Lista | Os Decepados em Star Wars

Uma das maiores características de Star Wars é a presença do gore light em praticamente todos os filmes. Nos episódios, não é incomum nos depararmos com personagens que tem seus membros cortados por sabres de luz. Alguns saem com vida. Outros não. Segue a nossa lista dos célebres decepados e decapitados de toda a franquia. (Lista a ser atualizada com a vinda do Episódio VII)

1. C3P0, o androide feito de louça.

Filme: Episódio IV
O que é cortado: braço esquerdo

Nem aparece no filme, mas quando Luke, C3p0  e R2D2 são atacados pelo Povo da Areia, o Droid de Protocolo perde seu braço fora de cena, depois de cair para trás de susto (???).

2. Ponda Baba, mais conhecido como o tiozinho
que comprou briga na hora errada em Uma Nova Esperança.

Filme: Episódio IV
O que é cortado:
braço direito

A visita de Luke Skywalker à Cantina de Mos Eisley certamente foi traumática. Depois de um típico tiroteio histórico, Ponda Baba e seu amigo, Evazan, foram logo provocar o único cidadão a ser escoltado por um cavaleiro Jedi que está too old for this sh!t. O resultado? Confira no vídeo. Ponda Baba sempre será o nosso primeiro ser biológico decepado em Star Wars!

3. Obi-Wan, o bom velhinho, perde a cabeça (sqn).

Filme: Episódio IV
O que é cortado: tecnicamente, nada, mas, teoricamente, a cabeça

Ok, é verdade. Nada é efetivamente decepado ou mesmo cortado nessa cena, mas a intenção de Darth Vader era aparar a altura de seu ex-mestre que, com vontade de se transformar em Gasparzinho, basicamente comete suicídio-por-Vader. Essa não vale? Ora, então a Força definitivamente não está com você!

4. Wampa, o abominável homem das neves de Hoth.

Filme: Episódio V
O que é cortado: braço direito

Novamente, esses alienígenas sempre compram briga com as pessoas erradas. Mesmo depois de Darth Vader ter vaporizado Obi-Wan, Luke adquiriu o gosto pelo desmembramento. Sorte a dele que o Wampa é um bicho que prefere comer suas presas em casa. No caso dele, o lanchinho saiu muito caro.

https://www.youtube.com/watch?v=OOvJOV0PxHg

5 Luke Skywalker no pior dia de sua vida.

Filme: Episódio V
O que é cortado: mão direita

É como dizem: o que vai, volta. Karma’s a bitch. Depois de assistir o pobre Ponda Baba ser decepado e ter cortado fora o braço do faminto Wampa atentando contra a restrita fauna de Hoth, os seres alienígenas finalmente obtêm sua vingança!

Aparentemente, Darth Vader achou uma ótima ideia cortar a mão de seu filho logo antes de contar o maior segredo das galáxias: ele é o pai de Luke Skywalker. A sorte é que a Força é forte nos Skywalker. Logo após o pulo suicida, Luke consegue ficar agarrado em uma das antenas de Bespin, a Cidade das Nuvens para ser resgatado por Leia, Chewie e Lando. Luke acostuma-se rapidamente com a ideia de Darth Vader ser seu pai e não guarda rancor pela “cirurgia” improvisada.

6. Darth Vader, prestes a cumprir a profecia.

Filme: Episódio VI
O que é cortado:
mão direita

O Karma ataca novamente a família Skywalker. Após cortar a mão de seu filho, Darth Vader acaba perdendo sua mão robótica. Dessa vez, é Luke, com sua própria mão robótica, que dá a lição no pai.

Esses desmembramentos marcam a carnificina da trilogia original, mas quem disse que George Lucas pararia por aí? Na Trilogia Prelúdio é onde a coisa pega fogo de verdade.

7. Darth Maul, o primeiro “desmembrado” da nova trilogia

Filme: Episódio I
O que é cortado: uma pessoa inteira, pela metade

Digam aí, quem esperava que Darth Maul seria cortado ao meio no clímax de A Ameaça Fantasma? Certamente eu não esperava. Uma das cenas mais chocantes de toda a saga potencializada pela morte de Qui-Gon Jin. Não sabemos se ser cortado ao meio pode ser caracterizado como “decepamento” ou coisa do gênero, mas vocês entenderam, não?

8. Zam Wessel, a caçadora de confusão

Filme: Episódio II
O que é cortado: mão direita

Zam Wessel não dá uma dentro. Depois de tentar por duas vezes matar Padmé e não conseguir (mal sabe ela que bastava entristecer a moça para ela morrer…), a caçadora de recompensas acaba dentro de um bar com Obi-Wan Kenobi. E todo mundo sabe que não se brinca com Obi-Wan em bares, pois ele gosta de cortar membros nesses locais. Ou foi aqui que começou essa predileção sinistra do sujeito?

https://youtu.be/4hOdNAe6Hcc

9. Jango Fett, o assassino de rinocerontes alienígenas

Filme: Episódio II
O que é cortado:
mão direita e cabeça

Durante a luta muito acalorada do “Coliseu”, Jango Fett, após ser atropelado pelo tal rinoceronte alienígena, tem sua mão decepada por Mace Windu, o Jedi mais cabra macho da Trilogia Prelúdio. E, não satisfeito, Mace ainda corta a cabeça de Jango. George Lucas, com seu gosto pela tragédia, faz Bobba, o filho de Jango, assistir a morte de seu pai.

