiro filme dos mutantes graças a Superman: O Retorno e uma das muitas coisas que não concordou foi com a decisão de matar Xavier. Com isso, Singer utilizou sua licença poética explicando, em entrevistas, que, no novo corpo, Charles conseguiria alterar sua aparência utilizando seus poderes mentais.

4. 1973

vietnamxmen_pc

Um pouquinho de História para quem não lembra das décadas de 60 e 70.

Em 1962 tivemos a crise dos mísseis em Cuba, o ponto no qual a Guerra Fria que por pouco deixou de ser “fria”. Tais eventos inspiraram parte da trama de X-Men: Primeira Classe, mais especificamente o clímax do filme.

Um ano depois, em 22 de Novembro de 1963, o presidente americano J.F. Kennedy foi assassinado em Dallas, Texas. Até hoje, a morte de JFK é cercada por teorias da conspiração, ao ponto de posteriores investigações considerarem a análise original do FBI como sendo falha.

Pulando para 1972, temos o atentado terrorista nos Jogos Olímpicos de Munique, nos quais 11 membros do time olímpico Israelita foram assassinados. Tais eventos foram ilustrados pelo filme Munique, estrelado por Eric Bana e dirigido por Steven Spielberg.

No mesmo ano, tivemos o caso Watergate, que, posteriormente, levou à renúncia do presidente Nixon, cuja popularidade já estava em queda graças à guerra do Vietnã, que acabou no ano seguinte com a derrota dos EUA.

5. Confronto Final, Wolverine: Imortal e Primeira Classe

xmenmoviesdaysof_pc

Obs.: Contém spoilers dos três filmes em questão

Como dito anteriormente, Dias de um Futuro Esquecido se passa após esses três filmes, mas qual a situação dos mutantes tanto no passado quanto no futuro?

Em Primeira Classe vimos o fim da aliança entre Erik (Magneto) e Charles Xavier. O mestre do Magnetismo foi em busca de outros mutantes, junto de Mística, Azazel, Riptide e Angel, a fim de fundar a Irmandade dos Mutantes (finalizando o filme com a clássica vestimenta de Magneto enquanto ele salva Emma Frost). O Professor X, agora sem o movimento das pernas, abriu sua escola que, posteriormente, daria início aos X-Men, ao seu lado permaneceram Havok (Alex Summers) e Hank McCoy.

Já no futuro temos os X-Men anos após o conflito com a Fênix Negra. Wolverine teoricamente teria garras de osso, já que o filme se passa após Wolverine: Imortal (algo que podemos confirmar pela própria cena pós-créditos do longa do Carcaju). Magneto, por sua vez, encontra-se sozinho no fim de Confronto Final, com seus poderes pouco a pouco voltando para si (Hank espetou em Erik diversas seringas com o soro que anula o gene mutante).

Do lado dos X-Men ainda temos Tempestade, com Halle Berry reprisando o papel, Bobby Drake (Homem de Gelo) com Shawn Ashmore mais uma vez. Teríamos cenas com a Vampira (Anna Paquin), mas estas foram cortadas da obra final.

Considerações finais

Chegamos, portanto ao penúltimo parágrafo deste artigo, mas ele ainda não está completo. A sua contribuição, sim você mesmo que está lendo (sinta-se diante de um daqueles programas de televisão, por favor), é essencial! Por favor comentem aqui embaixo se restar alguma dúvida que teremos o maior prazer em responder e se esqueci de algo, por favor, me lembrem.

Então, sentem-se preparados para X-Men: Dias de um Futuro Esquecido?

GUILHERME CORAL. . . .Refugiado de uma galáxia muito muito distante, caí neste planeta do setor 2814 por engano. Fui levado, graças à paixão por filmes ao ramo do Cinema e Audiovisual, onde atualmente me aventuro. Mas minha louca obsessão pelo entretenimento desta Terra não se limita à tela grande - literatura, séries, games são todos partes imprescindíveis do itinerário dessa longa viagem.