Lista | Edgar Wright – Os Filmes Ranqueados

edgar-wright-filmes-ranqueados-plano-critico

Edgar Wright conta com uma curta, mas bastante significativa filmografia, tendo nos entregado ótimos filmes com sua trilogia do Cornetto, Scott Pilgrim Contra o Mundo e, claro, Em Ritmo de Fuga. Nessa ocasião, do lançamento de seu novo longa-metragem, decidimos ranquear todos os seus filmes (atualmente disponíveis), deixando somente de fora o mais recente, por ainda estar fresco em nossas mentes, não permitindo que o hype fale mais alto!

Como todas as listas essa é uma de caráter bastante pessoal e reflete apenas a opinião minha, portanto, não fiquem com raiva que seu filme preferido do diretor não ficou em primeiro lugar, ao invés disso comentem lá embaixo com a sua própria lista. Independente do posicionamento, fortemente recomendo que assistam todas essas obras, pois não irão se arrepender.

Além disso, não deixem de acessar nossas críticas (algumas escritas pelo Lucas Nascimento, portanto as notas não necessariamente refletem a opinião aqui colocada), basta clicar nos títulos ou imagem para serem redirecionados para as análises!

6. Dead Right
(idem, 1993)

dead-right-plano-critico

Seu primeiro longa, filmado em sua cidade natal, com um elenco formado pelos seus amigos, é claramente uma obra amadora, mas, na qual, o diretor já demonstra algumas de suas marcas, como os chicotes, cortes rápidos para planos detalhes, dentre outras características que seriam vistas em seus posteriores sucessos de crítica e público. Dead Right é uma espécie de “versão bruta” de Chumbo Grosso e uma perfeita amostra de como o realizador evoluiu desde seu humilde começo de carreira.

5. A Fistful of Fingers
(idem, 1995)

a-fistful-of-fingers-plano-critico

Uma grande sátira aos western, especialmente os spaghettiA Fistful of Fingers traz menos semelhanças estéticas com os posteriores trabalhos de Wright, mas certamente nos diverte com seu humor “pastelão”, ainda que esse exagere em alguns pontos. Vemos claramente aqui como o diretor ainda buscava se encontrar em termos de linguagem cinematográfica. Mesmo com deslizes no roteiro e produção, essa certamente é uma obra que merece ser vista.

4. Scott Pilgrim Contra o Mundo
(Scott Pilgrim vs. the World, 2010)

ScottPilgrimVStheWorld

A adaptação dos quadrinhos de Bryan Lee O’Malley certamente é um dos longas mais amados de Wright e, ouso dizer, que considero o filme melhor do que a obra original! Scott Pilgrim Contra o Mundo combinou perfeitamente com o estilo próprio do realizador, que primeiro introduz um (quase) típico romance adolescente para, repentinamente, alterar o tom do filme completamente com a chegada do primeiro ex de Ramona. Embora seja muito longo, essa é uma obra que merece ser revisitada várias vezes, proporcionando um belo entretenimento, especialmente para os fãs da cultura geekgamers em geral.

3. Heróis de Ressaca
(The World’s End, 2013)

herois-de-ressaca-plano-critico

O capítulo final da trilogia do Cornetto apresenta o mesmo problema de Scott Pilgrim: ele é longo demais, contando com sequências desnecessariamente longas, algumas inteiramente dispensáveis. Apesar disso, essa ficção científica, clara sátira de Vampiros de Almas, nos cativa desde o início, com ótimas interpretações de Simon Pegg e Nick Frost, além de um dinâmico e envolvente trabalho de direção por parte de Wright. Vemos aqui um diretor claramente mais maduro, quando comparamos essa obra aos seus primórdios, aspecto, que por si só, já torna Heróis de Ressaca profundamente gratificante.

2. Todo Mundo Quase Morto
(Shaun of the Dead, 2004)

shaunofthedead2

Não foi tarefa fácil escolher entre Todo Mundo Quase MortoChumbo Grosso para ocupar a primeira posição, mas a primeira entrada da trilogia do Cornetto ficou, por muito pouco, em segundo lugar. Como esquecer a icônica sequência no bar ao som de Don’t Stop Me Now? Temos aqui a perfeita fusão de zumbis e comédia, não por acaso foi esse o longa-metragem que catapultou a carreira de Wright, um diretor único no que ele faz!

1. Chumbo Grosso
(Hot Fuzz, 2007)

HotFuzz

Chegamos ao primeiro colocado, o inigualável Chumbo Grosso, no qual Edgar Wright oferece o seu melhor! Paródia dos filmes policiais americanos, algo já realizado pelo diretor em Dead Right, mas aperfeiçoado aqui, o filme certamente se configura como uma das melhores comédias do século XXI, com Simon Pegg e Nick Frost nos proporcionando com uma dupla cativante, inesquecível, isso sem falar no restante do elenco de peso, com nomes como Timothy Dalton, Jim Broadbent, Bill Nighy, Martin Freeman, dentre muitos outros. O que Wright cria aqui é um humor pautado no exagero, o qual funciona plenamente, capaz de nos garantir boas gargalhadas durante a projeção!

#########

Então, o que acharam da lista? Concordaram, não concordaram? Deixem suas opiniões abaixo nos comentários, nos dizendo o que acham da filmografia do diretor!

GUILHERME CORAL. . . .Refugiado de uma galáxia muito muito distante, caí neste planeta do setor 2814 por engano. Fui levado, graças à paixão por filmes ao ramo do Cinema e Audiovisual, onde atualmente me aventuro. Mas minha louca obsessão pelo entretenimento desta Terra não se limita à tela grande - literatura, séries, games são todos partes imprescindíveis do itinerário dessa longa viagem.