Especial | Rainer Werner Fassbinder

RAINER  WERNER  FASSBINDER

Bad Wörishofen, Baviera, Alemanha, 31 de maio de 1945

Munique, Alemanha, 10 de junho de 1982

Rainer Werner Fassbinder nasceu na Baviera, um pouco antes de terminar a 2ª Guerra Mundial. Sua exuberante filmografia é um capítulo à parte na História do cinema, tanto pela qualidade, coesão e número de realizações em tão pouco tempo de carreira (ele dirigiu 45 filmes em 16 anos) quanto pelo complexo tipo de cinema que ele se propôs fazer.

Sua carreira artística começou em 1967, quando se juntou ao Action-Theater de Munique – contra a vontade de parte do grupo, que via nele, um jovem de 22 anos, um intrometido – mas em apenas um ano ele conseguiu se tornar membro efetivo e respeitado, assumindo a liderança do grupo, que encenou sua peça O Machão (obra que depois viria a se tornar filme) em 1968, resultando no fechamento do teatro pela polícia um mês depois.

Impulsionados pelo sucesso obtido com o trabalho em O Machão, dez atores do Action-Theater se desligam do grupo e fundam o Antiteatro, Companhia fortemente inspirada em Bertold Brecht e que seria base da primeira fase do cinema de Fassbinder.

Nos anos 70, o contato com o cinema de Douglas Sirk influenciou Fassbinder em sua fase seguinte, pontuada de melodramas ressignificados e com forte exploração de temas relacionadas à libido, ao sexo e às relações de poder estabelecidas entre as pessoas.

Sua fase de transição é um misto de elementos sociais, melodramáticos, vanguardistas, políticos e históricos, esse último ponto, o grande foco da fase final de sua carreira.

O presente Especial aborda toda a filmografia de R.W. Fassbinder, o enfant terrible do Cinema Novo Alemão. Teremos aqui tanto os seus trabalhos para a TV quanto para cinema.

Para ler as críticas, basta clicar nos links abaixo.


1966

A carreira de Fassbinder no cinema começou em 1966, ano em que dirigiu três curtas-metragens. O primeiro dessa tríade, This Night, é considerado perdido, mesmo após os esforços da Rainer Werner Fassbinder Foundation, de Berlim, tentar encontrá-lo.

O Pequeno Caos

O Pequeno Caos
.
O Vagabundo da Cidade

O Vagabundo da Cidade
.

This Night
(filme perdido)

1969 — 1971

Recém saído do Action Theatre, Fassbinder fundou, juntamente com um grupo de amigos, um coletivo de atores denominado Antiteatro. Essa fase de sua carreira será plenamente influenciada pelo modelo teatral, seja no tratamento estético, seja na construção dos diálogos.

Precauções Diante de uma Prostituta Santa (1971)


.

Whity (1971)

whity.

Pioneiros em Ingolstadt (TV — 1971)


.

Rio das Mortes (TV — 1971)


.

A Viagem de Niklashausen (TV — 1970)


.

O Soldado Americano (1970)


.

Por Que Deu a Louca no Sr. R.? (1970)


.

O Café (TV — 1970)


.

Os Deuses da Peste (1970)

.

O Machão (1969)

O Machão
.

O Amor é Mais Frio que a Morte (1969)

O Amor é Mais Frio

1971 – 1974

Após assistir a uma mostra especial dos filmes de Douglas Sirk, Fassbinder é tomado por uma grande admiração pelo cineasta, a quem fará de tudo para conhecer pessoalmente e com quem irá trabalhar em 1979. Esse período de sua carreira é grandiosamente influenciado pelos melodramas de Douglas Sirk, especialmente os da fase americana.

Fontane Effi Briest (1974)

fontane EffiBriest
.

Martha (TV — 1974)

margit-carstensen5 martha
.

O Medo Consome a Alma (1974)


.

Nora Helmer (TV — 1974)

Nora Helmer

.

O Mundo Por Um Fio (Minissérie — 1973)

O Mundo Por um Fio

.

A Encruzilhada das Bestas Humanas (TV — 1973)

A Encruzilhada das Bestas Humanas

.

Oito Horas não São Um Dia (Série — 1972 – 1973)

Série não localizada

.

Afinal, Uma Mulher de Negócios (TV — 1972)

Afinal, Uma Mulher de Negócios

.

As Lágrimas Amargas de Petra Von Kant (1972)

as lagrimas amargas de petra von kant.

O Comerciante das Quatro Estações (1971)

o comerciante das quatro estações

1975 – 1977

Após o revelador encontro com Douglas Sirk e a invenção de um novo tipo de melodrama, Fassbinder foi dando espaço ao pessimismo e a abordagens cada vez mais perturbadoras e desafiadoras às suas personagens, trazendo também questões políticas e sociais para as obras dessa fase, que tinha muitas semelhanças com o momento anterior de sua carreira e já apontava para o momento histórico que viria a seguir..

