Lista | Os Filmes (originais) de 2014 Que Ansiosamente Aguardamos

Está chegando o final de ano e é hora de olharmos para o quem vem por aí. Confabulamos muito e montamos uma lista dos 20 filmes originais que mais aguardamos em 2014. As regras são simples: (1) tem que ser filmes ainda não lançados no cinema no Brasil mesmo que já tenham sido lançados fora do Brasil e (2) todos devem ser originais, ou seja, não podem ser continuações, prelúdios, spin-offs e reboots de outros filmes.

Mas pode deixar que faremos uma segunda lista, muito em breve, somente dedicada às continuações e afins.

Participaram da elaboração da lista Ritter “Birdman” Fan, Luiz “Budapest” Santiago, Guilherme “Medicus” Coral, Rafael “Ninfo” Oliveira e Sidnei “Noé” Cassal.

Fiquem com a lista e, como sempre, queremos saber o que vocês acharam. Deixamos algo de fora? Incluímos algum que você não concorda? As datas de lançamento no Brasil são apenas previsões e poderão mudar.

O Vento Está Soprando (The Wind Rises, dir: Hayao Miyazaki)

lista wind rises

Luiz “Budapest” Santiago: Filme anunciado por Hayao Miyazaki como sendo o “filme de sua aposentadoria”, O Vento Está Soprando é uma biografia em animação. Mas uma biografia muito especial, e envolvendo a II Guerra Mundial, porque retrabalha a história do piloto do Mitsubishi A6M Zero. Com a delicadeza típica do diretor e uma ótima trilha sonora, o trailer do filme já nos deixa com vontade de voar. Vai ser uma sessão e tanto.

Previsão de lançamento no Brasil: ainda sem previsão.

The Grand Budapest Hotel (dir: Wes Anderson)

lista grand budapest hotel

Luiz “Budapest” Santiago: Acho que não existe um cinéfilo que não fique esperando pela nova fantasia-realidade de Wes Anderson sair nos cinemas e ir correndo assistir. Nos últimos anos, o diretor tem se mostrado um grande criador de realidades maravilhosas e com certeza estarei lá para apreciar The Grand Budapest Hotel assim que for lançado.

Previsão de lançamento no Brasil: 04 de abril.

Caçadores de Obras Primas (The Monuments Men, dir: George Clooney)

lista monumens men

Luiz “Budapest” Santiago: Arte, Segunda Guerra Mundial, George Clooney, Cate Blanchett, por que eu não iria querer ver esse filme? Clooney já provou que é um bom diretor (se você não viu Confissões de uma Mente Perigosa ou Tudo Pelo Poder, por favor, veja), e todo mundo sabe o que ele pode apresentar como ator. O tema do filme é pra lá de interessante, o elenco é bom, e… bem, promete muito.

Sidnei “Noé” Cassal: Aposta quase certa para o Oscar 2015. George Clooney dirige novamente um elenco de estrelas: ele próprio, Matt Damon, Cate Blanchett, Jean Dujardin, Bill Murray num drama que se passa na 2ª Guerra Mundial sobre o resgate de obras de arte surrupiadas pelos nazistas.

Previsão de lançamento no Brasil: 14 de fevereiro

O Lobo de Wall Street (The Wolf of Wall Street, dir: Martin Scorsese)

Leonardo Dicaprio in The Wolf Of Wall Street

Luiz “Budapest” Santiago: Desde que eu vi o trailer desse filme ele foi para a minha lista de “chega logo!”. A história é a cara do Scorsese, que sabe pegar temas fortes e trabalhá-los de maneira cativante e brilhante, como mostra praticamente toda a sua filmografia. E ainda tem DiCaprio, mais uma vez numa interpretação caça-Oscar (parece um comentário preconceituoso de alguma forma, mas não é, eu já deixei de não gostar do DiCaprio a algum tempo…), só que dessa vez ele tem um elenco monstruoso trabalhando com ele, e só pelo trailer já dá pra perceber que vamos ficar muito feliz em ver esse time em ação. Ah, tio Scorsese, só você mesmo pra nos deixar ansiosos assim…