Esta marca a primeira decapitação em Star Wars.

https://www.youtube.com/watch?v=f2rxsiOlUa0

10. Acklay, morto pelo insensível do Obi-Wan

Filme: Episódio II
O que é cortado: duas pernas

Em mais um atentado contra a fauna galáctica, Obi-Wan assassina o pobre e simpático Acklay com requintes de crueldade, primeiro cortando duas de suas belas e torneadas pernas e, girando o sabre de luz como uma cheerleader, o enfia na cabeça do bichano… Chamem a SUIPA!

11. Anakin, metido a besta, perdeu quase o braço inteiro

Filme: Episódio II
O que é cortado: mais da metade do braço direito

Ainda não completamente do Lado Negro da Força, mas já se achando o máximo, Anakin Skywalker leva uma sova do Conde Dooku, tendo seu braço quase que inteiramente cortado pelo bom e velho Saruman. Mas todo mundo sabe que o rapazinho não ficaria satisfeito perdendo só um braço, não é mesmo?

12. Conde Dooku, o capacho de Darth Sidious

Filme: Episódio III
O que é cortado: duas mãos e uma cabeça

Marcando mais uma das “coincidências” e das vinganças típicas da saga, a batalha de Anakin Skywalker & Obi-Wan Vs. Conde Dooku foi importante para delinear a figura tenebrosa que o herói estava se tornando. Depois de ter quase seu braço inteiro cortado pelo Conde Dooku, Anakin dá o troco ao cortar as duas mãos do lorde Sith.

Também, não satisfeito, aproveitando a ausência de Obi-Wan e sob a influência de Palpatine, Anakin decapita o Sith derrotado com uma tesourada mista, 50% Jedi e 50% Sith.

13. General Grievous, o andróide que queria ser Sith

Filme: Episódio III
O que é cortado:
duas mãos

Mesmo tendo rápida presença na saga, General Grievous tocou o terror no seriado animado das guerras clônicas que foi transmitida no Cartoon Network. Sendo tão poderoso no desenho com sua habilidade de lutar com até cinco sabres de uma só vez, era muito aguardada a batalha que marcaria o fim do General em A Vingança dos Sith.

O encarregado para varrer o androide da face do universo foi Obi-Wan. Após cavalgar em um iguana gigante, Obi-Wan luta com Grievous e vai decepando seus braços para diminuir a quantidade de sabres de luz que o vilão empunhava. Porém o final de Grievous foi mais agonizante. Tiros de pistola blaster bem em seu coração. A dor foi tanta que até seus olhos pegaram fogo. Intenso.

14. Mace Windu, o cabra macho das galáxias

Filme: Episódio III
O que é cortado: mão direita

Certamente a morte de Mace Windu foi uma das mais tristes e dolorosas de todos os filmes Star Wars. Os motivos eram simples: o personagem era muito legal, além de ser interpretado pela lenda Samuel L. Jackson.

Fora que a cena é pesada. Rola um drama intenso, baita climão. Traição da mais alta ordem. A morte de Mace Windu marca o nascimento de Darth Vader. Tragam seus lenços se forem assistir ao vídeo.

15. Anakin Skywalker, falhando na profecia

Filme: Episódio III
O que é cortado: braço esquerdo e duas pernas

Uma das cenas mais impactantes e poderosas da saga. A imagem de Anakin, completamente mutilado pegando fogo e chorando de ódio enquanto Mustafar vai explodindo. Ironicamente, o único membro que sobrevive ao corte certeiro de Obi-Wan, além da cabeça, é seu braço robótico. Esses Jedi têm um senso de humor doentio.

https://www.youtube.com/watch?v=_xP3fI7yn5s

Hors Concours

C-3PO e os Droids, os orcs de Star Wars

Superando Anakin, C-3PO foi o único personagem a ser completamente trucidado e desmembrado, além de ter sido o primeiro ser a perder algum membro em toda a saga se olharmos pela ordem de lançamento no cinema. Esse é digno da Força! Além dele, fica a homenagem para os Droids B1 e B2 que foram dilacerados, destruídos, dizimados, aniquilados, jogados, esmagados, explodidos, quebrados, além de sofrerem a versão apocalíptica do bug do milênio.

Esquecemos de alguém? Quem será o próximo personagem a ser mutilado no Episódio VII? Comente!

MATHEUS FRAGATA . . . Estudo cinema na UFSCar seguindo o sonho de me tornar Diretor de Fotografia. Sou apaixonado por filmes desde que nasci, além de ser fã inveterado do cinema silencioso e do grande mestre Hitchcock. Acredito no cinema contemporâneo, tenho fé em remakes e reboots, aposto em David Fincher e me divirto com as bobagens hollywoodianas. Tenho sonhos em 4K, coloridos e em preto e branco. Sempre me emociono com as histórias contadas por esta arte. Agora busco a oportunidade de emocionar alguém com as que tenho para contar.