Lista | Christopher Nolan – Os Filmes Ranqueados

Christopher Nolan é, sem a menor sombra de dúvidas, um dos diretores mais renomados da atualidade, com uma filmografia praticamente impecável. Agora, na ocasião do lançamento de Dunkirk, decidimos ranquear todos os seus filmes, do “menos bom” ao melhor. Vale ressaltar que toda e qualquer lista reflete a opinião daqueles que contribuíram para sua confecção; portanto, se esta não reflete a sua visão da filmografia de Nolan, deixe nos comentários abaixo qual seria o seu ranking pessoal!

Desta lista participaram: Ritter “Pennyworth” Fan, Luiz “The Young Man” Santiago, Guilherme “Tesla” Coral, Giba “Shelby” Hoffman, Anthonio “Dormer” Delbon e Marcelo “TARS” Sobrinho.

Dito isso, confiram a posição de cada filme abaixo e não deixem de acessar as nossas críticas de cada filme, basta clicar na imagem ou título! E votem, no final da lista, nos seus três filmes preferidos do diretor.

9lugar (7 pontos):
Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge

tdkr_onesheet_hires

Depois de ter nos presenteado com um dos melhores filmes de super-heróis de todos os tempos, também um dos melhores de sua carreira, seria difícil criar um capítulo final à altura de seu antecessor. Porém, mesmo sabendo disso de antemão, O Cavaleiro das Trevas Ressurge veio como uma grande decepção. Não que seja um filme ruim, mas, na tentativa de realizar algo grandioso, os irmãos Nolan nos trazem seu roteiro mais inconsistente até então, com direito a teletransporte sem explicação, personagens mal construídos, regeneração de coluna vertebral, dentre outras problemáticas questões. O terceiro Batman é notavelmente o pior de sua filmografia.

8lugar (17 pontos):
Following

followingnolan1998-pc

Aqui damos um verdadeiro salto de qualidade da nova para a oitava posição. Following, primeiro longa-metragem do diretor, consegue nos prender do início ao fim, adentrando na psiquê humana e nos contando uma história que não é só original, como bem estruturada. Com uma estética que organicamente se encaixa com a proposta e uma narrativa não-linear, Nolan já mostra todo o seu potencial que garantiria uma filmografia com quase 100% de aproveitamento.

7lugar (23 pontos):
Insônia

Insomnia-main-review

Curiosamente, Insônia é o filme “esquecido” de Christopher Nolan (uma refilmagem, na verdade), mesmo contando com Al Pacino e Robin Williams em seu elenco. O que há em Insônia é uma narrativa linear e muito consistente permeada pelos efeitos da ausência de sono sofrida por Dormer. Nolan, dessa forma, nos apresenta a um produto concreto e maduro, que, sem experimentar muito, resulta em um suspense policial que merece ser reverenciado.

6lugar (24 pontos):
O Grande Truque

capaprestige3

Com Hugh Jackman e Christian Bale no elenco, além de contar com participação especial de David BowieO Grande Truque é um envolvente retrato da obsessão, atmosférico e com belas atuações. Apesar de depender muito de determinadas reviravoltas, a obra se sustenta plenamente, demonstrando como o diretor sabe trabalhar com substancialmente diferentes enredos.

5lugar (29 pontos):
Batman Begins

batman-begins-batman-49436_1600_1200

É seguro dizer que Christopher Nolan reviveu o Batman com todas as forças no cinema. Após a colossal decepção que fora Batman & Robin, o Morcego se aposentou das telonas por um bom tempo, retornando da melhor maneira possível, em um filme que quebra a estrutura clássica das histórias de origem, com o roteiro desenvolvendo sua narrativa em tempos distintos, algo que já se tornara a marca do realizador. Temos aqui uma aventura mais pé no chão do herói, diferenciando a obra consideravelmente dos longas previamente vistos.

4lugar (33 pontos):
Amnésia

memento2000-pc

Logo em seu segundo longa-metragem, Nolan já lançou seu nome no mercado com todas as forças, o que garantiria sua contratação nos filmes do Morcego. Amnésia é uma obra fluida, de roteiro inteligente e montagem decisiva, que consegue nos prender em uma caótica espiral do início ao fim. Uma bela amostra de sua montagem não-linear e, certamente, um dos melhores de sua invejável carreira!

3lugar (40 pontos):
Interestelar

interstellar-pc

Interestelar divide, até hoje, a opinião daqueles que o assistiram. Trata-se de uma visão única, de um diretor único, sobre não apenas viagens espaciais, mas sobre o próprio Homem. É uma experiência imersiva que nos leva pela contemplação e a angústia, colocando-nos perfeitamente dentro dos sapatos de cada um dos personagens que assistimos em tela.

2lugar (48 pontos):
Batman: O Cavaleiro das Trevas

The_Dark_Knight_WPs___Batman___by_GavDude

A competição foi acirrada, mas O Cavaleiro das Trevas acabou ficando em segundo lugar! Um dos melhores filmes de heróis já feitos, esse, ironicamente, pode ser considerado como um drama policial com o Batman e não um longa-metragem sobre ele. O filme que eternizou Heath Ledger como um dos melhores vilões do cinema é uma experiência inigualável, que merece ser reassistida de tempos em tempos.

1lugar (49 pontos):
A Origem

aorigem-pc
O pião parou ou continuou girando? Essa pergunta continua até hoje com aqueles que assistiram A Origem e, por mais que possamos tecer inúmeras teorias sobre Cobb estar ou não em um sonho, a verdade é que isso não importa! E por que não? Pois nós, espectadores, decidimos o final de A Origem. Você prefere acreditar que ele está preso no sonho? Então esse é o seu final. Considera que ele está acordado? Muito bem!

Limitar A Origem ao seu desfecho, contudo, seria um equívoco. Temos aqui um dos melhores filmes do diretor, o que não é dizer pouco e, na opinião deste que aqui escreve, seu segundo melhor filme (atrás apenas de Dunkirk, mas esse não faz parte da lista por ser recente). Com efeitos práticos magistralmente realizados, além de uma direção de fazer os olhos brilharem, temos aqui uma verdadeira obra de arte!

#########

Então, o que acharam da lista? Não se esqueçam de votar abaixo e deixar seus próprios rankings nos comentários, nos dizendo o que acham de cada filme e do diretor em si!

GUILHERME CORAL. . . .Refugiado de uma galáxia muito muito distante, caí neste planeta do setor 2814 por engano. Fui levado, graças à paixão por filmes ao ramo do Cinema e Audiovisual, onde atualmente me aventuro. Mas minha louca obsessão pelo entretenimento desta Terra não se limita à tela grande - literatura, séries, games são todos partes imprescindíveis do itinerário dessa longa viagem.