Especial | Doctor Who

Em 23 de novembro de 1963, em um mundo muito diferente desse que vivemos hoje, estreava na Inglaterra uma pequena produção da BBC que viria a se tornar a mais longeva série televisiva da história, que completa, em 2013, incríveis 50 anos, ultrapassando a absurda marca de 800 episódios. Essa série de ficção científica angariou e ainda angaria milhões de apaixonados fãs de todas as gerações e, em 2013, foi objeto das mais diversas celebrações mundo afora, especialmente em seu país natal, com direito, até, ao lançamento de uma exclusiva coleção de selos.

E que produção seria essa? Ora: a fantástica, inimitável, insuperável e absolutamente inesquecível Doctor Who, é claro!

Imaginem uma série tão imortal que sobreviveu a (até agora) 12 atores vivendo o mesmo personagem-título de 12 maneiras completamente diferentes, acompanhados de dezenas de companions e lutando contra centenas de ameaças terrestres e extraterrestres ao longo de eras e milênios a fio. Imaginaram? Pois bem, isso é apenas uma pequena amostra do que é Doctor Who, já que nem chegamos a falar que ele usa como meio de transporte principal uma cabine de polícia azul da década de 60 que é muito maior por dentro do que por fora, a T.A.R.D.I.S.; que ele tem dois corações e já foi o último sobrevivente de sua raça; que ele tem como arqui-inimigos seres cibernéticos que mais parecem saleiros, os chamados Daleks; que ele usa uma chave de fenda sônica para fazer absolutamente de tudo, desde coisas mundanas como abrir portas até uma complexa “reversão da polaridade do fluxo de nêutrons”, e que ele, toda vez que morre ou é mortalmente ferido, regenera-se com corpo e personalidades diferentes.

E também nem falamos que Doctor Who deu origem a várias séries spin-off, sendo que duas muito aclamadas pela crítica e também adoradas pelos fãs e que, de uma maneira ou de outra, o Doutor é referenciado quase que diariamente na cultura pop, muitas vezes sem nem mesmo percebermos.

Pois bem, eu e meu coeditor Luiz Santiago, aqui do Plano Crítico, não poderíamos deixar de fazer nossa homenagem a Doctor Who. No entanto, como tudo que fazemos aqui no site tem uma forte e doentia pitada de megalomania, resolvemos chutar o pau da barraca de uma vez e preparar algo que chega a ser ridículo de tão grande e completo: críticas de TODOS os 155 arcos (em 26 Temporadas) da Série Clássica; o filme de 1996 + uma série de fanfilmes e produções não canônicas; TODA a Nova Série + Especiais; e ainda as séries em Livros, Audiodramas da Big Finish, Quadrinhos, Jogos e Concertos Sinfônicos.

Assim, apresento aos nossos leitores -– conhecedores ou não de Doctor Who –- um de nossos mais ambiciosos especiais, que além de todo o material de TV + Universo Expandido da série, trará críticas de todas as temporadas das 2 mais famosas séries spin-offTorchwood e The Sarah Jane Adventures, além dos perfis dos 12 doutores, listas variadas e artigos detalhando o universo whovian.

Será um esforço que já começou e não tem data para terminar. Bem vindos ao mais completo Especial de Doctor Who que você vai encontrar em toda a interne brasileira! Boa leitura e boa viagem a todos por esse gigantesco Universo.

Allons-y!

.

.

3º Doutor: Jon Pertwee

1970 — 1974

4º Doutor: Tom Baker

1974 — 1981 / 2013 (como O Curador)

.

6º Doutor: Colin Baker

1984 — 1986

plano-critico-doctor-who-the-twin-dillemma

.

7º Doutor: Sylvester McCoy

1987 — 1989 / 1996

.

.

10º Doutor: David Tennant

2005 – 2010 / 2013

11º Doutor: Matt Smith

2010 – 2013

.

13º Doutora: Jodie Whittaker

2018

Jodie Whittaker dw plano critico

.

Artigos  e  Listas

Linha do Tempo War Doctor
Linha do Tempo 4º Doutor
Linha do Tempo 3º Doutor
Linha do Tempo 2º Doutor
Linha do Tempo 1º Doutor
Entenda Melhor A 9ª Temporada de Doctor Who
Entenda Melhor The Magician’s Apprentice: Easter-Eggs
Entenda Melhor Doctor Who?
Entenda Melhor Tudo Sobre a Big Finish
Entenda Melhor A Contagem dos Doutores, Trenzalore, etc.
Entenda Melhor Os Companions do 1º Doutor
Entenda Melhor The Last Day – Especial de 50 anos
Lista Melhores Histórias de Apresentação…
Lista Personagens da Era do 12º Doutor
Lista 10 Vilões Inesquecíveis de Doctor Who
In Loco Doctor Who Experience
In Loco DW World Tour: Rio de Janeiro
Crítica de Jogo Doctor Who: Legacy
Crítica de Música Proms

.

.

.

Livros

as estrelas silenciosas passam silent stars go by plano critico doctor who

.

.

Spin-Offs e Extras

.

.

.

LUIZ SANTIAGO. . . .Depois de recusar o ingresso em Hogwarts, fui abduzido pelo Universo Ultimate. Lá, tive ajuda do pessoal do Greendale Community College para desenvolver técnicas avançadas de um monte de coisas. No mesmo período, conheci o Dr. Manhattan e vi, no futuro, Ozymandias ser difamado com a publicação do diário de Rorschach. Hoje costumo andar disfarçado de professor, mas na verdade sou um agente de Torchwood, esperando a TARDIS chegar na minha sala de operações a qualquer momento.