Guilherme “Medicus” Coral: Um filme de Martin Scorsese. Basta dizer isso para eu querer ver o filme, não preciso sequer ver a sinopse ou assistir qualquer trailer. E quem melhor que o genial cineasta para retratar ascensão e queda? Basta assistir Touro Indomável, Os Bons Companheiros, O Aviador e Cassino para saber que essa já virou uma marca de Scorsese.

Rafael “Ninfo” Oliveira: Martin Scorsese e Leonardo DiCaprio juntos mais uma vez. Precisa de mais?

Previsão de lançamento no Brasil: 14 de fevereiro

Interstellar (dir: Christopher Nolan)

lista interstellar

Luiz “Budapest” Santiago: Depois de redefinir a franquia Batman nos cinemas (menos pelo último filme, que não é tão bom assim), Nolan aposta agora em um filme de ficção científica, que é um dos meus gêneros favoritos de praticamente todas as mídias narrativas, logo, não tem como eu não ficar curioso e esperar para ver esse filme. As informações sobre ele ainda não são tantas, mas a curiosidade aumenta à medida que fotos e entrevistas surgem. É claro que depois de Gravidade, filmes sobre o espaço precisam trazer algo muito bom para serem notáveis. Será que será com Nolan que teremos outro filmão do gênero nos cinemas?

Rafael “Ninfo” Oliveira: Christopher Nolan brincando com teorias sobre a gravidade e outras hipóteses não comprovadas por Albert Einstein? Esperando, no mínimo, mais uma obra engenhosa do diretor, pois a ousadia já fala por si só.

Previsão de lançamento no Brasil: 07 de novembro

O Físico (Der Medicus, dir: Philipp Stölzl)

lista medicus

Guilherme “Medicus” Coral: Na lista dos maiores erros de tradução, O Físico (que deveria se chamar O Médico), é baseado no livro homônimo de Noah Gordon, sobre um inglês cristão que viaja através da Europa do século XI para estudar medicina na Pérsia em uma universidade que não aceita cristãos. Para isso ele se disfarça de judeu. Além de uma ótima história, o filme conta com Ben Kingsley e Stellan Skarsgard. Basta esperar que a adaptação chegue aos pés do material original.

Previsão de lançamento no Brasil: 03 de janeiro.

Guardiões da Galáxia (Guardians of the Galaxy, dir: James Gunn)

lista guardians

Guilherme “Medicus” Coral: Confesso não conhecer absolutamente nada sobre os quadrinhos nos quais o filme é baseado. Mas convenhamos: quem não está curioso para ver como a Marvel vai colocar um guaxinim falante que usa armas pesadas em um filme?

Previsão de lançamento no Brasil: 22 de agosto.

Ninfomaníaca (Nymphomaniac, dir: Lars von Trier)

lista nymphomanaic-charlotte-gainsbourg-1

Guilherme “Medicus” Coral: Eu tenho medo desse filme, realmente tenho. Primeiro disseram que teria 4 horas de duração, depois passou para 5 horas e agora foi dividido em duas partes. Até aí tudo bem, mas e um filme de Lars von Trier com o foco no sexo e quem já viu Anticristo sabe o quão perturbador isso pode vir a ser.

Rafael “Ninfo” Oliveira: Gostando ou não do cinema de Lars von Trier, seus filmes provocativos e desafiadores, além das polêmicas pessoais em que o diretor se envolve, sempre aguçam nossa curiosidade acerca de seus projetos. E convenhamos, a campanha de marketing do filme em questão tem sido uma das mais chamativas da carreira do diretor.

Previsão de lançamento no Brasil: Parte 1 em 10 de janeiro e Parte 2 prevista para março.

