Lista | Top 10 – Os Melhores Episódios de Star Wars Rebels

  • Leia, aqui, as críticas de todas as temporadas de Star Wars Rebels e, aqui, nosso Especial Star Wars.
  • Contém spoilers da série.

Quais são suas melhores memórias de Kanan, Hera, Zeb, Sabine, Ezra e Chopper? Agora que Rebels infelizmente acabou, voltemos nossos olhos para essas brilhantes quatro temporadas para reconhecer o trabalho de Dave Filoni e sua equipe! Enquanto ficamos órfãos de sua mente criativa – e na expectativa para o que vier dela no futuro próximo – lembremos dos melhores episódios de Rebels, tirando os ciscos que caírem em nossos olhos e aquecendo nosso coração com a lembrança de tantas aventuras incríveis.

10 – Legends of the Lasat (2º Temporada, episódio 13)

Star Wars sempre foi mais do que lutas de sabre de luz e batalhas espaciais. Desenvolver a raça de Zeb, os Lasat, em uma narrativa cheia de urgência e misticismo, foi uma bem-vinda forma de explorar as diferentes faces do conceito da Força na galáxia. Além de evoluir o próprio Zeb, Legends of the Lasat é um dos episódios mais lindos visualmente, sem falar da fantástica trilha Journey Into the Star Cluster..

9 – The Honorable Ones (2ª Temporada, episódio 16)

Não foi só a tripulação da Ghost que se desenvolveu durante Rebels. A estrela de The Honorable Ones é o agente Kallus, imperialista que, preso com Zeb durante boa parte do episódio, nos mostra seu lado humano bem antes de resolver se juntar aos rebeldes. É o episódio que deu estofo a um personagem até então sem graça..

8 – The Future of the Force (2ª Temporada, episódio 10)

Pela primeira vez Ahsoka Tano mostrou a que veio em Rebels. Em uma trama até banal, Filoni conseguiu dar um vislumbre do que veríamos em Twilight of the Apprentice, mostrando uma guerreira madura física e mentalmente, além de seus belos lightsabers brancos..

7 – Trials of the Darksaber (3ª Temporada, episódio 14)

O treino de Sabine com Kanan é um dos pontos altos dos dois personagens na série inteira. A mandaloriana ganha aqui um episódio focado em seus dilemas e traumas com um tom extremamente dramático, de encher nossos olhos. Se Filoni conseguiu isso de Sabine, em Rebels, o que será do futuro da garota após o final da série?.

6 – Family Reunion and Farewell (4ª Temporada, episódio 15)

O final de Rebels foi digno, bonito e eufórico. A despedida de Ezra deixou o olhar dos personagens falarem mais do que tudo, como deveria ser. Seu amadurecimento, finalmente, veio com convicção e força admiráveis, tal qual foi o episódio em si, terminando a série em uma nota alta e elevando nossas expectativas às alturas para a próxima aventura a vir pelas mãos de Filoni..

5 – Shroud of Darkness (2ª Temporada, episódio 17)

Kanan, Ezra e Ahsoka visitam o templo jedi em Lothal. Intimista, esse memorável episódio foca na jornada interior do trio protagonista, proporcionando lindíssimas etapas para o treinamento de cada um e atingindo em cheio nossa saudade de grandes personagens..

4 – Jedi Night (4ª Temporada, episódio 10)

O começo do fim. Os últimos capítulos de Rebels começaram com uma pesada perda para o público. A morte de Kanan Jarrus emociona só de lembrar. Feita com extremo esmero, é um exemplo do cuidado que Filoni e sua equipe tiveram na construção desse personagem, do começo ao fim da série..

3 – A World Between Worlds (4ª Temporada, episódio 13)

Talvez, o episódio mais relevante de toda a série e o mais original. É Rebels mexendo com o universo inteiro de Star Wars. Corajoso, A World Between Worlds ainda guarda a tão esperada resolução do destino de Ahsoka e uma participação mais do que especial de Ian McDiarmid como o Imperador..

2 – Twin Suns (3ª Temporada, episódio 19)

Tatooine. Maul. Obi-Wan. Precisa de mais? A conclusão da luta que começou no famigerado A Ameaça Fantasma conseguiu melhorar não só a relação entre os dois como ainda nos proporcionou um dos melhores duelos de sabre de luz de Star Wars. Se Lucas se inspirou nos samurais de Kurosawa, Filoni aplica aqui uma aula de luta samurai, ao estilo Sanjuro. Memorável!.

1 – Twilight of the Apprentice (2ª Temporada, episódio 20)

I am no jedi. Rebels não fica melhor do que isso. O final da segunda temporada é um show do começo ao fim. A exploração de um templo sith feita por Kanan, Ezra, Ahsoka e Chopper é tudo o que um fã de Star Wars sempre pediu. Das surpresas mais curiosas às reviravoltas mais emocionantes e sérias, Twilight of the Apprentice é um dos pontos altos de Star Wars como um todo, conseguindo nos deixar, por anos, em uma angústia inacabável para saber o destino de Lady Tano. Inesquecível. Inestimável!

∗∗∗

Agora, as perguntas que não querem calar: qual episódio faltou? E qual é o seu favorito? E ainda: qual é seu personagem favorito destes quatro anos de Star Wars Rebels? Comente, critique e desabafe. Rebels acabou, mas permanece viva em nossa memória.

ANTHONIO DELBON . . . Ressentido como Vegeta, não suporto a beleza nos outros. Escondo minhas taras em falsas profundidades e não titubeio em dizer um taxativo não aos convites para experimentar os gostos do mundo. O mundo tem gostos demais, livros demais, críticas demais. Escrevo porque preciso – viver, não sobreviver - e viajo fluidamente sem sair do lugar. Na madrugada, nada melhor do que a guitarra de Page ou a voz de Yorke para lembrar da contingência do pó, ainda que nossa tragicômica vida mereça ser mantida, seja por distração ou por vício, como diria Cioran. https://twitter.com/AnthonioDelbon