Entenda Melhor | Os Vingadores – Homem de Ferro

A revista Tales of Suspense nº 39, de 1963, chegou às bancas com uma novidade estonteante. Nela, o inventor e industrial Anthony Edward Stark (ou Tony Stark) aparecia com um traje especial e com ele fugia de um campo comunista de prisioneiros. Os vermelhos fizeram Stark construir a vestimenta com o objetivo de se tornarem mais fortes contra os americanos. Mesmo debilitado, Tony  terminou a armadura, fugiu do campo de prisioneiros, realizou um transplante de coração (ferido por um estilhaço de bomba) e se tornou um super-herói anônimo. Ele próprio espalhou o boato de que o Homem de Ferro era o seu guarda-costas.

Totalmente inserido no contexto da Guerra Fria, o Homem de Ferro traz um pouco da engenharia da guerra para os quadrinhos. Criado por Don Heck, Jack Kirby, Larry Lieber e Stan Lee, a personagem tinha um emprego fixo nas forças armadas americanas, e boa parte de seus inimigos eram comunistas, tais como o Homem Titânio, o Dínamo Escarlate, e os agentes especiais soviéticos, Viúva Negra e Espião Mestre.

O Homem de Ferro foi bastante aprimorado desde a sua criação, a começar pela armadura. No início, os traços pouco anatômicos do herói se pareciam com os de Bozo, o Homem de Ferro, personagem da Quality Comics criado por George Brenner em 1939. Aos poucos, Stan Lee tornou a aparência do herói mais agradável, e terminou por finalizar a personagem com as cores vermelho e dourado, além de uma forma mais anatômica. Por se tratar de um inventor e dono de indústrias, a armadura e os próprios desafios do Homem de Ferro modificaram-se com o avanço da tecnologia. Cada nova fase vinha acompanhada de situações e histórias especiais para explicar a mudança. Estima-se que desde a criação, a armadura tenha passado por pelo menos 50 mudanças, muito embora algumas delas fossem coisas pequenas e muito sutis.

No Universo da Marvel, o Homem de Ferro faz parte dos grupos Vingadores, Illuminati, Vingadores da Costa Oeste, Força Tarefa, S.H.I.E.L.D., Vingança da Rainha, Novos Vingadores e Poderosos Vingadores.

Fora dos quadrinhos, podemos encontrar o Homem de Ferro em algumas produções para o cinema e para a televisão. Vejamos algumas delas.

  • 2010 – Homem de Ferro 2 (Filme) – Direção: Jon Favreau
  • 2008 – Homem de Ferro (Filme) – Direção: Jon Favreau
  • 2007 – O Incrível Homem de Ferro (Video Animação) – Direção: Patrick Archibald e Jay Oliva
  • 1994 – Iron Man (Série Animação) – Série com 2 temporadas
  • 1966 – Iron Man (Série Animação) – Série com 1 temporada

Em Os Vingadores, o Homem de Ferro foi interpretado por Robert Downey Jr. (1965). O ator estreou nos cinemas em 1970, aos cinco anos. De sua longa carreira, podemos destacar os seguintes filmes: Chaplin, Short Cuts, Garotos Incríveis, Eros, Boa Noite e Boa Sorte, Zodíaco e O Solista.  

LUIZ SANTIAGO. . . .Depois de recusar o ingresso em Hogwarts, fui abduzido pelo Universo Ultimate. Lá, tive ajuda do pessoal do Greendale Community College para desenvolver técnicas avançadas de um monte de coisas. No mesmo período, conheci o Dr. Manhattan e vi, no futuro, Ozymandias ser difamado com a publicação do diário de Rorschach. Hoje costumo andar disfarçado de professor, mas na verdade sou um agente de Torchwood, esperando a TARDIS chegar na minha sala de operações a qualquer momento.