Lista | A Nova Geração do Rock que Você Precisa Escutar

Nessa semana chegaremos a mais um 13 de julho, o Dia Mundial do Rock. Diferente do que alguns pensam, é uma data que ainda se tem muito o que comemorar, mesmo com os problemas que o gênero enfrenta no mainstream. O rock n’ roll já deixou claro que nunca morreu e que sua força o mantém em status de eterno, tal prova podemos ver em várias excelentes bandas surgindo a cada dia no mundo. Todas podem ser achadas através das inúmeras ferramentas que a internet nos oferece, como sites especializados, aplicativos de streaming, redes socias, entre outros. E é por isso que resolvemos montar uma lista de recomendações de bandas novas – nacionais e internacionais – que você DEVE escutar. E claro, todos sabemos a variedade que o gênero aborda, então aqui você encontrará diversas sonoridades, desde folk rock passando por blues rock e rock psicodélico até heavy metal. Faça bom proveito da lista e, se quiser, deixe nos comentários outras recomendações! Keep rocking!

Royal Blood

royal_blood_2883431b

Uma das maiores revelações de 2014, o duo britânico formado pelo baixista Mike Kerr e o baterista Ben Thatcher faz um rock pesado e melódico de competência extrema. E sim, você leu correto, é um duo formado por apenas baixista e baterista. Mike usa pedais e efeitos diferentes pra dar uma sonoridade mais pesada e guitarrística pra seu baixo. Começaram a crescer bastante ano passado após o lançamento do excelente álbum homônimo de estreia e abrir vários shows para o Arctic Monkeys. Eles vem conseguindo uma popularidade grande na terra da rainha e são com segurança uma das melhores bandas recentes no mundo da música.

Para quem gosta de: The White Stripes, Wolfmother, The Black Keys e típico rock de garagem

Gary Clark Jr.

_TS_2266

Gary Clark Jr. pode não ser tão conhecido em terras brasileiras, mas passa por diferentes festivais de música na Terra do Tio Sam e já recebeu elogios bastante fortes, do tipo “novo rei do blues”, principalmente pelo seu excepcional talento com a guitarra e sua excelente performance vocal. O que se tem certeza é que tal artista é uma das maiores vozes atuais para a música negra em geral, já que Gary mistura não só blues, mas Soul e rock n’ roll clássico em suas músicas. Até o momento lançou apenas um LP de estúdio, o ótimo Blak and Blu, de 2012. Todos aguardam ansiosos seu novo projeto…

Pra quem gosta de: Alabama Shakes, Jimi Hendrix ou qualquer dose pesada de soul, blues ou rock n’ roll.

Royal Thunder

0004363677_10

Mais uma banda pra família “real”, dessa vez como trovão. Royal Thunder foi formada em Atlanta e se trata de uma banda um tanto difícil de descrever. Mistura elementos de rock alternativo com doom metal e rock setentista, tudo isso com um vocal feminino muito competente, gerando uma vitamina rockeira nada fácil de rotular. Lançaram seu primeiro – e sensacional – álbum esse ano, o qual já afirmo ser uma das maiores revelações de 2015. A faixa de abertura, Time Machine, é a melhor motivação que posso te dar pra escutar mais da banda.

Pra quem gosta de: Rock alternativo com doses de doom metal e rock setentista.

Jex Thoth

871331_orig

Imagine o Black Sabbath com toda sua obscuridade, seus riffs pesados e efetuados lentamente, só que agora com uma vocalista feminina. Bem, foi isso que senti ao escutar Jex Thoth pela primeira vez. É definitivamente sensacional ver as ideias de uma banda “assustadora” e “obscura” introduzidos pelo Black Sabbath serem tão bem usados por esse grupo. Aliás, esta vocalista que dá nome ao grupo é uma característica essencial para o ótimo desempenho deste. Lançaram apenas dois LPs e alguns EPs até o momento, com destaque para o último lançamento, Blood Moon Rise, de 2013.

 Pra quem gosta de: Black Sabbath, Blues Pills

Suricato

51c881_27dfeb1fa61c4a79be9c6662a852cf1d

Uma das bandas finalistas da primeira edição do Superstar, o Suricato faz um fantástico folk rock com influências de pop rock. Seu vocalista, Rodrigo Suricato, tem potencial pra ser chamado de um dos melhores letristas da atual geração da música brasileira. No ano passado lançaram o álbum Sol-Te, cheio de belas composições, fazendo uso inclusive de instrumentos bastante exóticos. Se trata de um trabalho onde não há sequer uma faixa mediana. Impecável. Você – como eu – provavelmente vai se questionar como tais músicas não tocam nas rádios ou na grande mídia, visto que algumas décadas atrás tal gênero era bem comum. Fica aí o questionamento sobre a atual indústria musical do nosso país.

Pra quem gosta de: Neil Young, Mumford and Sons, Nando Reis

Barizon

barizon

Não é só de samba que vive a cidade maravilhosa, mas de metal também. Barizon faz uma salada de stoner, rock e metal gerando um som explosivo, pesado, mas bastante melódico. O primeiro disco da banda, Towards The Rising Sun, é um dos melhores lançamentos do ano passado, chegando a ser difícil de acreditar que se trata de um debut. Se admirar com os excelentes riffs pesados de Entertainment, ou não ir a loucura nos refrões de Streets Of Rage  é praticamente impossível. Se você curte o estilo, faça um favor a si próprio e confira o som do grupo.

Pra quem gosta de: Stoner metal de qualidade. Dry, Pantera, Down.

My Magical Glowing Lens

mmgl_02

Inicialmente uma banda formada por uma apenas uma mulher, a capixaba Gabriela Deptulski, e mais recentemente integrada com mais membros, o grupo My Magical Glowing Lens entrega um dos melhores projetos nacionais relacionados ao rock psicodélico. Chamar de rock psicodélico é resumir bastante já que, além da psicodelia, conta com influência de dream pop, lo-fi e noise. Seu primeiro EP, que inclusive está liberado para download, mostra um potencial incrível, principalmente pensando que o trabalho inteiro saiu apenas de uma pessoa. O EP completo você pode conferir logo no player a seguir.

Pra quem gosta de: Psicodelismo de primeira. Pink Floyd, Tame Impala, Syd Barret.

Inventário

13530_740998379355978_346060182075839735511

O Inventário é outra excelente banda carioca. Bem no início de seus trabalhos, eles lançaram esse ano seu primeiro disco, o EP Impulso, de forma independente e disponível para download. Impulso é uma das maiores surpresas que tive na música nacional esse ano. Vagueando pela internet procurando discos nacionais recentes encontro essa ótima banda e seu brilhante EP. Inventário faz um rock que dá orgulho de chamar de essencialmente carioca, meio praiana, meio pop rock, pegando as melhores influências do rock nacional dos anos 80 e 90, tudo de uma forma despretensiosa que acaba gerando uma sonoridade extremamente bela de se escutar.

Pra quem gosta de: Los Hermanos, Apanhador Só, Leone.

HANDERSON ORNELAS. . . Estudante de engenharia química, cantor de chuveiro e tocador de guitarra de ar. Seja através dos versos ácidos de Kendrick Lamar, a atitude de Bruce Springsteen, ou a honestidade de Tim Maia, por seus fones de ouvido ecoam ondas indistinguíveis. Vai do sangue de Tarantino à sutileza de Miyazaki, viajando de uma galáxia muito, muito distante até Nárnia. Desbravador de podcasts e amante de indie games, segue a vida com um senso de humor peculiar e a certeza de que tudo passa - menos os memes.