Lista | Mães notáveis do cinema

Com a celebração do dia das mães nesse domingo, dia 13/05, o Plano Crítico realiza uma lista de mães marcantes do cinema. Procuramos nos manter afastados de genitoras do tipo mamãe Bates, de Psicose ou Margaret, de Carrie, a Estranha. As relações que apontamos aqui são mais saudáveis e menos mortais. O critério para escolha dos filmes foi, como não podia deixa de ser, plenamente pessoal, de modo que alguns leitores poderão apontar falhas ou estranhezas entre entre os indicados. Mas os cinéfilos certamente entenderão que, ao montar uma lista de cinema (e de qualquer coisa, acredito), a premissa é que se deixe algo de fora mesmo. É uma escolha. Uma escolha emotiva e qualitativa, e por isso mesmo, impossível abarcar o que é importante, cheio de qualidade ou emoção para o outro. Mesmo assim, procuramos manter na lista a seguir um equilíbrio temporal e geográfico dos filmes e tipos de mães indicadas. Um ótima leitura a todos.

A equipe do Plano Crítico deseja parabéns a todas as mães!

A Mãe (1926)

País: URSS
Direção: Vsevolod Pudovkin
Sinopse: Nikolai Batalov, um ativista político russo da época dos czares, é preso e morre quando tenta escapar da cadeia. Depois dessa tragédia, Niovna-Vlasova, mãe de Nikolai, começa a questionar o horror imposto pelo regime czarista. Niovna se empenha nas causas políticas do seu filho assassinado e acaba tendo o mesmo destino.

.

Filho Único (1936)

País: Japão

Direção: Yasujiro Ozu

Sinopse: Primeiro filme falado de Ozu. Uma mãe solteira, operária de uma fábrica, sofre para poder criar o filho. Anos mais tarde, este já adulto, se muda para Tóquio para cursar medicina. Após ter se formado, sua mãe resolve ir visitá-lo, esperando encontrar um médico de sucesso, mas encontra um filho desempregado, casado e morando nos subúrbios.

.

As Vinhas da Ira (1940)

País: Estados Unidos
Direção: John Ford
Sinopse: A história de uma família pobre do estado de Oklahoma, que durante a Grande Depressão de 1929 vê-se obrigada a abandonar suas terras e partir para um novo mundo, em busca de condições de vida melhores. Ludibriados por falsas promessas, a família toda parte em um velho caminhão pela “Rota 66” para a Califórnia, em uma jornada em que nada pode ser previsto.

.

Bambi (1942)

País: Estados Unidos
Direção: James Algar, Samuel Armstrong, David Hand, Graham Heid, Bill Roberts, Paul Stterfield
Sinopse: Os animais estão agitados com o nascimento de um filhote de cervo, Bambi, chamado de “Príncipe da Floresta” porque seu pai é o cervo mais respeitado da região. Bambi cresce, faz amizade com outros animais, aprende como sobreviver e descobre o amor. Um dia chegam caçadores e ele precisa aprender como ser tão corajoso como seu pai, para saber como conduzir outros cervos para um lugar seguro.

.

Belíssima (1951)

País: Itália
Direção: Luchino Visconti
Sinopse: Maddalena Cecconi faz de tudo para que sua filha, a pequena Maria, torne-se estrela de cinema. Assim, acaba levando a menina para disputar concurso que apontará a protagonista do filme de um famoso cineasta. É o início de uma série de desilusões. Nesta crítica contundente ao sonho do estrelato vendido pela indústria do entretenimento.

.

Duas Mulheres (1960)

País: Itália, França
Direção: Vittorio De Sica
Sinopse: O filme conta a história de Cesira, viúva dona de uma loja em Roma, e Rosseta, a filha adolescente dela que é muito devota do catolicismo. A história se passa durante a Segunda Guerra Mundial, quando a capital italiana estava sendo intensamente bombardeada pelos Aliados, razão pela qual Cesira decide abandonar a cidade e levar sua filha para Ciociaria, sua montanhosa região de origem, localizada no centro da Itália.

Lá Cesira chama a atenção de um jovem intelectual chamado Michele, com quem compartilha a simpatia pelos ideais comunistas. Entretato, Michele é levado como prisioneiro por soldados alemães que esperam usá-lo como guia para se familiarizarem com o terreno montanhoso. Mais tarde, Cesira descobre que Michele foi assassinado pelos alemães.

Durante meses mãe e filha esperam pela chegada das tropas aliadas. Mas a libertação traz uma tragédia não esperada. No caminho de volta para Roma, as duas são estupradas por Goumiers (soldados aliados marroquinos) do exército francês, e a filha acaba sofrendo um colapso mental.

.

Mamãe Faz 100 Anos (1979)

País: Espanha, França
Direção: Carlos Saura
Sinopse: Nesta obra, Carlos Saura analisa a sociedade espanhola durante o regime de Franco, apresentando uma família que aproveita a reunião de aniversário dos 100 anos da matriarca para planejar sua morte e apoderar-se de sua herança. Mas apesar de fraca e doente, a Mamá (Rafaela Aparicio) ainda possui um caráter forte, impondo sua presença e autoridade frente aos seus individualistas e gananciosos filhos.

.

A Escolha de Sofia (1980)

País: UK, Estados Unidos
Direção: Alan J. Pakula
Sinopse: Sofia é uma polonesa que sobreviveu aos horrores de um campo de concentração nazista, durante a Segunda Guerra Mundial e que tenta reconstruir sua vida nos Estados Unidos. Vive entre o amor inconstante de Nathan, que lhe devolve a vontade de viver, e a devoção do amigo Stingo, mas ainda é atormentada pelo fantasma da escolha que foi obrigada a fazer em Auschwitz.

