Lista | Top 10 – Os Melhores Filmes sobre a Corrida Espacial

A Corrida Espacial é, para mim, o mais fascinante subproduto da Guerra Fria e um dos mais interessantes momentos históricos da segunda metade do século XX em termos de bravura e desenvolvimento científico. Dá até calafrios imaginar o mundo testemunhando, com alarme, o Sputnik em órbita da Terra, ou Yuri Gagarin voltando triunfante da primeira vez que o Homem se desgarrou do planeta ou Neil Armstrong e Buzz Aldrin pisando na superfície da Lua (a não ser que tudo não tenha passado de uma armação com a mão de Stanley Kubrick por trás, como reza uma das também fascinantes teorias da conspiração). Inspirado em Primeiro Homem, cinebiografia de Neil Armstrong pelas lentes de Damien Chazelle e estrelando Ryan Gosling e Claire Foy, resolvi listar meu Top 10 pessoal das melhores obras audiovisuais sobre o tema Corrida Espacial.

O objetivo foi ser eclético e abordar não só obras de ficção, baseadas ou não em fatos, como também animações e documentários sobre o assunto. Como toda lista pessoal ela é… hummm… pessoal e depende muito do gosto de cada um. Portanto, divirtam-se com a leitura e mandem suas concordâncias, discordâncias e listas pessoais para conversarmos!

*Agradeço a inestimável ajuda do Gabriel Carvalho na escolha e tratamento das imagens, além da formatação do Top 10.

10. No Assombroso Mundo da Lua (1968)

Com medo de perder a Corrida Espacial, os americanos mandam um homem para a lua de qualquer jeito, antes da missão Apollo 11 estar pronta, com a missão de fincar a bandeira por lá e esperar um ano pelo resgate. Claro que a única pessoa durona o suficiente para sobreviver seria James Caan, vivendo o astronauta Lee Stegler, em um filme dirigido por ninguém menos do que Robert Altman que, sensacionalmente, foi demitido da empreitada por ter sido considerado incompetente justamente por gravar sequências em que o elenco falava ao mesmo tempo, algo que, depois, tornar-se-ia característica de sua filmografia. Querem mais razões para ver esse filme? Pois tem mais duas: ele foi feito com um orçamento ridículo de baixo, mas teve cooperação da NASA, o que trouxe um ar de credibilidade a toda a aparelhagem utilizada.

9. Na Rota das Estrelas (1960)

É interessante como são raras as cinebiografias de grandes nomes envolvidos na Corrida Espacial. O cientista alemão Werner von Braun, que ajudou a desenvolver o temido foguete V-2 para os nazistas, mas que, depois, foi secretamente “contrabandeado” para os EUA e, lá, desenvolveu o programa Saturno V que acabaria levando o programa Apollo para o espaço, ganhou uma já em 1960 e com bastante qualidade. Com o cientista vivido por Curd Jürgens e com direção de J. Lee Thompson, do célebre Os Canhões de Navarone, o filme é instrutivo e mostra os bastidores do nascimento da NASA.

8. Cosmonauts: How Russia Won the Space Race (2014)

Como é difícil encontrar filmes sobre a Corrida Espacial vista do outro lado da Cortina de Ferro. Cosmonauts: How Russia Won the Space Race é um dos que chegam mais perto, pois é um breve documentário britânico de pouco mais de uma hora que faz o que pode para mostrar o programa soviético e defende a tese que, por ter mandado o primeiro homem ao espaço, foram eles e não os americanos que “ganharam” a corrida. O problema mesmo fica no título, já que em circunstância alguma foram os russos que ganharam a corrida. Afinal, essa afirmação deixa de fora dessa história os cientistas ucranianos e outros então debaixo do jugo da União Soviética. Mas o título não retira a qualidade do documentário, só irrita mesmo.

7. Estrelas Além do Tempo (2016)

Estrelas Além do Tempo-plano-critico

O foco, aqui, é menos a Corrida Espacial e mais o papel das mulheres nela. Mas, mesmo assim, o filme qualifica com louros para essa lista já que ele traz uma rara visão de bastidores dos primórdios da exploração espacial e, também, do desenvolvimento dos computadores. É, sem dúvida alguma, uma relevante e instigante peça nesse quebra-cabeças que desaguou na chegada do Homem à lua.