Mulheres em Nova York (TV — 1977)

mulheresmenovayork .

Roleta Chinesa (1976)

roletachinesa.

O Assado de Satã (1976)

oassadodesata.

Eu Só Quero Que Vocês me Amem (TV — 1976)

eusoqueroquevocesmeamem .

Medo do Medo (TV — 1975)

Medo do Medo.

Mamãe Küster Vai Para o Céu (1975)

Mamãe Kusters Vai Para o Céu .

Como Um Pássaro Sobre o Fio (TV — 1975)

como um pássaro sobre o fio
.

O Direito do Mais Forte é a Liberdade (1975)

O direito do mais forte

1977 – 1982

O pessimismo e visão sócio-política, psíquica e comportamental que Fassbinder trabalhara no biênio anterior a 1977 o levou a uma fase onde a História da Alemanha pós guerra ganha maior destaque, mesmo que processos históricos e influência de eventos históricos sejam temas trabalhados pelo diretor aqui, à exceção, talvez, de seu último filme, Querelle.

.

Querelle (1982)
.

O Desespero de Veronika Voss (1982)

desespero
.

Lola (1981)

lola fassbinder .

Teatro em Transe (1981)

teatro em transe fassbinder.

Lili Marlene (1981)

hannaschygulla lili marlene fassbinder .

Berlin Alexanderplatz (Série — 1980)
.

A Terceira Geração (1979)

a terceira geracao fassbinder.

O Casamento de Maria Braun (1979)

o casamento de maria braun .

Em Um Ano de 13 Luas (1978)

numano.

Despair – Uma Viagem na Luz (1978)

Despair.

Alemanha no Outono (1978)

alemanhanooutono .

Bolwieser – A Mulher do Chefe de Estação (TV — 1977)

Bolwieser.

Fassbinder: Roteiros e Atuação

Neste bloco, apresentaremos algumas produções nas quais Fassbinder esteve envolvido ou como escritor (geralmente com roteiros baseados em suas peças e filmados por outros diretores) ou como ator.
.

Gotas D’Água em Pedras Escaldantes (2000)

gotasdaguapc

.

Bourbon Street Blues (1979)

Bourbon Street Blues
.

A Súbita Riqueza dos Pobres de Kombach (1971)

asubitariquezadospobresdekombach.

Baal (1970)

Baal
.

O Noivo, A Comediante e o Cafetão (1968)

O Noivo

Influências Diretas / Filmes Favoritos / Referências

Reunimos aqui os filmes que de forma direta marcaram a percepção cinematográfica de Fassbinder e o influenciarem de alguma forma em sua carreira, seja na construção estética, narrativa ou em modelo geral de fazer cinema. Constam também nesta lista a catalogação dos longas favoritos do diretor.
.

Amarcord (1973)

Amarcord
.

2001: Uma Odisseia no Espaço (1968)

monolith-sun-moon-space-odyssey-screenshot-670_600x400

.

Psicose (1960)

psycho 600x400
.

Meu Ódio Será Sua Herança (1969)

Wild Bunch
.

Imitação da Vida (1959)

imitacaodavida.

O Signo do Leão (1959)

Signo
.

Sinfonia Interrompida (1957)

Sinfonia Interrompida


.

Palavras ao Vento (1956)

Palavras ao Vento


.

Chamas Que Não se Apagam (1956)

Chamas Que Não Se Apagam


.

Rastros de Ódio (1956)

searchers
.

O Grande Golpe (1956)

killing kubrick imagem destacada
.

Tudo o que o Céu Permite (1955)

tudooqueoceupermite.

Johnny Guitar (1954)

Johnny Guitar
.

Desejo Atroz (1953)

Desejo Atroz.

Legado e Homenagens (de outros diretores)

Aqui trazemos os filmes e/ou diretores que foram diretamente influenciados por Fassbinder ou que referenciaram à obra do diretor alemão.

.

Bastardos Inglórios (2009)

Referências a O Desespero de Veronika Voss

inglorious basterds

Matrix (1999)

Inspirado em O Mundo Por um Fio

matrix

LUIZ SANTIAGO. . . .Depois de recusar o ingresso em Hogwarts, fui abduzido pelo Universo Ultimate. Lá, tive ajuda do pessoal do Greendale Community College para desenvolver técnicas avançadas de um monte de coisas. No mesmo período, conheci o Dr. Manhattan e vi, no futuro, Ozymandias ser difamado com a publicação do diário de Rorschach. Hoje costumo andar disfarçado de professor, mas na verdade sou um agente de Torchwood, esperando a TARDIS chegar na minha sala de operações a qualquer momento.