Lista | Dia dos Namorados

Dia dos Namorados. Ah! O único dia em que você resolve lembrar de quem está ao seu lado. O dia amado pelo comércio, já que casais supostamente apaixonados se enchem de presentes para compensar outras faltas. O singular momento em que ouvem um do outro “eu te amo” para se sentirem lembrados. Claro que não podemos generalizar, mas todos hão de convir que a realidade nem sempre tem tanto brilho quanto poderia. E é para isso que existe nossa tão amada sétima arte, o cinema. Só do outro lado da tela podemos conceber, com total certeza, romances eternamente duradouros à beira da estrada enquanto morangos são colhidos. Anjos se apaixonam por humanos, assim como pode também existir sentimento entre um gorila gigante e uma linda mulher. Quem nunca sonhou em encontrar a pessoa amada antes do amanhecer ou ter uma única explosiva sintonia em uma viagem em alto mar? Se você acha isso pouco, caro leitor, saiba que no cinema até mesmo fantasmas podem se entrelaçar, ou você poderá descobrir um amor que reside em uma Paris esquecida.

Quando as luzes se apagarem e o escurinho da sala de cinema tomar conta de você, todos os romances, casais e paixões são possíveis, e é por isso que, nesse dia tão especial e subestimado, o Plano Crítico leva até você a lista dos melhores filmes para se ver nesse Dia dos Namorados, de preferência bem pertinho de quem você gosta. Aproveite!

A Lista

Vamos agora para a nossa lista. A organização foi feita cronologicamente, para evitar os conhecidos problemas de uma classificação hierárquica. A lista que se segue é o resultado de uma apuração feita a partir das listas individuais de Luiz Santiago (Luli Abed) e Ritter Fan (Gandalf Britta).

Casablanca (1942)

Direção: Michael Curtiz

Sinopse: Rick é dono de um famoso bar localizado em Casablanca, no Marrocos Francês, durante a Segunda Guerra Mundial. A cidade é rota de fuga para quem deseja evitar os nazistas, onde passes livres são vendidos por um alto preço no mercado negro. Neste caótico ambiente, Rick encontra Ilsa, com quem tivera um amor interrompido inesperadamente há algum tempo, em Paris. Vencedor do Oscar de Melhor Filme, Direção e Roteiro, Casablanca possui ainda uma das mais belas canções já utilizadas em um filme, As Time Goes By.

.

Bonequinha de Luxo (1961)

Direção: Blake Edwards

Sinopse: Holly Golightly (Audrey Hepburn) é uma garota de programa nova-iorquina que está decidida a casar-se com um milionário. Perdida entre a inocência, ambição e futilidade, ela toma seus cafés da manhã em frente à famosa joalheria Tiffany’s, na intenção de fugir dos problemas. Seus planos mudam quando conhece Paul Varjak (George Peppard), um jovem escritor bancado pela amante que se torna seu vizinho, e por quem acaba se apaixonando. Apesar do interesse em Paul, Holly reluta em se entregar a um amor que contraria seus objetivos de tornar-se rica.

.

Doutor Jivago (1965)

Direção: David Lean

Sinopse: Ambientado antes e durante a Revolução Bolchevique na Rússia, o filme narra a história do doutor Yury Zhivago (Omar Sharif), que em plena guerra se viu apaixonado pela bela Lara Antipova (Julie Christie), o amor impossível que move toda a história. Baseado na obra de Boris Pasternak, vencedor de 5 Oscar, incluindo Fotografia e Roteiro Adaptado.

.

A Primeira Noite de um Homem (1967)

Direção: Mike Nichols

Sinopse: Benjamin Braddock acaba de retornar formado da faculdade. Meio perdido na vida, é seduzido pela mulher do melhor amigo de seu pai. Não resistindo à tentação, Benjamin começa a viver a vida de uma maneira diferente do que seus pais desejavam, mas é a filha de Mrs. Robinson, sua amante, quem rouba o coração do rapaz. O filme prima pela sua trilha sonora e foi quem lançou Dustin Hoffman para o mundo. Vencedor do Oscar de Melhor Direção.

.

Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977)

Direção: Woody Allen

Sinopse: Alvy Singer (Woody Allen), um humorista judeu e divorciado que faz análise há quinze anos e acaba se apaixonando por Annie Hall (Diane Keaton), uma cantora em início de carreira com uma cabeça um pouco complicada. Em um curto espaço de tempo eles estão morando juntos, vivendo o que para os dois era uma tremenda novidade, mas depois de um certo tem, crises conjugais passam a atrapalhar o cotidiano do casal, criando um novo momento em suas vidas. Filme vencedor de 4 Oscars importantes, como Melhor Filme, Direção, Atriz (Diane Keaton) e Roteiro Original.

.

Num Lago Dourado (1981)

Direção: Mark Rydell

Sinopse: Norman Thayer Jr. e sua esposa Ethel viajam para uma antiga casa de campo onde passaram os primeiros anos de casamento. Lá, o casal recebe a visita da filha que não vêem há anos, Chelsea. Ela pede a seus pais para cuidarem do filho dela enquanto passa algumas semanas com seu noivo. No início, Norman não se dá tão bem com o garoto, mas aos poucos um forte laço de amizade aumentará entre eles.

