Lista | Os Melhores Filmes de Invasão Alienígena

Com a estreia de A Chegada, novo filme de Denis Villeneuve, decidimos montar uma lista com os melhores filmes sobre invasão alienígena. Temos aqui obras que certamente merecem ser conferidas por todos os fãs do gênero e que trazem diferentes leituras sobre essa problemática, seja sob um olhar mais científico, ou com uma pegada de filme de ação.

Os filmes aqui presentes foram escolhidos democraticamente pelos membros do site que quiseram participar, esses são: Ritter Fan, Luiz Santiago, Guilherme Coral, Handerson Ornelas, Fernando Campos, Rafael Oliveira e Pedro Cunha. Os filmes mais votados ficaram em posições mais elevadas, enquanto que os escolhidos por menos pessoas ficaram abaixo ou sequer entraram na lista final. Independente da posição de cada um, fortemente recomendamos que confira todas as obras aqui presentes, pois elas definitivamente valem a pena! Para lerem as críticas dos filmes basta clicar nos títulos em vermelho.

Antes de chegarmos lá, porém, vamos às menções honrosas.

#############################

Menções Honrosas

Aqui temos os filmes que quase entraram na lista. Ressalto que eles, ao contrário dos finalistas em si, não estão em sequência de pior para melhor, mas ainda assim são boas dicas para se conferir antes ou até depois de A Chegada.

#############################

Chegamos, portanto, à lista em si! Leiam o que temos a dizer sobre cada um dos indicados e não se esqueça de deixar sua própria lista lá no final, nos comentários. Sua opinião é muito importante para nós e estamos curiosos para ver quais obras estão no seu Top 10!

10 – Vampiros de Almas
(1956)

bodysnatchers-1956

Baseado em romance de ficção científica de Jack Finney, Vampiros de Almas marcou época e já foi objeto de três refilmagens no cinema, a mais recente com Nicole Kidman, além de um cartum dos Looney Tunes em 1992. A premissa é arrepiante: um médico descobre que sua cidadezinha teve seus habitantes substituídos por réplicas sem sentimentos em uma quieta invasão alienígena.

Mas o mais interessante é a variedade de temas que o filme aborda ou pode ser interpretado como abordando. Desde os perigos do mccartismo, passando pela apatia pós-guerra e até mesmo uma crítica severa ao sistema comunista da União Soviética, o filme é inquietante e desconcertante, além de realmente assustador.

9 – Independence Day
(1996)

independence-day

O filme-catástrofe de Roland Emmerich, que resgata o gênero praticamente criado nos anos 1970 não poderia ficar de fora dessa lista. Apesar de seus evidentes exageros e algumas sequências que soam datadas demais para os dias atuais, Independence Day com certeza marcou o imaginário de qualquer cinéfilo. Além disso, a obra conta com um ótimo design de produção, que modernizou o clássico flying saucer e introduziu alienígenas verdadeiramente tenebrosos.

8 – Contatos Imediatos do Terceiro Grau
(1977)

contatos-imediatos

Não dissemos em momento nenhum que a lista era de invasões malignas de alienígenas malvados. E sim, uma nave enorme daquelas chegando na Terra pode ser caracterizada como invasão. Fica até difícil entender como o exército americano não mandou uns mísseis na direção do trambolho no lugar daquele painel de luzes coloridas que toca a musiquinha dos E.T.s…

Mas falando sério, Contatos Imediatos do Terceiro Grau é um marco da ficção científica. Um filme que foge das convenções do gênero e aborda de maneira lírica o assunto, sob o ponto de vista de alguns humanos afetados pela presença extraterrestre no planeta. Um filme inesquecível que “prova” que nem todo o E.T. quer explodir a Casa Branca!

7 – Distrito 9
(2009)

district-9

Você sabia que Distrito 9 quase foi um filme de Halo? Isso mesmo, Peter JacksonNeill Blomkamp estavam embarcados no projeto, mas o abandonaram por falta de financiamento, o que levou à produção da obra em questão. E que obra! O filme foge do óbvio e coloca alienígenas como refugiados no planeta Terra. Com um design de produção realista e uma trama bastante crível, Distrito 9 lida com esses seres de maneira bastante pé-no-chão e nos entrega uma obra repleta de tensão, com fortes críticas sociais. Definitivamente merece seu lugar nessa lista!

6 – O Enigma de Outro Mundo
(1982)

the-thing

É óbvio que esse clássico entraria aqui, não é? O Enigma de Outro Mundo, ou The Thing, no original, nos traz um filme de terror sci-fi com ninguém menos que Kurt Russell! Lançado apenas três anos depois de Alien, a obra segue por um caminho similar, com um grupo de pesquisadores no ártico presos em um local com uma criatura alienígena. Apesar de alguns trechos que soam bem datados, o longa com certeza nos conquista todas as vezes que o assistimos, nos entregando uma leitura assustadora e violenta de invasões alienígenas.

