Especial | Guardiões da Galáxia

guardioes-da-galaxia-vol-2-plano-critico

Muito gente só começou a ouvir falar dos Guardiões da Galáxia quando a Marvel anunciou que iria levar esses heróis para as telonas em 2014. Basicamente, o mundo ficou dividido em dois: de um lado, a esmagadora maioria que ficou com cara de interrogação e que riu quando descobriu que havia um guaxinim falante no meio dos heróis e, de outro, uma meia-dúzia de fãs (alguns membros do Plano Crítico entre eles), que aplaudiram a iniciativa e que passaram a fazer contagem regressiva para mais essa aposta do estúdio.

O que muita gente não sabia (e talvez até hoje não saiba), mesmo os leitores mais vorazes de publicações Marvel, é que os Guardiões da Galáxia têm quase 50 anos de idade. Sim, eles foram criados por Arnold Drake (roteiro) e Gene Colan (arte) no longínquo ano de 1969 e em uma versão completamente diferente daquela que apareceu nos cinemas. É que os Guardiões da Galáxia que a Marvel decidiu usar em seus dois filmes são, principalmente, da segunda versão do grupo – ou da primeira, se você pensar cronologicamente, mas, para entender isso, só lendo nosso material – criada apenas em 2008, mas fazendo pesadas referências ao original.

Como nós, do Plano Crítico (ou alguns de nós pelo menos!), somos profundos conhecedores de tudo sobre os Guardiões (sério, é verdade isso, por mais maluco que possa parecer) e nosso co-editor-chefe Ritter Fan não só quase teve um treco quando soube do filme como também coleciona todas as preciosas (my preciousssssss!!!!!) publicações originais do grupo, resolvemos trazer para vocês o mais completo Especial da internet brasileira – quiçá do cosmos – sobre os Guardiões da Galáxia. Nosso objetivo megalomaníaco começou em 2014, com as críticas de:

(1) Absolutamente todas as publicações do grupo Guardiões da Galáxia original e do grupo spin-off (des)conhecido como Galactic Guardians para contextualizar historicamente nossos leitores, com um Entenda Melhor para resumir tudo;

(2) Absolutamente todas as publicações solo dos principais membros do grupo novo (Senhor das Estrelas, Rocket Raccoon e Groot) e as primeiras publicações de cada um dos membros que nunca tiveram publicações próprias (Gamora e Drax), além de personagens secundários, alguns deles datando da década de 70 para que o leitor tenha o mais perfeito entendimento da origem e evolução de cada um deles;

(3) Absolutamente todas as publicações do grupo Guardiões da Galáxia novo (a formação dos filmes), criado em 2008 até a época de lançamento do primeiro filme, de forma que os leitores possam compreender o significado e importância desse grupo no Universo Marvel. As duas sagas cósmicas que antecederam a criação do grupo também foram criticadas;

(4) Absolutamente todas as publicações do grupo atual de 2014 até hoje;

(5) As aparições dos Guardiões da Galáxia em outras mídias, incluindo as críticas das trilhas sonoras;

Esperamos que se divirtam, pois nosso co-editor-chefe Ritter “Vance Astro” Fan e o editor Guilherme “Rocket” Coral certamente se divertiram demais preparando esse material para vocês, ao ponto de termos ficado genuinamente preocupados com o nível de obsessão deles…

Dúvidas e sugestões são, como sempre, muito bem-vindas! Cliquem nas abas para acessar o conteúdo.

Guardiões da Galáxia - 1969

.

Guardiões da Galáxia
(1969 a 1980)

Os quadrinhos de origem do primeiro grupo cósmico de heróis Marvel.

Guardiões da Galáxia (1969 a 1977) – Vol. 1

guardians 1969 600x400 im des

Guardiões da Galáxia (1977 a 1980) – Vol. 2

GotG 2 im des

 

 

Guardiões da Galáxia - 1990

Guardiões da Galáxia
(1990 a 1995)

Os quadrinhos revival dos Guardiões da Galáxia originais, de 1990 a 1995, com a primeira revista verdadeiramente solo do grupo.

Guardiões da Galáxia (1990 a 1995)

guardians 600x400 im des

 

Galactic Guardians

Galactic Guardians
(1994)

Série limitada e derivada de Guardiões da Galáxia estrelando um membro original – Martinex – comandando um grupo completamente diferente.

Galactic Guardians (1994)

galactic guardians im des final

 

Sagas

Guardiões da Galáxia - 2008

Guardiões da Galáxia
(2008 a 2010)

As primeiras aventuras solo da nova formação dos Guardiões da Galáxia e que deu base ao filme da Marvel.

A Imperativa Thanos 2010

thanosimperative-planocritico

Guardiões da Galáxia (2008 a 2010)

gog2008-2010-pc

Guardiões da Galáxia - Pós-Marvel NOW!

Guardiões da Galáxia
(Pós-Marvel NOW!)

O reboot Marvel NOW! trouxe uma nova pegada aos Guardiões da Galáxia. A série começou em 2012 e continua até os dias de hoje.

Guardiões da Galáxia Vol. 4 (2015-2017)

guardioes-da-galaxia-vol-4-2-plano-critico

Guardians Team-Up #1 a 10 (2015)

guardians-team-up-plano-critico

Guardiões da Galáxia – Especial de 100 Anos da Marvel (2014)

guardians im des

Guardiões da Galáxia – Infinite Comics (2013)

gotginfinitedrax-pc

Guardiões da Galáxia Vol. 3 (2013-2015)

guardioes-da-galaxia-vol-3-plano-critico

Primeiras aparições

Primeiras aparições

Alguns heróis que compõem ou compuseram a versão atual dos Guardiões da Galáxia foram criados muito antes que o próprio grupo. Nessa seção, apresentamos as primeiras aparições de cada um deles e de mais alguns outros que julgamos importantes.

Senhor das Estrelas (Peter Quill)

sl cover final

Phyla-Vell

phyla-vell im des

Nova Prime Irani Rael

iraniraelcomics2 im des 600 final

Nebula

nebula im des

Tropa Nova

nova corps im des final

Korath, o Perseguidor

korath im des final

Ronan, o Acusador

ronan im des final

Rocket Raccoon e Groot

rocket and groot im des

Colecionador

collector 600x400 im des

Gamora

gamora first appearance final

Drax, o Destruidor e Thanos

drax im des

Nova e Rhomman Dey

nova im des

Animações

Animações

Os Guardiões nunca tiveram muito destaque em outras mídias, mas apareceram brevemente em algumas animações. Aqui estão elas.

Ultimate Spider-Man – eps. 2X18 e 3X13 (2013 e 2014)

guardians spider-man im des

Avengers Assemble – 1X22: Guardians and Space Knights

avengers guardians

Michael Korvac – ep. 2X06 de Vingadores (2012)

rocket avengers

Games

Artigos e Listas

Trilhas Sonoras

Filmes

RITTER FAN & GUILHERME CORAL . . . Primeiro híbrido-crítico do Plano Crítico, Ri&Gui é a junção de duas mentes insanas, perturbadas e ousadas prontas para dominar o mundo. Surgidas diretamente das séries da CW, essas mentes pretendem espalhar, além da dominação, o amor e o nonsense pela Galáxia. Contemplem, ó, mortais, uma nova categoria de crítico!