Lista | Universo Cinematográfico Marvel: Os Filmes Ranqueados

Quem não adora uma lista? Com o lançamento de Capitão América: Guerra Civil, resolvemos reunir os críticos aqui do site para chegarmos em nossa lista definitiva de todos os filmes (longas) que fazem parte do Universo Cinematográfico Marvel.

As regras que estabelecemos foram as seguintes:

– Só poderiam participar os críticos que tivessem assistidos pelo menos os 12 primeiros filmes do universo compartilhado (com isso, 11 dos 14 críticos do site participaram – os três que não participaram foram banidos para Jotunheim);

Capitão América: Guerra Civil só entraria no ranking se todos os votantes tivessem assistido, o que ainda não aconteceu (nove dos 11 votantes viram), pelo que ele ficou de fora, ao menos por enquanto;

– Cada filme receberia em ponto o mesmo valor de sua colocação em cada uma das 11 listas pessoais. Assim, na tabulação, o filme menos cotado tem mais pontos e o mais cotado menos pontos;

– O primeiro critério de desempate seria a quantidade de colocações mais baixas que o filme levou, ou seja, dois filmes com a mesma pontuação final seria desempatados se um, por exemplo, tivesse recebido três 13º lugares e outro dois 13º lugares;

– Os comentários abaixo de cada filme são pessoais do tabulador e organizador da lista, além de Marvete de plantão, Ritter “One Above All” Fan, comentários esses que claramente demonstram elevada e incontestável sapiência e genialidade, além de muita, mas MUITA rabugice.

– Ah, a sugestão de votos com peso 5 para Ritter “One Above All” Fan não foi aceita…

Participaram da lista, além de Ritter “One Above All” Fan: Luiz “Professor X” Santiago, Guilherme “Rocket Racoon” Coral, Matheus “Aniquilador” Fragata, Lucas “Justiceiro” Nascimento, Handerson “Namor” Ornelas, Anthonio “Loki” Delbon, Rafael “Nova” Novelo, Pedro “Fera” Roma, Fernando “Cable” Campos e Daniel “Venon” Tristão.

Aqui vai a lista, em contagem regressiva, para a diversão (sempre!), concordância (com todos os comentários de Ritter “One Above All” Fan) e contestação (à tudo que Ritter “One Above All” tiver também contestado) de vocês! E não se esqueçam de clicar nos títulos dos filmes para ler (ou reler) as críticas e responder a enquete.

12º lugar (117 pontos):
Thor (2011)

UCM - Thor

Dá para perceber o começo da falência do sistema democrático – esse negócio de sufrágio universal é tão ultrapassado… – quando o último lugar da lista é Thor e não Homem de Ferro 2. Claro, Thor não é também nenhuma maravilha, mas é evidentemente inegável que o segundo filme do Ferroso não é muito mais do que um trailer mal feito de duas horas de duração para Os Vingadores.

11º lugar (114 pontos – 4 notas mais baixas):
Homem de Ferro 3 (2013)

UCM - Homem de Ferro 3

E, aqui, é a prova DEFINITIVA de que o sistema democrático realmente não serve para porcaria nenhuma, a não ser permitir resultados inacreditáveis como esse. Mesmo que por acaso você, leitor, esteja aplaudindo a quase lanterna de Homem de Ferro 3, saiba que você está ERRADO. Como eu sei que você está errado? Simples, pois eu estou CERTO! Sabe aquela carta A1 do Super Trunfo? Então, sou eu e tudo o que eu acho. Você perdeu. Lide com isso. E vá ler minha crítica para entender porque Homem de Ferro 3 é, SEM DÚVIDA ALGUMA, um dos cinco melhores filmes do Universo Cinematográfico Marvel.

10º lugar (114 pontos – 3 notas mais baixas):
Homem de Ferro 2 (2010)

UCM - Homem de Ferro 2

O que esse filme tem de bom mesmo? Ah, uma armadura dentro da maleta (very cool!), o Máquina de Combate (very, very cool!) e, claro, a Viúva Negra (dinheiro… mulheres… iate… mulheres… dinheiro…). Mas acabou por aí. Feito às pressas e não escondendo o arremedo de filme que é, Homem de Ferro 2 deveria estar em último lugar e, no mundo refeito pelo meu poder divino de Deus Ritter, ele está lá mesmo.

9º lugar (113 pontos):
O Incrível Hulk (2008)

UCM - O Incrivel Hulk

Críticos fracotes! Esse é um filme costumeiramente relegado a 3º plano no grande plano Marvel de dominação cinematográfica e televisiva mundial, mas, ainda que ele não esteja entre os melhores do UCM, merece uma segunda chance dos leitores. Temos Edward Norton como o desequilibrado Bruce Banner, William Hurt como o obsessivo General Ross e Tim Roth como o dodói Abominável em uma pancadaria divertida, certamente mais divertida do que a de um determinado filme da distinta concorrência…

8º lugar (111 pontos):
Thor: O Mundo Sombrio (2013)

UCM - Thor O Mundo Sombrio

Tá tranquilo! Tá favorável! Colocação até acertada (finalmente, por Odin!) de um filme bem melhor do que o original, mas ainda assim falho. Mesmo com o orelhudo 9º Doutor como vilão principal, quem novamente se destaca é Loki.

