Entenda Melhor | Os Vingadores – Thor

Tu és o filho favorito de Odin! Além de valente e nobre, tua alma é imaculada! Mas ainda assim és incompleto! Não tens humildade! Para consegui-la deverás conhecer a fraqueza… sentir dor! E para isso necessitas deixar o Reino Dourado e despir-te de tua aparência divina! Na Terra aprenderás que ninguém pode ser verdadeiramente forte se, em realidade, não for humilde! Por um tempo não mais serás o Deus do Trovão! A tua memória também tirarei! Agora, vai! Uma nova vida te espera!

Odin

Thor é o deus nórdico do trovão e protetor da humanidade, filho de Odin e Jord. Adaptado para os quadrinhos da Marvel por Jack Kirby, Larry Lieber e Stan Lee, Thor Odinson apareceu na Journey Into Mistery no primeiro semestre de 1962. A história inicial é bem simples: Donald Blake, um tranquilo médico americano em férias na Noruega encontra um cajado numa caverna local enquanto fugia dosKronans. Ao batê-lo numa rocha, Don se transforma em Thor e o cajado se torna o famoso martelo Mjölnir, arma que ele usa para combater e vencer os Kronans. Estava lançada a semente para o florescimento de muitas outras personagens e deuses da mitologia nórdica na Marvel, formando, já no final de 1962, o grupo dos Asgardianos.

Quando os leitores começaram a perguntar o que o verdadeiro deus Thor achava de um doutor manco americano assumir a sua personalidade, os criadores formularam uma revista especial para contar a origem do herói. Nela, Thor fora expulso de Asgard por seu pai Odin por ter se tornado muito arrogante e orgulhoso. Odin apagou sua memória e o enviou à Terra para aprender a lição da humildade (vide o discurso no início do texto). Na Terra, Thor se tornou o médico Donald Blake, e passou por uma longa jornada até que o seu destino se cumprisse e ele encontrasse novamente o martelo, recuperando sua memória e sua divindade.

Thor está diretamente ligado à criação dos Vingadores, porque sua luta ao lado do Homem-Formiga, Vespa e Homem de Ferro contra o Hulk foi em decorrência de seu irmão Loki, que usara o gigante verde como isca. Ao perceber isso, todos se unem para vencer Loki e resolvem continuar a parceria, formando Os Vingadores. Esse episódio foi pessimamente trabalhado em Os Supremos (2006), uma horrenda animação da Marvel Ultimate, com a única diferença de que o inimigo não é Loki e sim os alienígenas. No filme Os Vingadores, teremos finalmente a criação do grupo narrada por outra produção audiovisual. Resta-nos saber se será boa ou não.

No Universo da Marvel, Thor faz parte dos grupos Vingadores  Asgardianos.

Em 1966, Larry Lieber criou a série Mighty Thor, série com uma única temporada de 13 episódios. Em 2011 houve o lançamento da animação Thor – O Filho de Asgard, dirigido por Sam Liu, e o filme Thor, dirigido por Kenneth Branagh. Tanto nesta última versão  do deus do trovão nas telonas quanto em Os Vingadores, Thor é interpretado pelo australiano Chris Hemsworth (1983), ator que está  iniciando sua carreira no cinema, tendo estreado nas telonas em 2009, no Stark Trek de J.J. Abrams. De lá para cá, o ator esteve presente em mais cinco filmes, dos quais apenas dois são dignos de nota: Thor e The Cabin in the Woods. O ator acabou de filmar o longa Branca de Neve e o Caçador, que deve estrear já no meio do ano, e está filmando o novo filme de Ron Howard, Rush, com lançamento apenas para 2013.

LUIZ SANTIAGO. . . .Depois de recusar o ingresso em Hogwarts, fui abduzido pelo Universo Ultimate. Lá, tive ajuda do pessoal do Greendale Community College para desenvolver técnicas avançadas de um monte de coisas. No mesmo período, conheci o Dr. Manhattan e vi, no futuro, Ozymandias ser difamado com a publicação do diário de Rorschach. Hoje costumo andar disfarçado de professor, mas na verdade sou um agente de Torchwood, esperando a TARDIS chegar na minha sala de operações a qualquer momento.