Lista | Star Wars: Mudanças que Faríamos na Trilogia Original

star-wars-lista-trilogia

Desde o lançamento de Guerra nas Estrelas, em 1977, George Lucas fez inúmeras mudanças na trilogia original. Algumas sutis, que melhoraram o produto final, como a inclusão de mais janelas em Bespin, em O Império Contra-Ataca, já outras que definitivamente arruinaram trechos do filme, como o “NOOOOOOOOO” de Darth Vader no final outrora perfeito de O Retorno de Jedi.

Dito isso, existem algumas mudanças nos episódios IV, V e VI que poderiam ter sido feitas, mas que foram completamente ignoradas pelo “tio Lucas”. Com isso em mente, preparamos uma lista daquilo que mudaríamos na Trilogia Original a fim de “corrigir” os filmes, eliminando seus problemas aqui e ali (mesmo em O Império Contra-Ataca!). Venham conosco, então, visitar os três filmes originais e, depois, nos digam o que vocês próprios mudariam, sem medo de ser expulso do fã-clube!

O alzheimer de Obi-Wan

obi-wan-lista-plano-critico

Motivo da inclusão: Ok, Obi, nós sabemos que você ficou parado sem fazer nada no pior planeta do universo e que, no processo, pode ter ficado um pouco gagá, mas isso não desculpa o fato de você ter esquecido totalmente R2-D2 e C-3PO! Isso sem falar no pobre coitado do R4, que te ajudava a pilotar seu Jedi Starfighter durante os eventos do Episódio II.

Como corrigiríamos: Essa seria uma correção fácil, bastaria cortar a parte que ele fala que não se lembra de ter tido algum dróide. Claro que seria melhor esquecer toda a trilogia prelúdio, mas ela não está sob escrutínio dessa vez!

O “intensivão” de Luke em Dagobah

yoda-lista-plano-critico

Motivo da inclusão: Yoda pode ser um dos Jedi mais poderosos de todos os tempos, mas nem ele conseguiria treinar alguém em menos de uma semana! A impressão que nos é passada em O Império Contra-Ataca é a de que Luke passara apenas alguns dias em Dagobah e, de fato, esse chega a ser o único defeito do Episódio V.

Como corrigiríamos: Uma montagem que desse verdadeira impressão de passagem significativa de tempo do treinamento do Luke por Yoda. Algo como meses ou um ano. Com alguma mudança narrativa do lado do Han Solo que permitisse isso, claro. Muito simples de ser feito!

Rebeldes despreocupados

Star-Wars-IV-plano-critico

Motivo da inclusão: Vamos revisitar o final de Uma Nova Esperança: o Império descobriu a localização da base secreta da Aliança Rebelde, envia a Estrela da Morte para destruir o local, um novato destrói a estação bélica e, logo em seguida, recebe medalhas ao lado de Han Solo e Chewbacca, esquecendo completamente do coitado do Porkins que morreu pela Rebelião. O que há de errado nisso? Bem, o Império descobriu a localização da base! Onde está a frota de Star Destroyers? Por que todos os rebeldes parecem despreocupados com isso e se reúnem no mesmo lugar para sorrirem e serem felizes para sempre? Não é a toa que o general Dodonna não aparece nos outros filmes, essa peripécia toda deve ter custado sua vida!

Outra coisa: cadê a medalha do wookie?!

Como corrigiríamos: Mostrando uma curta evacuação da base, em seguida, a mesma cena só que realizada em outro lugar! A sequência de Luke, Han e Chewie entrando no salão é precedida por um estabilishing shot, era só mudar isso e voilà!

O triste fim de Boba Fett

Boba-Fett-lista-plano-critico

Motivo da inclusão: Fett sempre foi um dos personagens mais queridos pelos fãs da saga, foi justamente por isso que Lucas escolheu Jango para ser o molde dos clones no Episódio II, mas, convenhamos, ele não faz muita coisa para merecer todo esse apreço! Sim, ele é quem descobre que Han, Leia, Chewie, C-3PO e R2-D2 estão em Bespin, acarretando na captura de Solo, mas, fora isso, ele simplesmente erra alguns tiros e fica parado soando ameaçador com sua armadura legal. Era de se esperar que o melhor caçador de recompensas da galáxia faria algo a mais além de ser um guarda-costas glorificado.

Como corrigiríamos: A morte em si poderia continuar igual, foi Han que esbarrou no sujeito, então tudo bem. O que mudaríamos é a sua participação no prólogo em Tatooine de O Retorno de Jedi, tornando-a mais relevante, mais vilanesca, realmente causando problemas para os Rebeldes.

Batalha de Yavin

Battle_of_Yavin_plano-critico

Motivo da inclusão: Mais uma vez o Episódio IV aparece aqui! Dessa vez em virtude da Batalha de Yavin em si, momento crucial dentro da história de Star Wars e que não faz o menor sentido. Tudo bem que o Império considerava a Estrela da Morte o maior poder do universo, mas onde estavam os Star Destroyers na grande batalha? E se os rebeldes decidissem evacuar ao invés de tentar destruir a estação de batalha? Eles simplesmente deixariam eles escapar? Tarkin podia subestimar a Aliança, mas ele não era burro!

Como corrigiríamos: Muito simples! Bastaria colocar, de fundo, alguns Star Destroyers. Eles não precisariam nem estar no meio da batalha, estando presentes somente para garantir que a Rebelião não tentasse fugir da Estrela da Morte.

Bônus

Ewoks por Wookies

ewok-plano-critico

Motivo da inclusão: Aqui estamos trapaceando, pois isso mudaria o filme todo, incluindo a localização da batalha final de O Retorno de Jedi. Uma das versões do roteiro do Episódio VI contava com Wookies ao invés de Ewoks e a batalha final contra o Império ocorreria justamente no planeta natal da raça de Chewbacca. Infelizmente isso foi abandonado e deu lugar aos ursinhos carinhosos de O Retorno de Jedi.

Como corrigiríamos: Ao invés de Ewoks, Wookies e no lugar de Endor, Kashyyyk! Simples assim.

Todas as mudanças feitas por George Lucas

darth-vader-no-plano-critico

Motivo da inclusão: Se você não sabe, então está fazendo algo errado!

Como corrigiríamos: Nós queremos a Trilogia Original como foi lançada nos cinemas! Remasterizada em 4K e lançada em DVD, Blu-ray, Blu-Ray 4K e na Netflix! Já!

GUILHERME CORAL. . . .Refugiado de uma galáxia muito muito distante, caí neste planeta do setor 2814 por engano. Fui levado, graças à paixão por filmes ao ramo do Cinema e Audiovisual, onde atualmente me aventuro. Mas minha louca obsessão pelo entretenimento desta Terra não se limita à tela grande - literatura, séries, games são todos partes imprescindíveis do itinerário dessa longa viagem.