Lista | Dark Souls III: 10 Coisas que Você Precisa Saber Antes de Jogar

Leia também nossas críticas de cada game da franquia:

Demon’s Souls | Dark Souls | Dark Souls 2 | Bloodborne

Iniciada lá no começo de 2009, com Demon’s Souls, a série Souls (composta também por Bloodborne) traz de volta ao mundo dos videogames um fator há muito abandonado pela grande maioria dos jogos, a dificuldade. Não falo de algo injusto, no qual você deve ter quase um ataque cardíaco apenas para pular de uma plataforma para a outra e sim uma jogabilidade desafiadora, que, quando nos acostumamos com ela, se torna verdadeiramente recompensadora. Com o passar dos anos a franquia da From Software rapidamente se tornou uma das minhas favoritas, se não A favorita e aqui, com esta lista, gostaria de preparar os incautos para o lançamento de Dark Souls III. Como qualquer lista aqui do Plano Crítico, gostaríamos que comentassem, colocassem suas impressões, o que faltou, o que concordam e discordam. Este artigo também é de vocês!

Prepare-se para morrer

BZOsBCp

Essas palavras estavam gravadas na contracapa de Dark Souls e não poderiam ser mais verdadeiras. Você vai morrer em Dark Souls III e esse é um dos grandes charmes do game. A série souls conta com uma mecânica na qual cada morte provoca a perda de todas as almas coletadas (o dinheiro do jogo, que usamos para passar de nível e comprar itens). Dito isso, para recuperá-las, é preciso voltar ao local da morte e coletá-las de volta. O grande porém é: se você morrer novamente antes de conseguir suas almas de volta, pode dizer adeus a elas. Para sempre. Então já vá colocando essa ideia na sua cabeça, você vai morrer, você vai perder todas as suas almas e algumas vezes serão tantas que vai dar a vontade de dar um colossal rage quit, até você decidir tentar mais uma vez e mais uma vez e assim por diante.

Ande sempre com cautela

illusoryhint

Cautela também significa escudo levantado (o que não se aplica para Bloodborne, é claro). Cada esquina pode conter uma deliciosa emboscada e algumas delas são praticamente inevitáveis para o jogador de primeira viagem, mas essas podem ser minimizadas com muito cuidado e o nosso querido escudo. Com o tempo você vai passar a memorizar cada uma das artimanhas dos inimigos, com o tempo pode virar um verdadeiro PhD em Dark Souls e esse excesso de confiança com certeza vai fazer você cair de novo nas armadilhas. Ahh e sempre ande com a vida recuperada!

Nenhuma área é injustamente difícil

tumblr_inline_nkwqgz44MR1sfiusv

Digamos que você decidiu explorar alguns lugares desconhecidos e lá acabou encontrando um inimigo ou até mesmo chefe que parece sofrer 0.00001% de dano a cada golpe do seu personagem, isso quer dizer que, provavelmente, você está em uma área além do seu próprio nível. A questão aqui é: você pode continuar esse teste de fé e ser recompensado de alguma forma que o ajudará bastante nas áreas mais fáceis (do seu nível) ou voltar e treinar mais – Dark Souls dá essa liberdade ao jogador, o que é usada em muitos speed runs por aí. Portanto, se você não aguenta mais sofrer naquela área específica, procure alguma outra que você pode ter deixado passar ou simplesmente chame outra pessoa para te ajudar.

Tudo o que escrevi acima não se aplica a Blighttown level 2, aquele lugar é simplesmente uma monstruosidade de dar pesadelos.

Utilize tudo a seu favor

966d01512788c944b833e090d381c0ff

Sabe aquele item esquecido em seu inventário? Ele pode ser realmente útil em algumas situações, o problema é que, na maior parte dos casos, acabamos deixando eles de lado. Throwing Knife, Dung Pie, Firebomb, todos esses podem salvar nossas vidas de vez em quando então, se você se encontrar em uma situação aparentemente sem salvação dê uma olhada em seu inventário e teste tudo o que puder antes de se entregar. Além disso, explore todas as gambiarras possíveis – o inimigo ficou preso atrás de uma parede? Equipe uma arma grande e faça uso da magia do videogame, fazendo seu ataque atravessar a parede. E quando nada der certo, simplesmente corra!