Need for Speed (dir: Scott Waugh)

lista need for speed

Guilherme “Medicus” Coral: Não estou curioso pelo filme em si, não espero absolutamente nada dele. O motivo pelo qual ele está nesta lista é por Aaron Paul. Depois de sua brilhante atuação em Breaking Bad como Jesse Pinkman, estou ansioso para ver seu próximo trabalho e até onde sua atuação pode chegar.

Previsão de lançamento no Brasil: 14 de março.

Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (dir: Daniel Ribeiro)

lista eu não quero

Rafael “Ninfo” Oliveira: Daniel Ribeiro produziu dois curtas belíssimos tratando sobre o homossexualismo em fases distintas: Café com Leite sobre o relacionamento entre dois homens adultos e Eu Não Quero Voltar Sozinho, sobre dois adolescentes (um deles cego) descobrindo novos rumos acerca de sua sexualidade. A oportunidade de Daniel Ribeiro em filmar seu primeiro longa e poder explorar este tema mais a fundo é algo digno de grandes expectativas.

Previsão de lançamento no Brasil: 28 de março.

Noé (Noah, dir: Darren Aronofsky) 

lista russell-crowe-noah

Rafael “Ninfo” Oliveira: Quem assistiu ao trailer deve concordar que Noah parece com tudo, menos com um filme de Darren Aronofsky. Mas estamos falando do realizador de obras arrebatadoras, tais como Réquiem para um Sonho e Cisne Negro, ou seja, certeza que podemos esperar algo tão surpreendente quanto qualquer outro projeto do diretor.

Sidnei “Noé” Cassal: Aronofsky dirige Russell Crowe no papel título desta investida do visionário diretor no tema bíblico da Arca de Noé. A curiosidade é grande.

Previsão de lançamento no Brasil: 04 de abril.

Ela (Her, dir: Spike Jonze)

lista her-spike-jonze-1

Sidnei “Noé” Cassal: Recepção calorosa pela crítica americana, esta nova tresloucada aventura de Spike Jonze mostra um homem
(Joaquin Phoenix, numa elogiadíssiama atuação) apaixonado pela voz de uma mulher (não é qualquer mulher, é Scarlett Johansson!).

Previsão de lançamento no Brasil: 17 de janeiro.

Fruitvale Station – A Última Parada (Fruitvale Season, dir: Ryan Coogler)

lista fruitvale-station

Sidnei “Noé” Cassal: O filme independente americano de 2013 de maior consagração este ano, com uma surpreendente bilheteria para um filme simples, barato, mas profundamente humano – é o que dizem, ainda não vi, mas quero muito ver.

Previsão de lançamento no Brasil: 31 de janeiro.

A Imigrante (The Immigrant, dir: James Gray)

lista imigrante

Sidnei “Noé” Cassal: O apenas mediano diretor James Gray surpreendeu em Cannes com este filme, que reúne no elenco Marion Cotillard, Joaquin Phoenix e Jeremy Renner, razão suficiente para despertar o interesse em assistir.

Previsão de lançamento no Brasil: março.

Birdman (dir: Alejandro González Iñárritu)

lista birdman-gonzalez-inarritu

Ritter “Birdman” Fan: Iñárritu entrando no “gênero” de super-heróis, mas sem entrar de verdade? Com Edward Norton, Emma Stone, Michael Keaton e Naomi Watts? Não tem como eu não caçar esse filme até os confins do inferno!

Previsão de lançamento no Brasil: ainda sem previsão.

Gone Girl (dir: David Fincher)

lista gone girl

Ritter “Birdman” Fan: Projeto encabeçado por David Fincher que adaptará o romance de mesmo nome de Gillian Flynn, sobre uma mulher que desaparece no dia do aniversário de seu casamento. O livro tomou o mundo de assalto por sua narrativa incerta, cheia de mistérios e reviravoltas e suspense. Prato cheio para Fincher. O filme terá no elenco Ben Affleck, Rosamund Pike e Neil Patrick Harris, uma combinação no mínimo curiosa. Mas o que vem de Fincher costuma ser muito competente, não é mesmo? Ok, com exceção de Alien 3

Previsão de lançamento no Brasil: ainda sem previsão.

