Lista | Doctor Who: Personagens Marcantes da Era do 12º Doutor

doctor-guitar-plano critico

Esta lista tem por objetivo destacar alguns NOVOS PERSONAGENS de Doctor Who entre a 8ª e a 10ª Temporadas, que marcam a trajetória do 12º Doutor — o Especial de Natal de 2017 fica como Hors Concours. Por “novos personagens”, eu entendo os inéditos (claro!) e aqueles que, mesmo tendo aparecido em quadrinhos, livros ou citados em capítulos anteriores da série, não apareceram em pessoa ou da forma ampla como os vemos aqui.

Antes de seguir com a lista, eu gostaria de fazer uma sequência de menções honrosas. São elas: Figure (interpretado por Kiran Shah), que é aquele “fantasma debaixo do lençol” que aparece em Listen, na cama do jovem Rupert Pink. Seb (interpretado por Chris Addison), o “secretário” de Missy que aparece pela primeira vez em The Caretaker. Lundvik (interpretada por Hermione Norris), a astronauta de Kill the Moon. Perkins (interpretado por Frank Skinner), o “homem das máquinas” em Mummy on the Orient Express. Gus (voz de John Sessions), o computador de Mummy on the Orient Express. Shona McCullough (interpretada por Faye Marsay) a doce personagem de Last Christmas. Bors (interpretado por Daniel Hoffmann-Gill), o inglês do século 12, de The Doctor’s Meditation. A Criatura Aquática + os peixes luminosos de Thin Ice. O traje espacial inteligente e Dahh-Ren (Peter Caulfield) de Oxygen. Rainha Iraxxa (Adele Lynch) e Neville Catchlove (Ferdinand Kingsley) em Empress of Mars.

Agora vamos aos meus destaques desta era. E embora eu ache que não seja preciso dizer, vou ressaltar mesmo assim: esta lista está repleta de SPOILERS! da Nova Série!

.

Half-Face Man

Interpretado por Peter Ferdinando, este personagem está ligado à nave SS Marie Antoinette, do século 51, que conhecemos desde The Girl in the Fireplace, um dos episódios mais interessantes da era do 10º Doutor. Este meia-face, porém, é novo, classificado como um “Clockwork Droid”, e teve sua primeira aparição em Deep Breath, estreia da 8ª Temporada.

Half-FaceMan_plano critico

.

Courtney Woods

Estudante da Coal Hill School, Courtney Woods foi interpretada por Ellis George, e apareceu pela primeira vez em Deep Breath. Uma das alunas mais ousadas e provocadoras de Clara, Courtney foi a ligação da professora com a sala e uma espécie de âncora entre os alunos da escola e a série. Ela também tem um enorme papel como problematização de consciência no episódio Kill the Moon.

Doctor-Who-Season-8-Caretaker-Episode-Coal-Hill-Student_courtney woods plano critico

.

Danny Pink

Personagem de Samuel Anderson, Danny apareceu pela primeira vez em Into the Dalek e rapidamente ficou claro que ele seria o interesse romântico de Clara. Sua aparição na série foi mais ou menos frequente e ele serviu tanto como contraponto com a vida de aventuras de Clara, quanto como um outro tipo de problema, de ordem mais humana, visto que era um soldado traumatizado. No final da 8ª Temporada, Danny morre e é transformado em Cybermen. Um misterioso personagem (um humano viajante do tempo), também interpretado por Samuel Anderson, o Coronel Orson Pink, apareceu no episódio Listen.

Doctor-Who-Samuel-Anderson-Danny-Pink plano critico

.

Rusty

O Dalek mais aristotélico que você respeita. Um dos integrantes do New Dalek Paradigm, criado lá em Victory of the Daleks, “Rusty”, nome que o 12º Doutor dá ao personagem, é um Dalek que nos permitiu uma leitura mais filosófica dos vilões, sob um aspecto complexo de interpretação do mundo e valorização/desvalorização da vida. Capturado pela Combined Galactic Resistance, “Rusty” intriga o Doutor porque tem como princípio a seguinte regra: “eliminar todos os Daleks“. No episódio Into the Dalek, essa perspectiva faz o Doutor considerar a possibilidade de uma “moral Dalek”. À época do lançamento do episódio, muitos memes, desenhos e fanfics shipavam (até onde isso é possível) Rusty com Handles (a cabeça de Cybermen que foi companion do 11º Doutor). A voz de Rusty foi de Nicholas Briggs.

doctor-who-into-the-dalek plano critico

.

Robot Knights

Esses robôs/androides apareceram no episódio Robot of Sherwood e eram servos/Exército particular do “Sheriff of Nottingham”, o ciborgue que também atua como vilão, na aventura.

