Especial | As Aventuras de Tintim

AS AVENTURAS DE TINTIM

1930 – 1983

As Aventuras de Tintim, foi uma série de histórias em quadrinhos criada por Hergé (pseudônimo de Georges Prosper Remi) em 1929. A longa série de aventuras começou a ser publicada em janeiro de 1929, no caderno infantil do jornal Le Vingtième, e em 1930, seria lançado o primeiro álbum do repórter Tintim e seu cão Milu, ou seja, a junção das histórias contadas no suplemento Le Petit Vingtième durante o ano anterior. Esse padrão continuou sendo usado pelo jornal e pela editora Casterman para as histórias posteriores.

Tintim é um repórter a serviço do suplemento Le Petit Vingtième, e por isso mesmo viaja para uma série de lugares. Em pouco tempo após o seu lançamento, o personagem ganhou um grande número de fãs, e já à época do lançamento do quarto álbum, era um fenômeno dos quadrinhos infantis no Velho Continente. De início, ele era acompanhado apenas pelo seu cão Milu, mas com o passar dos anos, outras personagens foram sendo acrescentadas às histórias, tanto do lado dos mocinhos, quanto do lado dos bandidos.

Nosso Especial surgiu a partir da homenagem aos 30 anos da morte de Hergé, comemorado neste ano de 2013. Teremos críticas de todos os 24 álbuns de Hergé e ainda uma série de artigos sobre o repórter e suas viagens pelo mundo. Embarque você também nessa aventura. Sejam todos bem vindos ao universo de Tintim!

ANOS 30

Início da carreira de Hergé, a década de 1930 conta com o amadurecimento artístico do autor, bem como mudanças em suas abordagens políticas e culturais através dos roteiros. Nesta década foram publicados 8 álbuns, de Tintim no País dos Sovietes a O Cetro de Ottokar.

ANOS 40

Década marcada pela Segunda Guerra Mundial e por abordagens mais maduras de Hergé. Foram publicados 6 álbuns nesta década, de O Caranguejo das Pinças de Ouro a O Tempo do Sol.

ANOS 50

Década marcada pelos fantasmas da Guerra Fria. Foram publicados neste período 5 álbuns, de Tintim no País do Ouro Negro a Perdidos no Mar.

ANOS 60

Aqui a produção de Hergé diminui bastante. Nesta década foram publicados apenas 3 álbuns: Tintim no TibeteVoo 714 para Sidney e As Joias da Castafiore.

ANOS 70

Década com apenas um álbum publicado por Hergé: Tintim e os Pícaros, uma outra aventura envolvendo a cantora Castafiore.

ANOS 80

Nesta década temos o último e inacabado álbum de Hergé, que foi interrompido por ocasião de sua morte, em 1983. O álbum em questão é Tintim e a Alfa-Arte, e seria lançado mesmo inacabado, como uma homenagem ao autor.

ARTIGOS

Aqui, o leitor poderá encontrar listas, textos contextualizado elementos da obra de Hergé e curiosidade sobre as personagens da série e outras abordagens e leituras para as obras.


.

LUIZ SANTIAGO. . . .Depois de recusar o ingresso em Hogwarts, fui abduzido pelo Universo Ultimate. Lá, tive ajuda do pessoal do Greendale Community College para desenvolver técnicas avançadas de um monte de coisas. No mesmo período, conheci o Dr. Manhattan e vi, no futuro, Ozymandias ser difamado com a publicação do diário de Rorschach. Hoje costumo andar disfarçado de professor, mas na verdade sou um agente de Torchwood, esperando a TARDIS chegar na minha sala de operações a qualquer momento.