Seu primeiro personagem será um desastre

ds-lista

Isso aqui é de praxe para a maioria dos rpgs. O primeiro personagem que você criar com certeza será muito aquém de seu verdadeiro potencial, mesmo que já tenha investido horas e horas nas outras entradas da série Souls. Estamos diante de games repletos de segredos, pequenos detalhes que alteram completamente a composição do dano dos nossos personagens – é preciso experimentar, arranjar uma jogabilidade que verdadeiramente combine com você. Encare o primeiro playthrough como um reconhecimento de área, conheça as mecânicas e a história, caia nas armadilhas e se divirta. Os posteriores você pode investir verdadeiramente em seu personagem, seguindo wikis e mais.

Não deixe o online de lado

Keep-calm-and-jolly-cooperation

Um dos melhores fatores da série Souls é a forma como seu modo online funciona. Ele se integra perfeitamente à história e permite que convoquemos aliados para nos ajudar nas diferentes áreas e chefes e possibilita a invasão do mundo de outros, para que tornemos a experiência ainda mais desafiadora. Há toda uma honra por trás do pvp da franquia, mas isso não impede que você seja o completo scumbag e utilize de todas as artimanhas possíveis para derrotar seu adversário.

Enfrente os chefes mais de uma vez

40874Artorias_of_the_Abyss_copy

As boss fights da franquia são verdadeiramente memoráveis – desde o Taurus Demon até Orphan of Kos, cada um oferece desafios diferentes, cada um com sua respectiva fraqueza e épicas músicas. Por isso não há por que não repetir as lutas algumas vezes, o que é possível graças à mecânica online do game. Além disso, cada chefe oferece uma quantidade considerável de almas, além de você estar contribuindo para que o amiguinho consiga passar dessa área através de jolly cooperation.

Leia a descrição dos itens…todos eles

itemdesc

Grande parte do lore do jogo vem através dessas descrições – isso é feito para que nós próprios montemos o grande quebra-cabeça que é a história geral do game, criemos teorias, suposições e mais. Dark Souls é extremamente moldado pela nossa percepção dele, colocando nossa cabeça para funcionar não apenas para sobreviver, mas para aproveitar mais desse rico universo. As telas de load ajudam bastante nesse quesito, trazendo algumas dessas descrições.

Dito isso, não apenas os itens oferecem insights sobre o mundo, como a localização de inimigos, suas roupas, os diálogos com npcs, é claro. Nada aqui é por acaso, portanto se você encontrou algo em determinado lugar, procure pensar no porquê disso.

As armaduras não importam tanto assim

fashionsouls

É claro que andar com uma armadura pesada irá te proteger mais que andar pelado, mas existe algo na comunidade da franquia chamado fashion souls, em outras palavras, use o que você achar mais legal, a verdadeira defesa vem dos atributos de seu personagem e as resistências provenientes de anéis, runas, etc. A diferença de defesa entre algumas armaduras, em grande parte dos casos, é irrisória, o que nos leva ao próximo ponto.

Role!

OtOOy6v

Isso mesmo, role, role como sua vida dependesse disso. O escudo pode te defender, mas até certo ponto – várias vezes sua vida poderá ser salva pela esquiva e isso garante muito mais oportunidades para atacar o inimigo do que se esconder por trás de um pedaço gigante de metal. Dito isso, nem todo o equipamento foi feito para ser utilizado por personagens “rolantes”, então fique atento para seu peso antes de equipar qualquer coisa. Você não quer parecer esse lutador acima quando estiver diante de uma criatura três vezes o seu tamanho!

GUILHERME CORAL. . . .Refugiado de uma galáxia muito muito distante, caí neste planeta do setor 2814 por engano. Fui levado, graças à paixão por filmes ao ramo do Cinema e Audiovisual, onde atualmente me aventuro. Mas minha louca obsessão pelo entretenimento desta Terra não se limita à tela grande - literatura, séries, games são todos partes imprescindíveis do itinerário dessa longa viagem.