Knight_from_Robot_of_Sherwood plano critico

.

Sheriff of Nottingham

O humano/ciborgue personagem de Ben Miller no episódio Robot of Sherwood é um personagem que já tinha encontrado o Doutor outras vezes, desde a primeira encarnação do Time Lord, na verdade, mas só na 8ª Temporada é que foi revelado quem ele realmente é.

Sheriff_of_Nottingham plano critico

.

 Robin Hood e os Homens Felizes

Robin Hood não é um personagem novo na mitologia de Doctor Who. O Doutor o conhece desde a sua primeira encarnação, mas foi aqui que eles realmente tiveram um largo tempo juntos na TV, onde puderam… bem, na maioria do tempo, discutir e tentar impressionar Clara. O fora-de-lei é interpretado por Tom Riley no episódio Robot of Sherwood, que também traz os Homens Felizes, amigos e seguidores de Robin Hood, para a série pela primeira vez.

Doctor-Who-Robot-of-Sherwood-Robin-Hood-Merry-Men plano critico

.

The Teller

Interpretado por Ross Mullan, o The Teller é uma grande criatura telepática que tem um forte sensor para identificar culpa, escaneando os pensamentos das pessoas, liquefazendo o cérebro, caso encontre algum “problema”. No episódio Time Heist sabemos que existem apenas dois da espécie. A criatura que ganha destaque no capítulo é forçada a trabalhar para Madame Karabraxos e seu clone, a Senhorita Delphox.

the teller plano critico

.

Psi  &  Saibra

Psi, um humano aprimorado, é interpretado por Jonathan Bailey e Saibra, uma humana mutante é interpretada por Pippa Bennett-Warner no episódio Time Heist. Os dois foram muitíssimo bem recebidos pelo fandom da série e talvez tenham aberto a porta para um futuro super-herói do show.

plano critico psi e saibra doctor who

.

Senhorita Delphox  &  Madame Karabraxos

Interpretadas por Keeley Hawes, essas personagens apareceram no episódio Time Heist. A Senhorita Delphox é um clone da Madame, administradora do Bank of Karabraxos, que o Doutor encontra em seus dias de velhice como uma das pessoas mais ricas de todo o Universo, mas com um sentimento de culpa sem igual.

madame karabraxos plano critico

.

Skovox Blitzer

Este “simpático” robô de The Caretaker foi construído especialmente para a guerra e é classificado como uma das criaturas mais mortais do Universo da série. Um único Skovox é capaz de destruir um planeta inteiro. Curiosamente, eles se designam como “amigáveis”. Eles também acreditam que a resposta para a maioria dos problemas é eliminar (no sentido de destruir, matar) a sua fonte.

Skovox Blitzer plano critico

.

Spider Germ  &  Criatura-Ovo-Lua

No episódio Kill the Moon tivemos um dos conceitos mais interessantes para se discutir na série, “o que fazer com uma espécie que [pode ou não pode] destruir milhões indivíduos de outra espécie?“. Aí descobrimos que a nossa Lua é, na verdade, um ovo e que ela choca a cada parcela de milhões de anos. Infelizmente a criatura que sai da Lua não é mostrada com nitidez no episódio, mas a bactéria que se forma no líquido em torno da Lua-Ovo dá muito bem para ver… Um germe em forma de aranha.

spider germ kill the moon plano critico

.

Foretold

Soldado-múmia interpretado por Jamie Hill em Mummy on the Orient Express. O Doutor ouviu muito sobre o mito desse soldado, que segue a vida após a morte movido por uma tecnologia em mal funcionamento. Em uma viagem com Clara em um “Expresso do Oriente” galático, o Doutor enfim encontra o personagem e o ajuda a encontrar paz.

the-foretold.jpg plano critico

.

Rigsy

O simpático Rigsy, interpretado por Joivan Wade apareceu pela primeira vez no episódio Flatline. Ele teria uma importância grande na 9ª Temporada, por começar com ele a jornada que causou a morte de Clara.

Rigsy plano critico

.

Boneless

Metamorfos de duas dimensões (invasores de um Universo em 2D), esses vilões foram batizados de “Boneless” pelo 12º Doutor e apareceram pela primeira vez em Flatline.

Doctor-Who-Flatline plano critico

.

Missy

Gloriosa e adorada Timelady, diva, rainha, dominadora de tudo, interpretada por Michelle Gomez, com estreia em Deep Breath e revelação de sua identidade em Dark Water, Missy foi a encarnação do Mestre após a sua versão interpretada por John Simm.

missy plano critico

.

