Lista | Pixar – Os Filmes Ranqueados

Mais um filme da Pixar chega aos cinemas e elaboramos mais uma lista ranqueando todos os longa-metragens produzidos pelo estúdio! Como Carros 3 é muito recente e muitos ainda não assistiram, acabamos deixando de fora, mas na próxima lista da Pixar ele entrará com certeza!

Dessa lista participaram: Ritter Fredricksen, Luiz Nojinho, GUILHERM·E, Giba Lightyear, Lucas McQueen, Anthonio Wazowski, Gabriel Zezé, Handerson Linguini, Fernando Flik e Adriano Spot. Confiram abaixo a ordem de cada colocado e comentem com a lista de vocês. No final desse post vocês encontrarão uma enquete, não deixem de votar nos seus três filmes preferidos da Pixar!

17º lugar (10 pontos):
Carros 2

carros-2-plano-critico

Por unanimidade Carros 2 foi votado como o pior filme da Pixar. A aposta da Pixar em realizar um filme de espionagem, nos moldes de 007, no universo de Carros certamente não deu muito certo, visto que o filme se preocupou em apresentar mais modelos de carros, para vender mais brinquedos, do que com o roteiro em si.

16lugar (29 pontos):
Universidade Monstros

monsters-university

Universidade Monstros é um típico exemplo de continuação que ninguém pediu. Não chega a ser uma sequência propriamente dita, já que se passa antes de Monstros S.A., mas quem realmente queria ver a vida universitária de Mike e Sully? É uma obra apenas divertida, muito menos do que a Pixar pode, verdadeiramente, oferecer.

15lugar (32 pontos):
O Bom Dinossauro

GoodDinosaurPixar

O Bom Dinossauro traz uma história inofensiva, pautada, mais uma vez, no “e se”, no caso, e se o asteróide que dizimou os dinossauros não tivesse atingido a terra? Lançado no mesmo ano que Divertida Mente, trata-se de uma obra inferior em termos de qualidade ao filme sobre as emoções, mas traz uma proposta original, algo que não podemos dizer dos colocados anteriores.

14lugar (49 pontos):
Valente

brave

Também conhecido como Irmão Urso da Pixar, Valente é uma obra menor da Pixar, mas que conta com grandes méritos, como a protagonista, uma princesa diferente, com grande personalidade, que não tem sua existência justificada pela contrapartida de um príncipe e a qualidade dos gráficos, especialmente dos cabelos de Mérida.

13lugar (50 pontos):
Carros

Carros Pixar 2006

Carros é um dos filmes mais controversos da Pixar e diversos participantes dessa lista o colocaram como um dos piores do estúdio. Tudo isso é fruto, diria eu, do desconfortante universo composto exclusivamente por veículos. Carros nos traz uma bela aventura, que demonstra verdadeiro amadurecimento de seu protagonista, que aprende a ser mais humilde, reconhecendo que o simples não necessariamente é pior.

12lugar (53 pontos):
Procurando Dory

FindingDory

Procurando Dory é um filme divertidíssimo e que deve agradar a todos, seja pela narrativa agitada ou por seus personagens incrivelmente carismáticos. Pode não ser uma obra-prima do nível que a Pixar já nos ofereceu no passado, mas é certamente um avanço em termos de suas continuações.

11lugar (79 pontos):
Vida de Inseto

vida de inseto

Espremido entre dois mega-sucessos, Toy Story, em 1995 e Toy Story 2, em 1999 e sofrendo pela existência de filme de temática rival no mesmo ano pela Dreamworks, Vida de Inseto costuma ser uma animação esquecida e subestimada da Pixar. Mas o segundo longa-metragem de uma das melhores produtoras de animação existentes (ou seria a melhor?) precisa ser relembrado e bem mais reverenciado do que é. Trata-se de um trabalho rico em mensagens e de uma técnica impecável que ilustra muito claramente a evolução a passos largos da computação gráfica, que seria a marca registrada da produtora da lampadinha saltitante a cada novo lançamento.

10lugar (96 pontos):
Monstros S.A.

monstros-sa-planocritico

Monstros que vivem em um universo paralelo e que usam os armários para transitarem para o nosso mundo a fim de assustar crianças, cujos gritos geram energia? Monstros S.A. é uma aventura verdadeiramente extasiante, repleta de conceitos extremamente criativos e um trabalho de animação de deixar o queixo cair até mesmo para os padrões atuais da indústria – afinal, onde mais vemos pelos animados de forma tão realista

9lugar (98 pontos):
Toy Story 2

toy-story-2-pc

A Pixar começou logo cedo a criar continuações de seus filmes, com a sequência de Toy Story tendo sido lançada meros três anos após o original. Toy Story 2 não fica muito atrás do primeiro e consegue se sustentar como uma obra única dentro de suas próprias inegáveis qualidades. Pode não superar o original, mas certamente representa mais um sucesso de um estúdio que já estava se firmando como padrão de excelência e que, com isso, estabelecera sua primeira franquia, que seria retomada somente onze anos depois com o fantástico Toy Story 3.

