Lista | Star Wars: Episódio IV – 10 Fatos Curiosos

sw facts im des

Existem uma infinidade de histórias de bastidores sobre Star Wars, especialmente sobre o primeiro filme. Assim, resolvemos selecionar os 10 fatos mais curiosos sobre Star Wars: Episódio IV, para a diversão de nossos leitores.

A lista não está em ordem alguma e, se você souber de outros fatos curiosos, não se acanhe e liste-os nos comentários.

Vamos lá e que a Força esteja com você!

1. Wedge Antilles é tio de Obi-Wan Kenobi.

sw facts 1

Calma, não é o caso de me xingar nos comentários, de me chamar de completo analfabeto em tudo que é Star Wars. Esse título foi só uma brincadeira. Ou uma meia-brincadeira, ao menos. É que Denis Lawson, o ator que vive Wedge Antilles na Trilogia Original, é o tio de Ewan McGregor, o ator que vive Obi-Wan Kenobi na Trilogia Prelúdio. Será que quando escolheram o ator a produção já sabia disso? Ou foi uma perfeita conjunção astral?

2. George Lucas chutou o sindicato dos diretores.

sw facts 2

Não literalmente, mas é verdade. O Sindicato dos Diretores (Directors’s Guild of America) tinha, à época, uma regra qualquer que exigia créditos no começo dos filmes para o diretor. George Lucas não queria começar o filme assim. O resultado foi muito simples: Lucas pagou uma multa, descredenciou-se do sindicato e fez o filme como queria, com o famoso crawl no início. Ponto final.

3. Princesa Leia, a Estranha?

sw facts 3

Quase! Tanto Sissy Spacek como Carrie Fisher fizeram testes para participar do elenco de Guerra nas Estrelas e de Carrie, a Estranha. Fisher só não se tornou Carrie, pois discordou de uma cena de nudez e aí a história como conhecemos ocorreu sem maiores percalços. Alguém consegue imaginar Spacek como Leia ou Fisher como Carrie?

4. Guerra nas areias.

sw facts 4

Todo mundo saber que Tatooine, na verdade, fica na Tunísia, certo? Bem, o que pouca gente sabe é que o governo líbio quase entrou em guerra com a Tunísia por começar a ficar inquieto com a movimentação de “veículos militares” perto da fronteira, especialmente um grande tanque. Mais do que depressa, o governo da Tunísia pediu para Lucas afastar o modelo de Sandcrawler – aquele caminhão dos Jawas – da fronteira.

5. Millenium Falcon bem diferente.

sw facts 5

Sabe aquela nave da missão diplomática da Princesa Leia que aparece logo no comecinho de Guerra nas Estrelas? Pois é. ESSA era a Millenium Falcon originalmente. A mudança foi feita pois a produção achou o que viria a ser conhecido como Blockade Runner muito parecia com a nave da série Space: 1999 e, então resolveu aproveitar uma versão modificada como a nave na abertura do filme no lugar da nave que ganharia destaque por ser pilotada por um malandro e seu companheiro peludo.

6. Começo modesto.

sw facts 6

Essa é para aqueles que acham que atores ficam milionários da noite para o dia, sem fazer esforços. Harrison Ford, então um ilustre desconhecido (seu único longa anterior com papel de destaque fora Loucuras de Verão, do próprio Lucas), ganhou míseros 10 mil dólares por sua participação em Guerra nas Estrelas. Só para fins de comparação, Alec Guiness, ator já mais do que estabelecido à época e que viveu Obi-Wan Kenobi muito a contragosto, odiando cada minuto de gravação, havia negociado participação na bilheteria de 2% e acabou levando 95 milhões de dólares ao longo dos anos (incluindo suas participações fantasmagóricas nos episódios seguintes).

7. Cachorro inspirador.

sw facts 7

O cachorro de George Lucas, da raça Malamute do Alasca, o inspirou a criar Chewbacca, o companheiro peludo de Han Solo. Mas não é só isso. Esse cachorro se chamava Indiana que, claro, inspirou o nome do arqueólogo mais famoso do cinema e cuja explicação in movie para o apelido é o nome de um cachorro do personagem. Bacana, não?

8. Nada como usar pantufas para destruir planetas…

sw facts 8

O poderoso e ameaçador Grand Moff Tarkin, vivido pelo sinistro Peter Cushing, é um  dos mais marcantes vilões do Cinema, apesar de contracenar com Darth Vader. Mas ele não seria tão vilanesco nos olhos do público se uma revelação fosse feita: Cushing achou as botas de seu uniforme desconfortáveis e exigiu atuar, na maioria das cenas, usando singelas pantufas pretas. Claro que elas não aparecem no filme, mas seria um charme se aparecessem, não?

9. Quase mataram Luke.

sw facts 9

Não estou falando do personagem, mas do ator, Mark Hamill. Em uma época menos complicada em relação ao que atores podiam ou não fazer versus dublês, Hamill fez suas cenas no compactador de lixo da Estrela da Morte, com direito a mergulhos prolongados. O resultado? Ele estourou uma veia na lateral do rosto depois de prender a respiração por tempo demais, o que teve que ser escondido durante o resto das filmagens.

10. Darth Welles.

sw facts 10

Orson Welles foi a primeira escolha de Lucas para fazer a voz de Darth Vader. Afinal, Welles tinha uma voz lendária, responsável por marcianos atacando a terra e tudo mais. Mas foi justamente por isso que Lucas mudou de ideia. Seria uma voz reconhecível demais, que retiraria o espectador da imersão necessária. O resultado todos nós conhecemos: a voz de James Earl Jones tornou-se, então, lendária de sua própria maneira.

RITTER FAN. . . . Aprendi a fazer cara feia com Marion Cobretti, a dar cano nas pessoas com John Matrix e me apaixonei por Stephanie Zinone, ainda que Emmeline Lestrange e Lisa tenham sido fortes concorrentes. Comecei a lutar inspirado em Daniel-San e a pilotar aviões de cabeça para baixo com Maverick. Vim pelado do futuro para matar Sarah Connor, alimento Gizmo religiosamente antes da meia-noite e volta e meia tenho que ir ao Bairro Proibido para livrá-lo de demônios. Sou ex-tira, ex-blade-runner, ex-assassino, mas, às vezes, volto às minhas antigas atividades, mando um "yippe ki-yay m@th&rf%ck&r" e pego a Ferrari do pai do Cameron ou o V8 Interceptor do louco do Max para dar uma volta por Ridgemont High com Jessica Rabbit.