Kantrofarri  ou  Dream Crab

Estreando em Last Christmas, esses predadores que se alimentam da matéria do cérebro de humanoides tiveram grande importância, no sentido onírico, para um dos Especiais de Natal mais divertidos da Nova Série.

dream-crab plano critico

.

Papai Noel, Ian  e  Wolf

Não é a primeira vez que temos o Doutor em uma aventura com Papai Noel e elfos, mas no Especial Last Christmas, foi a primeira vez que tivemos um lado de fantasia e a aparição deles (em pessoa, não apenas em representação/bonecos) em um episódio da série! Santa Claus aqui é interpretado por Nick Frost e os elfos são interpretados por Dan Starkey (Ian) e Nathan McMullen (Wolf).

papai noel plano critico

.

Colony Sarff

Criatura-cobra interpretada por Jami Reid-Quarrell. Um dos servos de Davros, cuja missão era entrar em contato com várias pessoas que conheceram o Doutor e entregar uma mensagem que deveria atrair o Time Lord até o criador dos Daleks. Apareceu pela primeira vez em The Magician’s Apprentice.

colony sarf plano critico

.

Davros criança

Interpretado por Julian Bleach em The Magician’s Apprentice, tivemos pela primeira vez na série um olhar para o passado de Davros, o criador dos Daleks. Nessa história, o 12º Doutor o encontra ainda criança, na guerra em Skaro.

plano critico davros criança

.

Cass,  Lunn e os Fantasmas

Membros de uma missão de pesquisa subaquática a dupla Cass (Sophie Stone, atriz surda) e Lunn (Zaqi Ismail) formaram um dos casais mais fofos da era do 12º Doutor. Eles estrearam em Under the Lake, juntamente com os fantasmas, que mantêm o Doutor, Clara e toda a equipe da estação de mineração subaquática bastante ocupados.

fantasmas cass lunn

.

Albar Prentis  e  Fisher King

Albar, interpretado por Paul Kaye, é um Tivoliano que aparece como fantasma em Under the Lake e ainda vivo em Before the Flood. Já o Fisher King, um senhor da guerra, interpretado por Neil Fingleton (apenas figurino) e com vozes de Peter SerafinowiczCorey Taylor, aparece em Before the Flood.

plano critico doctor who

.

Ashildr / Me

A interessantíssima personagem de Maisie Williams na série já tem muitos nomes, tanto na TV quando no Universo Expandido: Ashildr, Lady Sherade, Ash El Dir, Alys, Me, the Knightmare. Ela apareceu pela primeira vez em The Girl Who Died e passou de uma simples garota viking para uma personagem imortal, após receber do Doutor um kit de cura (reparação) da espécie Mire. Afiliada aos Time Lords e à Quantum Shade, a personagem acendeu a ira do Doutor em Face the Raven, por ocasião da morte de Clara.

plano critico me dcotor who

.

Odin / Mire

“Odin” (David Schofield) era um holograma usado pelo líder dos Mire, uma espécie guerreira com grandes armaduras que faz sua estreia em The Girl Who Died.

odin mire plano critico

.

Leandro

Vivendo na Terra, no século 17, Leandro (interpretado por Ariyon Bakare) era um Leoniano, natural de Delta Leonis e aparece na série no episódio The Woman Who Lived.

leandro plano critico

.

Sandman, Gagan Rassmussen  e  474

Três destaques do geralmente odiado episódio de Mark Gatiss para a 9ª Temporada: Sleep no More. Os “Sandman”, também chamados de “Dust Men” e “Sleep Men”, são uma forma de vida carnívora criada no século 38, em um procedimento científico ligado à privação de sono e períodos de “reposição de sono”. Gagan Rassmussen (interpretado por Reece Shearsmith) foi o cientista que desenvolveu as cápsulas Morpheus que acabaram gerando os Sandman. E a 474 (interpretada por Bethany Black, a primeira atriz trans a interpretar um papel em Doctor Who) era uma Grunt — humano geneticamente criado para batalhas e missões de resgate — de cinco anos, designada para salvar uma equipe de pesquisas.

sandman plano critico dcotor who sleep

.

The Veil

Vilão de um dos melhores episódios de toda a série, Heaven Sent, o Veil é uma construção mecânica que de alguma forma ganhava a aparência dos pesadelos do Doutor. A criatura se assemelha muito à visão geral da Morte, mas sem a foice. O toque o The Veil é capaz de queimar a pele e condena o indivíduo à morte, mas não imediatamente.

plano critico doctor who heaven sent

.