.

Harry & Sally – Feitos Um Para o Outro (1989)

Direção: Rob Reiner

Sinopse: Após se formarem pela Universidade de Chicago, Harry Burns (Billy Crystal) e Sally Albright (Meg Ryan), um casal de estudantes, viajam juntos para Nova York. Com o passar dos anos cada um leva a sua vida, se veem esporadicamente, mas aos poucos e de forma um pouco assustadora descobrem que estão se apaixonando.

.

Ghost – Do Outro Lado da Vida (1990)

Direção: Jerry Zucker

Sinopse: Sam Wheat (Patrick Swayze) e Molly Jensen (Demi Moore) formam um casal muito apaixonado que tem suas vidas destruídas. Ao voltarem de uma apresentação de “Hamlet”, são atacados por bandidos e Sam é morto. No entanto, seu espírito não vai para o outro plano e decide ajudar Molly, pois ela corre o risco de ser morta. Para poder se comunicar com Molly, ele utiliza Oda Mae Brown (Whoopi Goldberg), uma médium trambiqueira que consegue ouvi-lo. Filme de grande sucesso de público.

.

A Bela e a Fera (1991)

Direção: Gary Trousdale e Kirk Wise

Sinopse: Em uma pequena aldeia da França vive Belle e seu pai, Maurice, um inventor. Ela é cortejada por Gaston, um jovem arrogante. Ao voltar de uma feira, seu pai se perde na floresta e procura abrigo em um castelo, mas acaba se tornando prisioneiro da Fera, o senhor do castelo. Quando Belle sente que algo aconteceu ao seu pai, vai à sua procura. Ela faz um acordo com a Fera: se seu pai fosse libertado ela ficaria no castelo para sempre. A Fera e todos os moradores do castelo, que foram transformados em objetos falantes, sentem que esta pode ser a chance do feitiço ser quebrado. Mas isto só acontecerá se a Fera amar alguém e esta pessoa retribuir o seu amor, sendo que isto tem de ser rápido, pois quando a última pétala de uma rosa encantada cair o feitiço não poderá ser mais desfeito.

.

Antes do Amanhecer (1995)

Direção: Richard Linklater

Sinopse: Jesse (Ethan Hawke), um jovem americano, e Celine (Julie Delpy), uma estudante francesa, se encontram casualmente no trem para Viena e logo começam a conversar. Ele a convence a desembarcar em Viena e gradativamente vão se envolvendo em uma paixão crescente. Mas existe uma verdade inevitável: no dia seguinte ela irá para Paris e ele voltará ao Estados Unidos. Com isso, resta aos dois apaixonados aproveitar o máximo o pouco tempo que lhes resta.

.

As Pontes de Madison (1995)

Direção: Clint Eastwood

Sinopse: Após a morte de sua mãe, dois irmãos se reencontram e, através de cartas, descobrem um caso que sua mãe tivera há vários anos com um fotógrafo da National Geographic, quando ambos haviam viajado com o pai. Ao invés de condenarem a mãe, eles tentam entender sua atitude, refletindo sobre os seus próprios casamentos. Indicado ao Oscar de Melhor Atriz, para Meryl Streep.

.

Titanic (1997)

Direção: James Cameron

Sinopse: Uma expedição aos destroços do Titanic leva uma sobrevivente do naufrágio a relembrar uma grande história de amor que viveu no navio. Em 1912, na única viagem do que então era o maior navio já construído, Rose (Winslet) é uma jovem da alta sociedade prestes a se casar com seu rico noivo. Mas a bordo do Titanic ela conhece Jack Dawson (DiCaprio), um jovem simples e aventureiro, e se apaixona pelo rapaz. As diferenças sociais fazem com que muitos se oponham ao relacionamento que surge. Em meio ao intenso romance e à rebeldia dos dois, acontece o trágico acidente, que eles enfrentam juntos.

.

Cidade dos Anjos (1998)

Direção: Brad Silberling

Sinopse: Conta a história de Seth (Nicolas Cage), um anjo que vaga pela Terra consolando aqueles que estão a um passo da morte. Maggie (Meg Ryan) é uma cirurgiã prática e racional que se abala ao perder um paciente, aparentemente, sem motivo algum. Aos poucos, Maggie vai sentindo a presença de algo divino ao seu lado, mas se recusa a acreditar em uma coisa que não consegue explicar. Até que, em um certo ponto, seus destinos e caminhos se cruzam e, a partir dai, começa a história de um amor impossível…

.

O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (2001)

Direção: Jean-Pierre Jeunet

Sinopse: Após deixar a vida com a família, a inocente Amélie (Audrey Tautou) muda-se para o bairro parisiense de Montmartre, onde começa a trabalhar como garçonete. Certo dia encontra uma caixa escondida no banheiro de sua casa e, pensando que pertencesse ao antigo morador, decide procurá-lo. É assim que encontra Dominique (Maurice Bénichou). Ao ver que ele chora de alegria ao reaver o seu objeto, a moça fica impressionada e adquire uma nova visão do mundo. Então, a partir de pequenos gestos, ela passa a ajudar as pessoas que a rodeiam, vendo nisto um novo sentido para sua existência. Contudo, ela ainda sente falta de um grande amor.