8lugar (119 pontos):
Procurando Nemo

procurando nemo

Procurando Nemo é um filme memorável, não só representando um avanço surreal nas técnicas de animação do estúdio, como oferecendo um roteiro original que é uma verdadeira lição de vida, além de ser uma aula de biologia marinha. Com personagens inesquecíveis e sequências que ficaram marcadas na história do cinema, Procurando Nemo certamente é mais uma obra de arte da Pixar.

7o lugar (122 pontos):
Toy Story

toystory1995pc

O primeiro longa-metragem do estúdio não poderia ficar muito longe do primeiro colocado. Com uma proposta original e uma história extremamente divertida, que coloca o humor e o drama nas medidas certas, Toy Story já lançou a Pixar como sinônimo de qualidade. Além disso, foi o primeiro filme animado completamente em computação gráfica (ao lado de Cassiopéia), um verdadeiro marco do cinema.

6lugar (123 pontos):
Toy Story 3

toy_story_3

Por muito pouco Toy Story 3 ficou acima do primeiro (algo que, pessoalmente, não concordo). Dito isso, realmente não há como não derramar lágrimas quando Andy brinca com seus brinquedos pela última vez ou quando eles quase são derretidos na fornalha. Seria um magistral fim para a franquia, se a Pixar já não estivesse produzindo Toy Story 4.

5lugar (127 pontos):
Os Incríveis

incredibles

O filme de super-heróis da Pixar é o único que realmente precisa de uma continuação (o que não vimos até hoje). Certamente é uma das melhores histórias de origem de heróis no cinema além de ser um dos melhores filmes de super-heróis já feitos. O estúdio trabalha elementos tão bem estabelecidos no universo dos quadrinhos e acrescenta diversas camadas de pura diversão, fazendo desse um longa realmente inesquecível.

4lugar (128 pontos):
Ratatouille

ratatouille-plano-critico

Olha só a cara desse rato. Tem como não amar? Ratatouille é uma gigantesca brincadeira com tudo relacionado à culinária, feito especialmente para aqueles que amam uma bela refeição. Além disso é uma lição para que ninguém desista de seus sonhos, não importa quem são ou de onde vieram.

3lugar (135 pontos):
Up – Altas Aventuras

up altas aventuras plano critico

Estrelado pelo nosso editor Ritter-Fan, Up – Altas Aventuras é um daqueles filmes que, ao sair da sala de cinema, temos a plena consciência de termos assistido a uma obra-prima. Trata-se de um filme para ser reverenciado e o patamar pelo qual todas as demais animações em computação gráfica deveriam ser julgadas. Um marco da Sétima Arte!

2lugar (139 pontos):
WALL·E

Wall-E, Pixar

WALL·E  é um oceano inteiro de criatividade, um daqueles filmes que você assiste com enorme prazer e termina a sessão definitivamente mais apaixonado pela vida e pelo cinema. São poucas as ficções científicas que possuem uma história tão terna e de uma grandeza civilizatória tão grande — partindo de um texto com um diminuto número de palavras –, começando em um ponto sem esperança e chagando a reconstrução de um mundo; o recomeço da humanidade estragada por ela mesma, gerações antes.

1lugar (141 pontos):
Divertida Mente

inside out im des

Chegamos ao primeiro lugar! Divertida Mente está lá facilmente no panteão das grandes animações e certamente é uma das melhores da Pixar que finalmente sai de seu perigoso sono profundo e mostra que, quando o estúdio quer, ele ainda é o melhor do mercado em computação gráfica.

#########

E aí, o que acharam do ranking? Não se esqueçam de comentar abaixo com suas próprias listas e não deixem de votar nos seus três filmes preferidos da Pixar!

GUILHERME CORAL. . . .Refugiado de uma galáxia muito muito distante, caí neste planeta do setor 2814 por engano. Fui levado, graças à paixão por filmes ao ramo do Cinema e Audiovisual, onde atualmente me aventuro. Mas minha louca obsessão pelo entretenimento desta Terra não se limita à tela grande - literatura, séries, games são todos partes imprescindíveis do itinerário dessa longa viagem.