Lista | Álbuns de Natal

Ah, o fim de ano! Natal e ano novo chegando, tempo de escutar a Simone sendo desenterrada do baú, tempo de especial de Roberto Carlos, promessas para o novo ano e… lista de Natal aqui no Plano Crítico! Sim, fizemos uma lista de excelentes álbuns de Natal pra você aproveitar essa celebração com boa música e, de preferência, fugindo da música da Simone e da vinheta de fim de ano da Globo. Temos desde blues e heavy metal a Jazz, então aproveite essa lista!

“Christmas Album” – The Beach Boys

beach-boys-christmas-album-530-85

O meu favorito dessa lista. A harmonia das vozes de um dos maiores grupos que já existiu caiu como uma luva pra um álbum de Natal. Com inúmeras canções, a banda canta tanto clássicos como Frosty The Snowman e I’ll Be Home For Christmas, quanto canções escritas pelo gênio Brian Wilson. Entre as canções escritas pelo mais famoso “garoto da praia”, estão as excelentes The Man With All The Toys e Little Saint Nick. O clima melódico do coro dos californianos possui o verdadeiro espírito de Natal e lembra um clima alegre na linha das canções mais marcantes dos Muppets.

“Glorious Christmas Songs That Will Make You Black Label Heart Feeling Good” – Black Label Society

zakk-wylde-album

Uma banda de heavy metal lançando um EP de Natal pode soar como piada para alguns. Zakk Wylde tem ideias excelentes, e essa é uma delas. O cantor e guitarrista já declarou várias vezes amar o Natal, foi aí que resolveu expressar seu amor em solos sensacionais interpretando três canções clássicas. Na verdade, o EP é muito mais uma autoria do frontman do que do resto da banda, visto que é instrumental e se destaca só por suas peripécias na guitarra. O álbum merece ser ressaltado pois é onde se vê o lado mais melódico do guitarrista, se preocupando menos com técnica e mais com a melodia.

“A Jolly Christmas” – Frank Sinatra

CS549343-01A-BIG

Isso é um álbum de Natal com a uma das melhores vozes que já existiu! Você tem ideia que é impossível isso ser ruim? É difícil achar uma versão de Silent Night melhor que a de Frank Sinatra. Espera, vou reformular essa frase. É difícil achar qualquer versão de música de Natal que seja melhor que a de Sinatra. A voz única do cantor é a trilha perfeita para uma noite de Natal com a família.

“Christmas Time Again” – Lynyrd Skynyrd

lynyrd_skynyrd - christmas time again_а

Alguns julgam e fazem piada do Lynyrd Skynyrd por esse disco, mas com um pouco de bom senso é possível perceber a maravilha que é esse trabalho. Claro, tudo soa engraçado visto que é um álbum puro rock’n roll com mensagens no clima do Natal, falando de Papai Noel e tudo que tem direito. Possui uma vibe blues e country muito forte, passando a animação necessária para seu Natal. A capa é perfeita: Papai Noel em uma caminhonete pela estrada no melhor estilo rockeiro a entregar seus presentes. Perceba como a faixa Christmas Time Again pega aquela clima hardrock bem oitentista e melódico pra falar do Natal. Recomendadíssimo…

“Elvis Christmas Album” – Elvis Presley

5_The_Gray_Chapter_Artwork

Pessoalmente, o álbum de Natal de Elvis não me agrada muito. No entanto, visto a importância do rei do rock para a música e a popularidade desse disco seria um pecado não recomendá-lo nessa lista. Prova disso está em I’ll be Home For Christmas, uma das faixas onde sua voz mais se destaca, talvez devido a simplicidade do arranjo, focando, então, bastante nela; assim como Silent Night, que consegue ser quase tão boa quanto a versão de Sinatra. Elvis ainda viria a lançar outro álbum de Natal, The Wonderful World Of Christmas.

.

Bônus – Bruce Springsteen

Como bônus, deixamos essa versão sensacional da clássica Saint Claus Is Coming To Town, de Bruce Springsteen. Bruce serve como verdadeiro modelo aqui, pois soube incorporar na música totalmente seu estilo, com direito a solo de saxofone no clima de álbuns como Born In The USA e Born To Run. O cantor aproveita pra cantar a música sempre que faz shows próximos do Natal.

E aí, gostou da lista? Nós do Plano Crítico desejamos um feliz Natal com o melhor da música para todos nossos leitores!

HANDERSON ORNELAS. . . Estudante de engenharia química, fascinado por música, cinema e quadrinhos. Um fã de ficção científica e aventura que carrega seu fone de ouvido por todo lado e se emociona facilmente com música, principalmente com "The Dark Side Of The Moon". Enquanto não viaja pelo tempo e espaço em uma TARDIS, viaja pelo mundo dos livros e da música.