Lista | Top 7 temas de John Williams em Star Wars

Em preparação para a estreia de Star Wars: O Despertar da Força, escolhemos aqui as 7 melhores composições de John Williams para a saga. Sim, caro leitor, é uma tarefa árdua e cruel, então não chateie-se se sua faixa preferida acabar ficando de fora do ranking. Vamos lá:

7. “Execute Order 66” – Episódio III – A Vingança dos Sith

Foi durante esse momento que A Vingança dos Sith partiu muitos corações. O massacre dos Jedi por ordem de Darth Sidious e o recém erguido Império ganha um tema melancólico composto principalmente de instrumentos de cordas, com um triste coral sendo inserido com sutileza.

6. “Across the Stars” – Episódio II – Ataque dos Clones

Tema principal de Ataque dos Clones, “Across the Stars” traduz com perfeição a atmosfera de romance trágico que o segundo episódio da trilogia prequel tenta construir. A orquestra pesada e agradável é aos poucos substituída por uma percussão sombria que simboliza a chegada das guerras clônicas e o início da transformação de Anakin Skywalker.

5. “Throne Room” – Episódio IV – Uma Nova Esperança

Poucas trilhas na história do cinema trazem uma sensação de vitória e comemoração tão poderosas quanto “Throne Room”. Durante o encerramento de Uma Nova Esperança, Williams presenteia o público  e os heróis com uma orquestra evocativa e memorável.

4. “Carbon Freeze” – Episódio V – O Império Contra-Ataca

Durante um dos grandes momentos dramáticos de O Império Contra-Ataca, Han Solo é separado dos amigos e condenado a um congelamento em carbonita, e a música aqui é certeira ao capturar o drama e o romance do contrabandista com a princesa Leia.

https://www.youtube.com/watch?v=A6l0qSvF2BQ

3. “Duel of the Fates” – Episódio I – A Ameaça Fantasma

Não seria um exagero dizer que “Duel of the Fates” é o aspecto mais perfeito da trilogia prequel. O tema que Williams cria pra o misterioso sith Darth Maul é sombrio, épico e operático na medida certa, desde os fortes instrumentos de sopro até o assustador uso de coral. Dá fôlego à luta do vilão com os Jedi Obi Wan e Qui-Gon Jinn.

https://www.youtube.com/watch?v=Q5ZY8Fz9GGU

2. “Imperial March” – Episódio V – O Império Contra-Ataca

Talvez o tema de vilão definitivo, “Imperial March” é o que vem à mente quando pensamos em Darth Vader. É uma faixa quase militar que representa o autoritarismo do Império Galáctico e garante imponência para a figura caída de Anakin Skywalker, convertida agora em um dos grandes vilões do Cinema.

https://www.youtube.com/watch?v=U8d9MmJ0ojY

1. “Main Theme” 

Claro, o primeiro lugar não poderia ser outro. O tema principal de John Williams, que ouvimos em absolutamente todos os filmes durante os créditos de abertura talvez seja a mais icônica composição já feita no cinema americano. A grande orquestra captura o senso de aventura, fantasia e ficção científica que a saga dos Skywalkers oferece.

Quer mais? Confira todas as nossas análises sobre a trilha de Star Wars, aqui.

LUCAS NASCIMENTO . . . Estudante de audiovisual e apaixonado por cinema, usa este como grande professor e sonha em tornar seus sonhos realidade ou pelo menos se divertir na longa estrada da vida. De blockbusters a filmes de arte, aprecia o estilo e o trabalho de cineastas, atores e roteiristas, dos quais Stanley Kubrick e Alfred Hitchcock servem como maiores inspirações. Testemunhem, e nos encontramos em Valhalla.