6. Destino à Lua (1950)

O bacana desse filme é que, de um lado, ele foi produzido ainda bem no começo da Corrida Espacial e, do outro, ele tenta abordar a chegada – e a volta – do homem à lua da maneira mais realista possível à época, fugindo dos exageros ou da dependência da ficção científica extremamente ficcional. Claro, há várias situações completamente fora de esquadro, mas caramba, o filme é de 1950! E ele consegue ser visionário em um aspecto, hoje cada vez mais comum: o envolvimento da iniciativa privada na exploração espacial. O filme praticamente “inventa” Elon Musk 21 antes de ele nascer.

5. Da Terra à Lua (1998)

Da Terra à Lua é o mais completo e o mais detalhado documentário existente sobre o programa Apollo, que levaria o homem à lua. Em 12 episódios de uma hora cada, aprendemos sobre cada dificuldade enfrentada pelos cientistas, técnicos e astronautas ao longo de anos até a chegada ao cobiçado satélite da Terra. É uma produção que leva a marca da qualidade da HBO, com produção executiva de ninguém menos do que Ron Howard, Brian Grazer, Tom Hanks e Michael Bostick. Imperdível.

4. Apollo 13 – Do Desastre ao Triunfo (1995)

Apollo13-plano-critico

A fatídica missão Apollo 13 é o foco de um dos melhores filmes-desastre já feitos e que detalha a vida pessoal e profissional dos astronautas e técnicos envolvidos no resgate do foguete que sofre problemas no espaço e precisa ser trazido de volta. Os dramas pessoais de Jim Lovell (Tom Hanks), Fred Haise (Bill Paxton) e Jack Swigert (Kevin Bacon), além do controlador de voo vivido por  Ed Harris são os destaques dessa obra de Ron Howard.

3. For All Mankind (1989)

Se Da Terra à Lua é o mais completo documentário sobre o programa Apollo, For All Mankind, com seus parcos 80 minutos, é o melhor. O foco não é nos detalhes da operação do programa Apollo, mas sim na beleza do feito em si, com uma pegada lírica que contou até mesmo com trilha sonora de Brian Eno. É o documentário definitivo sobre o tema.

2. O Gigante de Ferro (1999)

O tema Corrida Espacial perpassa completamente essa animação, que começa com o medo e a paranoia gerada pelo lançamento do satélite Sputnik e lida com a chegada de um robô espacial gigante em uma cidadezinha americana e que é logo adotado por um garoto sonhador e perseguido por “Homens de Preto”. Simplesmente uma das melhores animações americanas de todos os tempos.

1. Os Eleitos (1983)

Philip Kaufman dirige esse épico moderno baseado em romance de Tom Wolfe que narra as histórias verdadeiras de pilotos heroicos no começo do desenvolvimento do programa espacial, primeiro focando em Chuck Yeager, vivido por Sam Shepard, e a famosa quebra da barreira do som e, depois, nos astronautas do programa pioneiro Mercury. A pegada é de “criação de lendas” com as lentes de Kaufman abordando-as quase liricamente, tornando o filme essa maravilha que ele é.

RITTER FAN. . . . Aprendi a fazer cara feia com Marion Cobretti, a dar cano nas pessoas com John Matrix e me apaixonei por Stephanie Zinone, ainda que Emmeline Lestrange e Lisa tenham sido fortes concorrentes. Comecei a lutar inspirado em Daniel-San e a pilotar aviões de cabeça para baixo com Maverick. Vim pelado do futuro para matar Sarah Connor, alimento Gizmo religiosamente antes da meia-noite e volta e meia tenho que ir ao Bairro Proibido para livrá-lo de demônios. Sou ex-tira, ex-blade-runner, ex-assassino, mas, às vezes, volto às minhas antigas atividades, mando um "yippe ki-yay m@th&rf%ck&r" e pego a Ferrari do pai do Cameron ou o V8 Interceptor do louco do Max para dar uma volta por Ridgemont High com Jessica Rabbit.