Inherent Vice (dir: Paul Thomas Anderson)

lista inherent vice

Ritter “Birdman” Fan: Apesar dos problemas que tive para aturar O Mestre, o conjunto da obra de Paul Thomas Anderson é magnífico. Assim, qualquer projeto dele já entra em meu radar automaticamente. Baseado em livro de Thomas Pynchon que tem como pano de fundo histórico os assassinatos cometidos pela gangue tresloucada da “família Manson”, o detetive Larry “Doc” Sportello investiga o desaparecimento de uma ex-namorada sua. Tem Joaquin Phoenix (figurinha fácil nessa lista), Josh Brolin, Reese Witherspoon, Benicio de Toro, Jena Malone e Owen Wilson dentre as estrelas.

Previsão de lançamento no Brasil: ainda sem previsão.

Pompéia (Pompeii, dir: Paul W.S. Anderson)

lista pompéia

Ritter “Birdman” Fan: Outro “Paul Anderson”, só que esse tem um W.S. no meio. De Resident Evil, ele pula para um épico histórico sobre, adivinha, os últimos dias de Pompéia, aquela cidadezinha romana que, graças ao Doutor, foi destruída por alienígenas. Não, pera, tô confundindo tudo… Vai, eu mereço um guilty pleasure… E tem Carrie-Anne Moss e Emily Browning no elenco!

Previsão de lançamento no Brasil: 21 de fevereiro.

Exodus (dir: Ridley Scott)

lista exodus

Ritter “Birdman” Fan: Ridley Scott fez tantos clássicos em sua carreira cinematográfica que pretendo dar uma terceira chance para ele provar que ainda sabe dirigir, depois daqueles atentados conhecidos como Prometheus e O Conselheiro do Crime. Essa chance será Exodus, projeto que, como o nome deixa claro, contará a epopeia de Moisés, mas cujos detalhes ainda são envoltos em mistérios. Além disso, dá só uma olhada no elenco: Aaron Paul, Christian Bale, Sigourney Weaver, Joel Edgerton, Ben Kingsley e John Turturro. Nada mal, não é mesmo?

Previsão de lançamento no Brasil: 25 de dezembro.

Tomorrowland (dir: Brad Bird)

lista disney-tomorrowland-logo

Ritter “Birdman” Fan: Pura mágica Disney + Brad Bird. Duvido que a criança dentro de cada um de nós não queira ao menos secretamente ver um filme baseado na “Terra do Amanhã” da Disneyland em uma nova tentativa da Casa do Camundongo de engrenar na ficção científica live action. Tem George Clooney e Hugh Laurie no elenco e meus ingressos para três sessões seguidas já estão comprados!

Previsão de lançamento no Brasil: 12 de dezembro.

RITTER FAN. . . . Aprendi a fazer cara feia com Marion Cobretti, a dar cano nas pessoas com John Matrix e me apaixonei por Stephanie Zinone, ainda que Emmeline Lestrange e Lisa tenham sido fortes concorrentes. Comecei a lutar inspirado em Daniel-San e a pilotar aviões de cabeça para baixo com Maverick. Vim pelado do futuro para matar Sarah Connor, alimento Gizmo religiosamente antes da meia-noite e volta e meia tenho que ir ao Bairro Proibido para livrá-lo de demônios. Sou ex-tira, ex-blade-runner, ex-assassino, mas, às vezes, volto às minhas antigas atividades, mando um "yippe ki-yay m@th&rf%ck&r" e pego a Ferrari do pai do Cameron ou o V8 Interceptor do louco do Max para dar uma volta por Ridgemont High com Jessica Rabbit.