Lista | Paradoxos Temporais de Derreter os Cérebros

No dia 21 de outubro de 2015, Marty McFly e Doc Brown chegam do passado para o futuro que, a partir de agora, é nosso presente! Em virtude disso, criamos uma lista com 10 filmes ou séries que mais fundiram nossas cabeças com seus paradoxos temporais, fazendo nossos cérebros trabalharem incessantemente a fim de entender exatamente o que acontecia ali. Deixem nos comentários que outros filmes vocês consideram tão mindblowing quanto esses que apresentamos. Participaram dessa lista Ritter ‘Doc Brown’ Fan, Luiz ‘Biff Tannen’ Santiago e  Guilherme ‘Calvin Klein’ Coral.

Antes, porém, vamos contemplar uma pequena descrição dos paradoxos que vocês verão a seguir.

Tipos de Paradoxo

Do Avô: Você volta ao passado e mata seu avô, impedindo-o de ter filhos (logo, seus pais), portanto impedindo que você nasça e, por consequência impedindo que você volte ao passado.

Loop: Um evento no passado é causa de um evento no futuro, que, por sua vez, é causa do evento do passado.

Bootstrap: Informações ou objetos podem existir antes mesmo de serem criadas.

Predestinação: Um evento causado no passado (por si próprio) o motiva a realizar uma ação no futuro.

Círculo temporal paralelo: Criação de uma linha do tempo alternativa através das ações de um indivíduo do futuro no passado.

Efeito borboleta: Uma pequena alteração no passado pode desencadear mudanças drásticas no futuro.

___

Agora, com esses conceitos em mente, vamos aos filmes e séries que mais explodiram nossas mentes!

O Exterminador do Futuro

terminator-paradoxo

Tipo de paradoxo: Do Avô, Dos Loops

Como: Um ciborgue do futuro volta ao passado – nosso presente – para matar a mãe do líder da futura rebelião humana contra as máquinas antes mesmo que a mãe engravidasse do filho. Um guerreiro volta do futuro volta ao passado – nosso presente – para impedir que o ciborgue mate a mãe do líder da futura rebelião e acaba se tornando o pai desse líder. Em outras palavras, será que, se o ciborgue não fosse enviado, a mulher (futura mãe) engravidaria do líder da rebelião? Ou como o líder da rebelião poderia enviar o guerreiro para o passado se o guerreiro é seu próprio pai e não havia ido ainda ao passado para ajudar a gerá-lo? Se o envio do guerreiro ao passado criou uma realidade alternativa que corre paralela à do momento anterior ao seu envio ao passado, como é que a primeira realidade existiu, com o homem tornando-se o líder da rebelião? E mais: se o ciborgue não fosse enviado ao passado, a entidade mecanizada que o enviou ao passado não existiria, considerando que seu chip e seu braço tornar-se-iam elementos-chave para a criação da entidade? AAAAAAHHHHHHHHHHHH!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Primer

primer-paradoxo

Tipo de paradoxo: Bootstrap, Predestinação.

Como: Dois engenheiros criam uma máquina do tempo e, a cada vez que voltam ao passado, modificam seu presente de maneiras diferentes e, assim, eles têm que tentar resolver os problemas causados por eles mesmos ao alterarem as linhas temporais. Simples, facinho de entender e mole de pegar vendo o filme apenas uma vez..

Só que não. NÃO MESMO. NEM POR UM DECRETO. E esse filme custou 7 mil dólares apenas…

Para ajudar na sua “completa compreensão”, estudem o gráfico abaixo. Aguardamos um resumo explicativo nos comentários lá embaixo…

12 Macacos

12macacos-paradoxo

Tipo de paradoxo: Bootstrap, Predestinação.

Como: Um homem, em um futuro em que a vida humana na Terra foi dizimada por um vírus letal, é enviado ao passado para evitar a epidemia. Mas peraí. Se ele for bem sucedido, então ele nunca terá sido enviado ao passado para tanto, pois a epidemia gera o fim da humanidade, a criação da máquina do tempo e a ideia de se voltar para evitar que ela aconteça. E, se ele volta e evita que a epidemia aconteça, esses dominós não caem e ele nunca volta ao passado para evitar que a epidemia aconteça e então a epidemia acaba acontecendo. No entanto, se a epidemia acontece, ele volta no tempo e evita que ela aconteça, tornando impossível que ele volte ao passado para evitar que fafalksdaklfasklfj aklsdfjasaasfasdfkasçfskkkf………………………………….

Fuga do Planeta dos Macacos

planetadosmacacos-paradoxo

Tipo de paradoxo: Dos loops.

Como: Símios evoluídos de um futuro em que eles são o topo da pirâmide, usando nave espacial deixada em seu tempo por astronautas da Terra no presente, voltam no tempo e são recebidos como celebridades pelos humanos do presente. A fêmea engravida do primeiro símio evoluído, efetivamente iniciando o ciclo que culminaria com a dominação símia da Terra no tal futuro distante de onde eles vêm. Em outras palavras, os símios do futuro são os criadores desse próprio futuro, demonstrando que o macaco tá certo mesmo!

Donnie Darko

donnie-darko-paradoxo

Tipo de paradoxo: Bootstrap, Predestinação.

