Lista | Homem-Aranha: Os Filmes Ranqueados

Mais um filme do Cabeça-de-teia chega aos cinemas e, como não poderíamos deixar de fazer, elaboramos um ranking de todos os longa-metragens protagonizados pelo Aracnídeo. Deixamos De Volta ao Lar pois muitos ainda não viram e pode ser que a percepção do filme acabe mudando de tempos para cá (afinal, o hype costuma afetar a percepção de muitas pessoas).

Dessa lista participaram J. Jonah Ritter, Luiz “Homem com Areia” Santiago, Lucas “nudes do Tobey Maguire” Nascimento, Guilherme “emo-parker” Coral, Adriano “Octopus” de Oliveira, Gabriel “Lagarto” CarvalhoGiba Verde, Handerson “Kraven” Ornelas e Fernando Campos 2099. Confiram o posicionamento de cada um abaixo e não se esqueçam de, depois, comentarem com o seu ranking pessoal!

5º lugar (12 pontos):
O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro

spidercapa

Alguém tinha dúvidas de que esse ficaria em último lugar? O primeiro filme do Aracnídeo dirigido por Marc Webb já não fora tão espetacular como o título sugeria, mas esse parece pegar tudo que havia de ruim no terceiro de Sam Raimi e junta com outros aspectos negativos. Temos vilões em excesso – sim, tecnicamente são dois, mas a morte de Gwen Stacy é importante demais para dividir o tempo em tela com outra história; personagens mal-desenvolvidos (Harry, estou olhando para você); Outros que simplesmente partem da água para o vinho, como o próprio Electro; sem falar em outras questões que pedem demais do espectador, vide a aparência do anatagonista azul, sua personalidade enquanto “pessoa normal” ou a base subterrânea do pai de Peter. Uma verdadeira tragédia, do início ao fim.

4º lugar (16 pontos):
O Espetacular Homem-Aranha

amazing-spider-man2

Eis que o primeiro de Marc Webb não segue muito atrás, ou seria na frente? Apesar de acertar no tom do herói enquanto veste a máscara, o reboot perverte toda a persona de Peter Parker, o colocando como um garoto descolado e não o tímido geek/ nerd que se liberta assim que veste o manto do Aranha. Esse, porém, está longe de ser o maior problema do filme, que apenas repete inúmeros dos elementos vistos em Homem-Aranha, de Sam Raimi, o qual ainda estava bem fresco em nossas memórias. Nesse processo, infelizmente, ele perde muito do brilho que fizeram os dois filmes iniciais tão bons, transformando essa em uma aventura pasteurizada, sem emoção, com personagens com os quais não conseguimos nos envolver verdadeiramente.

3º lugar (19 pontos):
Homem-Aranha 3

homem_aranha_3_plano_critico

Chegamos à ovelha negra da trilogia de Sam Raimi, o infame Homem-Aranha 3, com direito a emo-parker, dancinha no meio da rua e 150 vilões, sendo um deles uma versão do Venom de se dar vergonha. Tudo estava caminhando tão bem para a trilogia, mas, é claro que o estúdio fala mais alto, exigindo inúmeras coisas (incluindo a presença massiva de antagonistas) de Raimi, o que acabou estragando a obra. Com um ritmo desenfreado, confuso, repleto de pulos de A para C, sem mais nem menos, o longa ainda consegue divertir (um pouco).

2º lugar (34 pontos):
Homem-Aranha

spider-man 2002 im des

X-Men: O Filme pode ter sido o primeiro filme de super-heróis dessa leva mais moderna, mas foi Homem-Aranha, de Sam Raimi, que definiu o caminho a ser trilhado pelo subgênero desde então. Raimi não teve medo de abraçar os quadrinhos, colocando o Aracnídeo em sua roupa colorida, com direito a um vilão tirado de Power Rangers. Brincadeiras à parte, apesar de sua caracterização enquanto Duende Verde, Norman Osborn continua sendo um dos melhores antagonistas dos filmes de quadrinhos e o Aranha de Tobey Maguire, mesmo quinze anos depois, continua com todo o seu brilho. Uma aventura divertida e de ampla importância para o cinema.

1º lugar (38 pontos):
Homem-Aranha 2

homem-aranha-2

A continuação do filme de 2002 simplesmente pegou tudo o que fora apresentado e melhorou em todos os sentidos possíveis. O resultado é um dos mais memoráveis filmes de heróis já feito, com uma sequência em específico verdadeiramente inesquecível (a do trem, é claro). Com a proposta ousada de colocar o icônico Doutor Octopus nas telonas, Sam Raimi nos entrega o auge de sua trilogia, um filme que sabe, igualmente, trabalhar o Aracnídeo e Peter Parker, não esquecendo de todos os coadjuvantes, que vão desde Mary Jane até Harry Osborn. Certamente a obra merece o primeiro lugar dessa lista.

Hors-concours

Homem-Aranha: De Volta ao Lar

homem-aranha-de-volta-ao-lar-plano-critico

Ficou triste que De Volta ao Lar não fez parte dessa lista? É a vida, os budistas já sabiam que tudo é sofrimento, mas não se preocupe, quando o próximo filme estrear, essa nova aventura do aranha (que já não vai ser tão nova assim) entrará nessa lista e você terá outro motivo para sofrer, já que o novíssimo ficará de fora.

Brincadeiras à parte, De Volta ao Lar foi um ótimo reboot e, se dependesse de mim, ele ficaria na terceira posição, logo atrás de Homem-Aranha, de Sam Raimi.

###############

E quanto a você? Como posicionaria cada um dos filmes do Aracnídeo? Deixe seu ranking abaixo nos comentários!

GUILHERME CORAL. . . .Refugiado de uma galáxia muito muito distante, caí neste planeta do setor 2814 por engano. Fui levado, graças à paixão por filmes ao ramo do Cinema e Audiovisual, onde atualmente me aventuro. Mas minha louca obsessão pelo entretenimento desta Terra não se limita à tela grande - literatura, séries, games são todos partes imprescindíveis do itinerário dessa longa viagem.