Lista | Dez Filmes Inesquecíveis do Festival do Rio 2014

O Festival do Rio 2014 acabou e já deixa saudades. Foram mais de 40 filmes criticados e desse acervo decidimos selecionar aqueles que mais nos marcaram. A safra foi ótima e certamente alguns foram deixados de fora desta lista (com um grande aperto no coração), mas procuramos escolher aqueles que todos precisam assistir. Obras como Garota ExemplarO Homem Mais Procurado, por mais que sejam absolutamente fantásticos, também não entraram aqui pelo simples fato de já terem entrado em circuito comercial (mas não deixem de assisti-las, por favor!).

Agora fiquem a vontade para conhecerem um pouco sobre esses ótimos longa-metragens. Aqui está apenas um gostinho de cada um e nossas críticas completas podem ser lidas através dos links presentes a seguir. Por último, mas não menos importante, deixem nos comentários os filmes que vocês mesmos assistiram e simplesmente adoraram ou então se surpreenderam! Participem conosco desta lista e, sobretudo, divirtam-se!

Se quiserem ver nossa cobertura completa, basta clicar aqui.

’71

71movie1

71 pode parecer mais uma obra sobre os horrores da guerra e é. Mas ela se destaca pela crueza, força e sua intensidade, fazendo-nos prender a respiração do primeiro ao último minuto. Mais detalhes aqui.

Boyhood: Da Infância à Juventude

boyhood2014-pc

Uma verdadeira experiência cinematográfica, Boyhood: Da Infância à Juventude é um filme que precisa ser assistido no cinema. Tocante, divertido, dramático e imersivo, trata-se de uma narrativa que não terá problemas em nos prender, evocando nossas mais diversas memórias da juventude. Com precisão cirúrgica Richard Linklater nos traz o que certamente se configura como um dos melhores filmes do ano. Mais detalhes aqui.

Cold in July

capacold

Cold in July começa devagar e aos poucos vai elevando tanto o nível da trama, quanto das atuações e a tensão no longa. O filme que é situado no final da década de 80 e é baseado em um livro da mesma época, encontra em seu elenco o elemento imprescindível para fazer tudo funcionar como deve. Mais detalhes aqui.

Estúdio Ghibli, Reino de Sonhos e Loucura

ghibli

Documentários que permitem que cinéfilos olhem em detalhes para o processo de criação de uma obra cinematográfica são raros, mas sempre muito bem vindos. Quando o objeto do documentário é ninguém menos do que um dos maiores nomes da animação mundial – quiçá o maior ainda vivo – então ele se torna algo obrigatório, essencial mesmo para qualquer um que se auto-proclame amante do Cinema. Mais detalhes aqui.

Gangues de Tóquio

tokyo tribe

Qualquer tentativa de definição de Gangues de Tóquio – mesmo para quem já leu Tokyo Tribe2 (assim mesmo), o mangá de Santa Inoue que inspirou o filme – não fará jus ao filme. Não mesmo. De jeito algum. Essa é uma daquelas experiências audiovisuais polarizantes que têm que ser vividas para serem compreendidas (não que você vá efetivamente compreender essa filme, pois seria muita pretensão). Amando-o ou odiando-o, uma coisa, porém é certa: esse é uma das mais bizarras e malucas fitas que alguém poderá algum dia ver. E só por isso, Gangues de Tóquio nasce como um “clássico cult” e merece a conferência. Mais detalhes aqui.

Kumiko, a Caçadora de Tesouros

kumiko

O filme parecerá completamente sem pé nem cabeça para alguns ou básico demais para outros. No entanto, se os espectadores souberem ir além da premissa aparentemente divertida e descortinarem a melancolia do filme, trabalhada com um humor diferente, discreto e difícil de ser apreciado em larga escala, então a viagem será iluminada e esclarecedora. Mais detalhes aqui.

Patema Invertida

patemainvertida-pc

Com uma premissa similar à de Mundos Opostos, temos neste anime uma grande brincadeira com a gravidade. A animação japonesa, contudo traz consigo diversos traços de famosas (e incríveis) produções anteriores do país, formando uma mistura homogênea de Evangelion e filmes do Studio Ghibli, como Viagem de Chihiro Castelo Animado. O produto final é uma grande aventura de agradar a qualquer idade. Mais detalhes aqui.

Primavera

springprimavera2014-pc

Primavera pode não ser perfeito, mas nos traz uma impensável união de gêneros, que funciona consideravelmente bem. Os problemas no roteiro ao fim do longa prejudicam nossa imersão, mas não nos distanciam do restante da inovação da obra. Definitivamente digno de fazer parte do Midnight Terror. Mais detalhes aqui.

O Último Cine Drive-In

drive-in

Primeiro longa de Iberê Carvalho, O Último Cine Drive-In é um filme sobre o amor ao cinema e à família com um forte verniz nostálgico pelo qual  é impossível não se apaixonar. Uma pitada de Cinema Paradiso aqui, outra de Campo dos Sonhos ali e pronto, está montado um filme que arrancará sorrisos e lágrimas na mesma medida em qualquer um, além de ativar, nos mais velhos, aquela parte do cérebro quentinha e gostosa que é recheada de memórias de uma época mais simples. Mais detalhes aqui.

Whiplash: Em Busca da Perfeição

whiplashfestival-pc

A busca pela perfeição de Andrew Neyman se estende para Damien Chazelle em relação a esta obra, que definitivamente ficará marcada de forma permanente na memória de quem assistir. Whiplash é um dos melhores filmes do ano e por mais que crie um evidente desconforto, consegue nos empolgar o suficiente para querermos, imediatamente, assisti-lo novamente. Ele merece ser visto e revisto, certamente, seja você apreciador do jazz ou não. Mais detalhes aqui.

GUILHERME CORAL. . . .Refugiado de uma galáxia muito muito distante, caí neste planeta do setor 2814 por engano. Fui levado, graças à paixão por filmes ao ramo do Cinema e Audiovisual, onde atualmente me aventuro. Mas minha louca obsessão pelo entretenimento desta Terra não se limita à tela grande - literatura, séries, games são todos partes imprescindíveis do itinerário dessa longa viagem.