Lista | Os Melhores Filmes de Luis Buñuel

Mesmo que a experiência de Germaine Dulac em A Concha e o Clérigo (1928) tenha antecedido a de Um Cão Andaluz (1929), foi pelo filme de Buñuel que o surrealismo ganhou o mundo do cinema e se tornou mais icônico e irreverente com o passar dos anos. Mesmo após a parceria com o pintor Salvador Dalí, seu exílio nos Estados Unidos e a estabilização no México, Buñuel conservou o espírito antirreligioso, antimilitar e antiburguês dos primeiros tempos.

O diretor filmava o sonho, o desejo, a libido inflamada. Não era um cineasta preocupado com a técnica perfeita. Seus filmes não são conhecidos pelo apuro milimétrico dos planos e direção de cena, mas pelo conteúdo cáustico e polêmico e por momentos impagáveis, como a ceia dos mendigos em Viridiana ou o destino de Simão em Simão do Deserto.

A lista que se segue aponta alguns dos melhores filmes, aqueles que todos deveriam ver. Para os admiradores do surrealismo e do cineasta, bem vindos ao mundo surreal de Luís Buñuel.

.

O ANJO EXTERMINADOR (1962)

O ponto de partida do roteiro desse filme é dos mais originais da história do cinema. Depois de uma festa de gala, os ricos convidados, por uma razão inexplicável, não conseguem deixar o local em que estão. Conforme os dias se passam, a situação piora. As máscaras e convenções sociais começam a ruir, revelando a falsidade e podridão de cada pessoa.

..

VIRIDIANA (1961)

Às vésperas de ser ordenada freira, Viridiana passa uns dias na mansão do seu pervertido tio, que tenta seduzi-la de todas as maneiras. Com a morte repentina dele, ela desiste da vida religiosa, indo morar na mansão que herdara. Movida pela caridade cristã, ela abriga e alimenta todos os mendigos da região. Porém, os necessitados não se comportam do jeito que ela esperava…

.

O FANTASMA DA LIBERDADE (1974)

Várias situações independentes se sucedem num filme episódico, situações sempre ligadas por um dos personagens iniciais. Trama surreal e livre, o filme é uma sátira onírica e nonsense na qual o diretor apela para a total inversão de valores no ataque à religião, à pátria e à família. O humor é erótico e violento. Para públicos específicos. Uma das obras mais características do diretor amaldiçoado pela igreja.

..

A BELA DA TARDE (1967)

Séverine é uma mulher jovem, bela, rica e bem casada. Apesar da aparente felicidade, ela oculta um mundo interior doentio, impedindo sua realização sexual com o marido. Frustrada, busca satisfação em encontros secretos numa casa de prostituição, mantendo sempre as aparências, passando a ter uma vida dupla. Até que ela conhece o estranho e violento Marcel, que complicará os seus planos.

.

ENSAIO DE UM CRIME (1955)

Em flashback, vemos narrada a fascinante história de Archibaldo de La Cruz, que confessa à polícia ser um serial killer. Em interrogatório, ele conta reminiscências de sua vida, inclusive a origem de sua obsessão por mulheres, mesclando suspense, psicanálise freudiana e humor negro, em um filme impiedoso e com um plano de fundo social.

.

UM CÃO ANDALUZ (1929)

Este filme marca a estréia de Buñuel como diretor e é considerado o primeiro filme surrealista da história. Co-escrito por Salvador Dalí, o filme foi lançado em 1928 e os dois artistas foram obrigados a deixar o cinema correndo, sob a ameaça de linchamento. O motivo? As pessoas provavelmente não estavam preparadas para o que era mostrado na tela.

..

OS ESQUECIDOS (1950)

Nos subúrbios da Cidade do México, um grupo de jovens delinquentes passa os dias cometendo pequenos roubos. Miseráveis, exploradores e corruptos dividem o mesmo espaço e brigam para conseguir um pouco de vantagem sobre pobres, deficientes e ingênuos. O filme neorrealista de Luis Buñuel.

..

DIÁRIO DE UMA CAMAREIRA (1964)

Celestine é uma camareira que conseguiu uma ocupação no campo trabalhando para a família Monteil, que tem certas peculiaridades. Cada membro da família e serviçais da casa apresentam uma peculiaridade sexual. Celestine não sabe ao certo como lidar com essas pessoas, e pulsões estranhas começam a lhe incomodar.

..

ESSE OBSCURO OBJETO DO DESEJO (1977)

O filme é um grande jogo de gato e rato no qual Mathieu, um homem rico e sofisticado que está entrando na 3ª idade, tenta obsessivamente ganhar os afetos de uma jovem de 18 anos. Assim ela manipula o desejo carnal dele e cada um tenta ganhar absoluto controle sobre o outro.

.. 

O DISCRETO CHARME DA BURGUESIA (1972)

Um jogo surrealista e cheio de arte. Seis pessoas de classe média se reúnem para jantar, mas são constantemente interrompidos, devido a estranhos acontecimentos. Mistura de situações reais da história com os sonhos e devaneios das personagens, uma crítica feroz e feita com bastante humor às situações e a hipocrisia da vida social burguesa.

LUIZ SANTIAGO. . . .Depois de recusar o ingresso em Hogwarts, fui abduzido pelo Universo Ultimate. Lá, tive ajuda do pessoal do Greendale Community College para desenvolver técnicas avançadas de um monte de coisas. No mesmo período, conheci o Dr. Manhattan e vi, no futuro, Ozymandias ser difamado com a publicação do diário de Rorschach. Hoje costumo andar disfarçado de professor, mas na verdade sou um agente de Torchwood, esperando a TARDIS chegar na minha sala de operações a qualquer momento.