King Hydroflax  e  Scratch

Interpretado por Greg Davies, King Hydroflax apareceu no Especial de Natal The Husbands of River Song. Ele era casado com River e estava morrendo, até que descobre que a esposa quer matá-lo para tirar uma importante pedra preciosa que está em seu cérebro. Scratch, interpretado por Robert Curtis é um dos membros da Shoal of the Winter Harmony, que voltaria à série, em sua forma original (cérebros sem corpo). Aqui, ele é apenas um “invólucro” que abre a cabeça e, dentro dela, guarda coisas importantes.

king hydroflax

 .

Nardole  e  Grant / The Ghost

Nardole, interpretado por Matt Lucas, apareceu em The Husbands of River Song. Inicialmente ele foi assistente de River, depois ficou dentro do corpo de Hydroflax e em seguida teria um papel muito importante na série, sendo resgatado pelo Doutor, ganhando um corpo e se tornando companion. Grant (interpretado por Justin Chatwin), era uma criança viciada em quadrinhos de super-heróis. Ele conheceu o Doutor aos 12 anos e, por um engano de comunicação, engoliu uma Hazandra achando que era remédio para resfriado e ganhou “poderes”, adotando, no futuro, o nome The Ghost.

grant the ghost

.

Bill Potts

Bill, interpretada por Pearl Mackie, apareceu pela primeira vez no minisode Friend from the Future (2016), em uma cena dela e do Doutor correndo dos Daleks na Guerra Dalek-Movellan. Ela se tornaria companheira do 12º Doutor na 10ª Temporada, tendo apenas um ano no papel. Seu final como personagem tem dois tempos, o primeiro trágico e o segundo, belo e esperançoso.

doctor-who-series-10-bill-pearl-mackie-plano critico

.

Heather / The Pilot

Heather interpretada por Stephanie Hyam era uma estudante da St Luke’s University, onde o Doutor estava dando aula e guardando o cofre onde estava Missy. Ela acabou sendo “infectada” pelo que sobrou do óleo de uma nave espacial alienígena que pousara nas proximidades e foi “escolhida” pelo óleo senciente para se tornar um Piloto, uma forma de vida que manipula elementos líquidos e consegue agrupar e desagrupar formas e átomos. Tem grande importância no final da 10ª Temporada.

the pilot heather plano critico

.

Emojibots

Afiliados aos Vardy, os microbots que coletivamente os controlam, esses Emojibots apareceram pela primeira vez no episódio Smile, passando uma falsa sensação de fofura para depois atacarem os humanos que demonstravam tristeza.

emojibots

.

The Landlord  e  Dryads

Do episódio mais fraco da 10ª Temporada, o Landlord é interpretado pelo grande ator David Suchet. Ele alimentava os Dryads com novos inquilinos para sua casa. Os Dryads são uma espécie de inseto que vivem em madeira e se alimentam de humanos.

plano critico doctor who

.

The Monks

Os Monges são metamorfos humanoides que usaram de simulação virtual para programar uma grande invasão da Terra. Eles aparecem pela primeira vez em Extremis e ganharam o seu próprio arco, com 3 episódios.

plano critico doctor who monges

.

Eaters of Light, Kar  e  Lucius

Os Eaters of Light são como grandes grilos extra-dimensionais que, ao chegarem a um novo Universo, se fortalecem e ficam cada vez mais com fome de luz, chegando a apagar estrelas de uma Galáxia inteira. Kar (interpretada por Rebecca Benson) era uma Picto cujo sacrifício é lembrado até hoje pelos corvos, que chamam o seu nome. Lucius (interpretado por Brian Vernel) era um centurião da 9ª Legião Romana que se interessou por Bill e terminou lutando com Kar e outros soldados no portal dimensional entre a Terra e os devoradores de luz.

plano critico doctor who eater of light lucius

E aí, o que acharam da lista? Dos personagens que apareceram nesta era do 12º Doutor, quais são os seus favoritos? Quais são os que você não suporta? Quais personagens desta era você colocaria em uma lista pessoal de “inesquecíveis”? Qual ou quais personagens você gostaria que tivesse aparecido em destaque nesta lista?

LUIZ SANTIAGO. . . .Depois de recusar o ingresso em Hogwarts, fui abduzido pelo Universo Ultimate. Lá, tive ajuda do pessoal do Greendale Community College para desenvolver técnicas avançadas de um monte de coisas. No mesmo período, conheci o Dr. Manhattan e vi, no futuro, Ozymandias ser difamado com a publicação do diário de Rorschach. Hoje costumo andar disfarçado de professor, mas na verdade sou um agente de Torchwood, esperando a TARDIS chegar na minha sala de operações a qualquer momento.