.

Forrest Gump – O Contador de Histórias (1992)

País: Estados Unidos
Direção: Robert Zemeckis
Sinopse: Quarenta anos da história dos Estados Unidos, vistos pelos olhos de rapaz com QI abaixo da média que, por obra do acaso, consegue participar de momentos cruciais, como a Guerra do Vietnã e Watergate.

.

Tudo Sobre Minha Mãe (1999)

País: Espanha, França
Direção: Pedro Almodóvar
Sinopse: No dia de seu aniversário, Esteban ganha de presente da mãe uma ida para ver a nova montagem da peça “Um bonde chamado desejo”. Após a peça, ao tentar ganhar um autógrafo, Esteban é atropelado e termina por falecer. Manuela resolve então ir de encontro ao pai, que vive em Barcelona, para dar-lhe a notícia. Uma nova vida se apresentará para Manuela a partir dessa viagem.

.

O Filho da Noiva (2001)

País: Argentina, Espanha
Direção: Juan José Campanella
Sinopse: Aos 42 anos Rafael Belvedere está em crise, pois assumiu muitas responsabilidades e não tem mais tempo para qualquer tipo de diversão. Boa parte de seu tempo é gasto no gerenciamento do restaurante fundado por seu pai, no qual até tem um relativo sucesso, mas sem nunca conseguir escapar da sombra de seu pai. Ele raramente visita sua mãe, que está perdendo a memória. Em meio a todas estas responsabilidades Rafael sofre um ataque cardíaco, que faz com que se encontre novamente com um amigo de infância, que o ajuda a reconstruir seu passado e ver o presente com outros olhos.

.

Os Incríveis (2004)

País: Estados Unidos
Direção: Brad Bird
Sinopse: Roberto Pêra já foi o maior herói do planeta, salvando vidas e combatendo o mal todos os dias sob o codinome Sr. Incrível. Porém, após salvar um homem de se suicidar, ele é processado e condenado na Justiça. Uma série de processos seguintes faz com que o Governo tenha que desembolsar uma alta quantia para pagar as indenizações, o que faz com que a opinião pública se volte contra os super-heróis. Em reconhecimento aos serviços prestados, o Governo faz a eles uma oferta: que levem suas vidas como pessoas normais, sem demonstrar que possuem superpoderes, recebendo em troca uma pensão anual. Quinze anos depois, Roberto leva uma vida pacata ao lado de sua esposa Helen, que foi a super-heroína Mulher-Elástica, e seus três filhos. Roberto agora trabalha em uma seguradora e luta para combater o tédio da vida de casado e o peso extra. Com vontade de retomar a vida de herói, ele tem a grande chance quando surge um comunicado misterioso, que o convida para uma missão secreta em uma ilha remota.

.

Zuzu Angel (2006)

País: Brasil
Direção: Sergio Rezende
Sinopse: Em plena ditadura militar, Zuzu Angel, uma estilista, fica cada vez mais famosa no Brasil e no exterior. O desfile da sua coleção em Nova York consolidou sua carreira. Paralelamente, seu filho Stuart ingressa na luta armada que combatia as arbitrariedades dos militares. As diferenças ideológicas entre mãe e filho eram profundas. Mas a prisão do jovem mudará para sempre a vida de ambos.

.

Um Sonho Possível (2009)

País: Estados Unidos
Direção: John Lee Hancock
Sinopse: Protagonizado por Sandra Bullock, que viverá Leigh Anne, uma mãe de uma família rica que acaba adotando o jovem negro sem-teto e passa a educá-lo e cuidar de suas necessidades, ajudando-o e o encorajando na carreira esportiva de futebol americano.

.

Minhas Mães e Meu Pai (2010)

País: Estados Unidos
Direção: Lisa Cholodenko
Sinopse: Nic e Jules são casadas e dividem um harmonioso lar na Califórnia com seus filhos adolescentes Joni e Laser. Antes de Joni entrar para a Universidade, Laser pede ajuda para encontrar o pai biológico deles, já que os dois jovens foram concebidos por inseminação artificial. Ela, indo contra a vontade de suas mães, entra em contato com o pai. Os jovens logo se identificam e criam laços com ele. Na medida que o pai começa a fazer parte da vida de todos, um novo e inesperado capítulo se inicia para esta família inusitada e nada convencional.

.

Precisamos Falar Sobre o Kevin (2011)

País: UK, Estados Unidos
Direção: Lynne Ramsay
Sinopse: Eva coloca suas ambições e sua carreira de lado para dar a luz a Kevin. A relação entre mãe e filho é difícil desde seus primeiros anos. Quando Kevin completa 15 anos de idade, ele faz algo irracional e imperdoável aos olhos de toda a comunidade. Eva lida com seus próprios sentimentos de tristeza e responsabilidade. Será que ela já amou o filho? E o quanto do que Kevin fez é culpa de sua mãe?

LUIZ SANTIAGO. . . .Depois de recusar o ingresso em Hogwarts, fui abduzido pelo Universo Ultimate. Lá, tive ajuda do pessoal do Greendale Community College para desenvolver técnicas avançadas de um monte de coisas. No mesmo período, conheci o Dr. Manhattan e vi, no futuro, Ozymandias ser difamado com a publicação do diário de Rorschach. Hoje costumo andar disfarçado de professor, mas na verdade sou um agente de Torchwood, esperando a TARDIS chegar na minha sala de operações a qualquer momento.