7º lugar (87 pontos):
Capitão América: O Primeiro Vingador (2011)

UCM - Capitao America O Primeiro Vingador

Sabe porque esse filme deveria estar um pouquinho mais acima nessa lista? Simples. Por que meu super-herói favorito é o Capitão América! Sempre foi e provavelmente sempre será. Mas tem mais razões: (1) Peggy Carter é sensacional; (2) o filme se passa todinho na Segunda Guerra Mundial (uma baita coragem da Marvel, aliás); (3) Dum Dum Dugan é os cornos do original em quadrinhos; (4) tem o Caveira Vermelha; e (5) tem o Cubo Cósmico. Quer mais ainda? Então ok: por que eu quero e acabou! Conseguem me ver fazendo beicinho e batendo o pé com os braços cruzados?

6º lugar (81 pontos):
Vingadores: Era de Ultron (2015)

UCM - Vingadores Era de Ultron

O Ultron de James Spader é nota 10. Mas Joss Whedon meteu os pés pelas mãos nesse filme atrapalhado, ainda que interessante. Os momentos com Thor e seu laguinho na caverna dos sonhos esquecidos são pavorosos e a ação é bastante desordenada. Mas eu já disse que tem James Spader como Ultron? Pois tem… E tem também Jarvis como o Visão!

5º lugar (65 pontos):
Homem-Formiga (2015)

UCM - Homem Formiga

Esse filme foi o que mais sofreu problemas durante a produção, com Edgar Wright pulando fora depois de anos ligado à ele, o que gerou uma penca de especulações. Ele certamente saiu, pois tentou impor sua visão mais autoral da coisa e levou um safanão de Kevin Feige que não hesitou em substituí-lo por Peyton Reed. O resultado foi bastante claro: nunca saberemos como seria o Formiga de Wright, mas o trabalho de Reed, contando com um elenco sensacional, é muito bacana. Realmente merece estar no Top 5.

4º lugar (44 pontos):
Capitão América 2: O Soldado Invernal (2014)

UCM - Capitao America O Soldado Invernal

Vocês já sabem que o Capitão América é meu super-herói favorito. Mas o que vocês talvez não saibam é que o arco em quadrinhos de Ed Brubaker por meio do qual ele cria o Soldado Invernal  é uma de minhas histórias favoritas da Marvel. Excelente trabalho narrativo, excelente retcon e uma excelente adaptação cinematográfica que mereceria, talvez, estar um pouquinho mais acima, certamente na frente de, ahem…, Os Vingadores.

3º lugar (38 pontos):
Homem de Ferro (2008)

UCM - Homem de Ferro

Ignorem a colocação desse filme nessa lista e vejam-no no 1º lugar. É lá que ele está, ok? Então beleza. Homem de Ferro não só é o melhor filme do UCM – fato cientificamente verificável em todas as realidades alternativas que criei com meu poder divino – como é, também, um dos três melhores filmes de super-heróis mainstream já feitos. Quais são os outros dois? Deixo para vocês adivinharem…

2º lugar (32 pontos):
Guardiões da Galáxia (2014)

UCM - Guardioes da Galaxia

Esse filme está cirurgicamente em sua colocação exata. Até hoje fico estupefato pensando em como eu mesmo reagiria se, com 13, 14 anos (lá pelo século XIX…) e lendo as HQs dos Guardiões da Galáxia originais (por que esses aí em cima não são os originais), eu recebesse a notícia que fariam um filme deles… Acho que teria um ataque cardíaco fulminante e não veria a estreia. Hooked on a feeling!

1º lugar (31 pontos):
Os Vingadores (2012)

UCM - Os Vingadores

Esse filme, apesar de longe de ser fraco, só está em primeiro lugar porque os críticos aqui desse site, com honrosas exceções (e todas as exceções ganharam sardinhas, como focas treinadas que são), agiram como crianças surtadas vendo seus “bonequinhos” lutando junto na telona do cinema. Só por isso. Mais nada. Certamente muito bacana, mas também certamente longe de ser merecedor do primeiro lugar. Eu já disse que a democracia é um sistema ruim?

#############

Galera, é isso aí de nossa parte. Mas tem mais. Além dos comentários de vocês que aguardamos ansiosamente, queremos saber quais são os melhores filmes do UCM para vocês! Assim, não se esqueçam de votar na ENQUETE abaixo (votem nos TRÊS melhores filmes e, depois, em “votar”).

RITTER FAN. . . . Aprendi a fazer cara feia com Marion Cobretti, a dar cano nas pessoas com John Matrix e me apaixonei por Stephanie Zinone, ainda que Emmeline Lestrange e Lisa tenham sido fortes concorrentes. Comecei a lutar inspirado em Daniel-San e a pilotar aviões de cabeça para baixo com Maverick. Vim pelado do futuro para matar Sarah Connor, alimento Gizmo religiosamente antes da meia-noite e volta e meia tenho que ir ao Bairro Proibido para livrá-lo de demônios. Sou ex-tira, ex-blade-runner, ex-assassino, mas, às vezes, volto às minhas antigas atividades, mando um "yippe ki-yay m@th&rf%ck&r" e pego a Ferrari do pai do Cameron ou o V8 Interceptor do louco do Max para dar uma volta por Ridgemont High com Jessica Rabbit.