Como: “It’s a Mad World” é a música tema desse filme que poderia muito bem se chamar “It’s a Mad Movie”. Ele tem paradoxo temporal sem ter viagem no tempo o que por si só já o torna um paradoxo em si mesmo.

Mas como?

É isso mesmo. Um jovem sonâmbulo de uma cidadezinha qualquer descobre que consegue manipular o tempo, mas essa descoberta só se torna possível por que sua versão futura manipulou o tempo para atingi-lo no passado e aí é que a bagunça começa, bagunça essa que envolve um coelho gigante assustador que vai fazer qualquer um esquecer paradoxos e correr para debaixo das cobertas da mamãe e do papai…

Doctor Who: Blink

Doctor-Who-Blink-paradoxo

Paradoxo: Bootstrap.

Como: O Doutor e Martha Jones estão em 1969. Eles conseguem um jeito de se comunicar com Sally em 2007, a fim de preveni-la sobre o ataque de um vilão que manda as pessoas para o passado e vive de sua energia temporal. Sally acha o comunicado estranho e junto com Larry, toma nota do que o Doutor fala. Em 2008, Sally e Larry encontram o Doutor e Martha e entregam a eles o manuscrito de uma conversa que tiveram um ano antes. Algum tempo depois, o Doutor e Martha vão estar presos em 1969, e usarão o scrip de Sally e Larry para tentear avisá-los sobre o ataque de um certo vilão…

 Doctor Who: Under the Lake / Before the Flood

Doctor-Who-Before-the-Flood-paradoxo

Paradoxo: Bootstrap.

Como: O Doutor e Clara estão em uma mina subaquática, na Escócia, em 2119. Algo está matando as pessoas na base e transformando-as em fantasmas. Além disso, há uma misteriosa câmara criogênica que pode abrir a qualquer momento. O Doutor volta para 1980, antes da inundação, e manda uma mensagem para ele no futuro, mas isso só acontece porque ele já sabia da existência do seu fantasma séculos depois e também tinha conhecimento da mensagem enviada. Ele igualmente entra na câmara criogênica em 1980 para sair são e salvo em 2019, mas só faz isso no passado, porque já tinha vivido a mesma coisa no futuro. Onde foi o ponto de partida dessas ideias, 1980 ou 20119? Ele fez porque já tinha visto ou viu porque já tinha feito?

Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban 

hp-prisioneiro-paradoxo

Paradoxo: Loop, Círculos Temporais Paralelos, Predestinação [ilusória]

Como: Harry e Hermione utilizam um artefato chamado vira-tempo para salvar Bicuço da morte. Outras tramas paralelas são o salvamento de Sirius do beijo do Dementador e do próprio Harry pelo seu Patrono. Acontece que a cada rodada no vira-tempo que a dupla dá, novos elementos vão sendo adicionados à história, gerando um loop temporal em que eles vivem o mesmo evento e edicionam novas coisas, criando círculos temporais infinitos, como se estivessem predestinados a isso. Na verdade, porém, a predestinação não existe desde o momento em que eles usam o vira-tempo pela primeira vez. Como é um loop, cada ciclo acaba tendo “eventos que aconteceram, mas nunca aconteceram porque foram mudados antes de acontecer”.

Efeito Borboleta

efeito-borboleta-paradoxo

Paradoxo: Linhas Temporais Alternativas, Efeito Borboleta.

Como: Evan tem a capacidade de voltar no tempo. À medida que ele cresce e consegue perceber o verdadeiro alcance dessa capacidade, ele retorna para modificar determinadas coisas que não gostou, que queria que fossem diferentes. Acontece que em cada retorno, as modificações criam uma linha do tempo alternativa fixa, onde a alteração acontecem mas move forças que ele não tinha como prover. A mudança de caminhos e escolhes entre uma pessoa ou outra muda inteiramente a sociedade que Evan pensava existir. O que ele quis mudar, mudou, mas todo o restante sofreu com por conta dessa mudança e a cada vez que ele voltar para mudar algo novamente, um novo cenário será criado, pois foi afetado por forças diferentes.

Dragon Ball Z

Future_Trunks_and_Future_Bulma_2

Paradoxo: Loop, bootstrap, linhas temporais distintas.

Como: Na saga dos Andróides, Trunks volta ao passado para impedir que seus amigos e família sejam mortos pelos andróides 17 e 18, o que, portanto, acabaria com sua necessidade futura de viajar no tempo. As coisas complicam ainda mais quando descobrimos que, desde que chega, ele já se vê em uma linha temporal distinta, na qual os vilões do futuro estão muito mais “bonzinhos”, possibilitando a entrada de Cell na jogada!

Hors Concours

Franquia De Volta para o Futuro

bttf-paradoxo

De Volta para o Futuro une dezenas de paradoxos, alguns extremamente sutis e outros gigantescos. Os três filmes brincam intensamente com os conceitos, possibilidades e mindfucks da viagem no tempo, reunindo todos os cenários que vimos acima. Marty realmente fez uma verdadeira bagunça com seu DeLorean!

GUILHERME CORAL. . . .Refugiado de uma galáxia muito muito distante, caí neste planeta do setor 2814 por engano. Fui levado, graças à paixão por filmes ao ramo do Cinema e Audiovisual, onde atualmente me aventuro. Mas minha louca obsessão pelo entretenimento desta Terra não se limita à tela grande - literatura, séries, games são todos partes imprescindíveis do itinerário dessa longa viagem.