.

Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças (2004)

Direção: Michel Gondry

Sinopse: Jim Carrey interpreta Joel, um marido magoado por sua esposa tê-lo deletado (literalmente) de sua memória. Inconformado, resolve retribuir na mesma moeda e procura o Doutor Howard Mierzwiak para passar pela mesma experiência. No decorrer da operação, Joel percebe que, na verdade, ele não quer excluir Clementine de sua vida, e sim manter bem viva em sua memória os momentos em que estiveram felizes. A partir de então, ele enfrenta uma incrível luta dentro de sua própria cabeça para que essas memórias continuem vivas dentro de si, em mais uma loucura sensível de Charlie Kaufman.

.

Diário de Uma Paixão (2004)

Direção: Nick Cassavetes

Sinopse: O filme começa em um asilo, onde um bondoso senhor se propõe a ajudar uma paciente com problemas na memória, contando a ela uma bela história de amor sobre dois jovens de classes sociais diferentes separados pela guerra, se reencontrando anos depois para firmar este amor impossível.

..

O Segredo de Brokeback Mountain (2005)

Direção: Ang Lee

Sinopse: Jack Twist (Jake Gyllenhaal) e Ennis Del Mar (Heath Ledger) são dois jovens que se conhecem no verão de 1963, após serem contratados para cuidar das ovelhas de Joe Aguirre (Randy Quaid) em Brokeback Mountain. Jack deseja ser cowboy e está trabalhando no local pelo 2º ano seguido, enquanto que Ennie pretende se casar com Alma (Michelle Williams) tão logo o verão acabe. Vivendo isolados por semanas, eles se tornam cada vez mais amigos e iniciam um relacionamento amoroso. Ao término do verão cada um segue sua vida, mas o período vivido naquele verão irá marcar suas vidas para sempre.

.

Namorados Para Sempre (2010)

Direção: Derek Cianfrance

Sinopse: Um retrato íntimo de um relacionamento que está em franca desintegração. Com um romance outrora cheio de paixão, Cindy (Michelle Williams) e Dean (Ryan Gosling) são casados e têm uma filha de cinco anos. Na esperança de salvar seu casamento eles reservam um quarto no motel, relembrando anos atrás quando se conheceram, se apaixonaram e fizeram seus primeiros planos cheios de vida e esperança.

.

Meia Noite em Paris (2011)

Direção: Woody Allen

Sinopse: Gil (Owen Wilson) sempre idolatrou os grandes escritores americanos e quis ser como eles. A vida lhe levou a trabalhar como roteirista em Hollywood, o que por um lado fez com que fosse muito bem remunerado, por outro lhe rendeu uma boa dose de frustração. Agora ele está prestes a ir para Paris ao lado de sua noiva, Inez (Rachel McAdams), e dos pais dela, John (Kurt Fuller) e Helen (Mimi Kennedy). John irá à cidade para fechar um grande negócio e não se preocupa nem um pouco em esconder sua desaprovação pelo futuro genro. Estar em Paris faz com que Gil volte a se questionar sobre os rumos de sua vida, desencadeando o velho sonho de se tornar um escritor reconhecido.

.

Menções Honrosas

É natural que listas de cinema gerem sentimentos conflitantes nos cinéfilos. De formações e experiências diferentes, cada um deseja ver listado aquele seu filme preferido, ou mesmo questiona a escalação de um filme que não gosta. Quem já fez uma lista de filmes sabe o quão complicada é essa tarefa. Para deixar um pouco mais interessante a nossa lista oficial, disponibilizo aqui outros títulos que apareceram nas nossas listas individuais, mas que não tiveram o número de indicações necessárias para a seleção final. São eles:

Aurora (1927),
Luzes da Cidade (1931),
…E O Vento Levou (1939),
Interlúdio (1946),
Uma Aventura na África (1951),
Em Algum Lugar do Passado (1980),
Edward Mãos de Tesoura (1990),
Chocolate (2000),
Amor à Flor da Pele (2001),
Dolls (2002),
Um Amor Pra Recordar (2002),
P.S. Eu Te Amo (2007),
500 Dias Com Ela (2009),
Amor à Distância (2010).

LUIZ SANTIAGO. . . .Depois de recusar o ingresso em Hogwarts, fui abduzido pelo Universo Ultimate. Lá, tive ajuda do pessoal do Greendale Community College para desenvolver técnicas avançadas de um monte de coisas. No mesmo período, conheci o Dr. Manhattan e vi, no futuro, Ozymandias ser difamado com a publicação do diário de Rorschach. Hoje costumo andar disfarçado de professor, mas na verdade sou um agente de Torchwood, esperando a TARDIS chegar na minha sala de operações a qualquer momento.