5 – Ataque ao Prédio
(2011)

attack-the-block

Antes de entrar para a Primeira Ordem, Finn teve de combater aliens que invadiram sua cidade ou, mais especificamente, seu conjunto habitacional. Estrelado por John BoyegaAtaque ao Prédio é um filme com sua própria identidade, lidando com toda a questão da invasão de forma descontraída e divertida, sem deixar a tensão sair da sala a qualquer momento. O ator se destacou aqui pela sua interpretação, o que o levaria a ser escalado para O Despertar da Força, alguns anos depois. Definitivamente é uma obra que deve ser conferida por qualquer fã do gênero!

4 – No Limite do Amanhã
(2014)

edge-of-tomorrow

No Limite do Amanhã com certeza é um dos meus filmes de ficção científica prediletos e não digo isso só porque é estrelado pela Emily Blunt! Aqui vemos a humanidade à beira da derrota, em uma luta de proporções globais contra uma força invasora. Baseado no mangá All You Need is Kill, o filme traz constantes loops temporais, de maneira similar a Feitiço do Tempo, que emulam a linguagem de videogames de forma totalmente engajante – não há como não se divertir assistindo No Limite do Amanhã.

3 – MIB: Homens de Preto
(1997)

men-in-black-1997

A invasão de uma barata gigante no planeta Terra certamente não é algo que podemos simplesmente deixar para lá. Se as pequenas já são o terror dos sete mares, imagine uma do tamanho de um prédio! Brincadeiras à parte, Homens de Preto é um filme inesquecível, que conta com engraçados conceitos sobre a vida alienígena em nosso planeta, além de tecnologias avançadas bastante criativas. Além disso, não há como não rir da interação entre Tommy Lee Jones e Will Smith, que, juntos, formam uma das duplas mais memoráveis do cinema. Uma pena que as sequências não cheguem ao nível do original.

2 – Sinais
(2002)

sinais-filme

Lembram-se de quando M. Night Shyamalan ainda fazia bons filmes? Pois é, nós lembramos. Sinais é um angustiante longa-metragem que lida com toda a questão da invasão sob o ponto-de-vista de uma pequena família do interior. Eles são pessoas completamente normais que foram pegas, junto com o mundo inteiro, no meio dessa situação impossível. O filme nos traz sequências verdadeiramente aterrorizantes que acabam provocando alguns sustos nos espectadores, mas, sobretudo, nos inserem em uma atmosfera de constante expectativa e tensão, que não nos permite, a qualquer momento, tirar os olhos da tela. Saudades do velho Shyamalan. Ah, e sempre tenham uma jarra d’água por perto para situações como essa…

1 – Guerra dos Mundos
(2005)

waroftheworlds2005

Steven Spielberg realmente dividiu as audiências com sua adaptação do romance de H.G. Wells, filme que até hoje continua com uma enorme lista de pessoas que o odeiam e outras que simplesmente o amam. Nós com certeza entendemos aqueles que não concordam com a posição de Guerra dos Mundos aqui – a colocação de Tom Cruise como aquele humano que sobrevive a praticamente tudo e a resolução da obra decepcionaram muita gente, mas não temos como não colocar o filme no primeiro lugar, pois fazemos parte do outro grupo, dos que realmente enxergam toda a qualidade subestimada dessa obra. Com uma narrativa que não para a qualquer momento, um design visual e de som arrebatadores, Guerra dos Mundos traduz as páginas de Wells de forma tão angustiante quanto o livro original. Seu final pode ser um tanto quanto anticlimático, mas tudo o que veio antes certamente nos deixou com o coração na boca e, por isso, merece sua posição aqui nesta lista.

#############################

Hors Concours

A Chegada
(2016)

arrival-2016

Não se preocupem, não entregarei absolutamente nada do mais novo filme de Denis Villeneuve, mas ele simplesmente não poderia ser ignorado aqui. A Chegada definitivamente é um dos melhores filmes do ano. Com uma narrativa engajante que nos deixa praticamente sem respirar, temos aqui um definitivo exemplar da invasão alienígena, tão apaixonante quanto as obras anteriores do diretor, que já se prova como um dos melhores da atualidade.

GUILHERME CORAL. . . .Refugiado de uma galáxia muito muito distante, caí neste planeta do setor 2814 por engano. Fui levado, graças à paixão por filmes ao ramo do Cinema e Audiovisual, onde atualmente me aventuro. Mas minha louca obsessão pelo entretenimento desta Terra não se limita à tela grande - literatura, séries, games são todos partes imprescindíveis do itinerário dessa longa viagem.