Home Diversos Cobertura | Mostra SP

Cobertura | Mostra SP

por Luiz Santiago
395 views

Iniciada em 21 de outubro de 1977, por iniciativa de Leon Cakoff, para comemoração dos dos 30 anos do MASP, a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo (ou Mostra SP) é um dos eventos anuais mais aguardados pelos cinéfilos da cidade. Reunindo centenas de filmes dos mais diversos lugares do mundo e um público cativo, a Mostra é um momento de reunião entre amantes da Sétima Arte e que ganha, todos os anos, uma nova onda de espectadores, pessoas que descobrem o que tanta gente está fazendo na região dos cinemas que exibem a programação, sempre correndo com um folheto ou um caderninho na mão e um ingresso na outra, desesperados para não chegar atrasados  na próxima sessão… Abaixo, vocês podem acessar as críticas para os filmes que fizeram parte da cobertura do Plano Crítico nas mais diferentes edições. Basta clicar nos links ou nas fotos para conferir os textos. Boa leitura e boa sessão a todos!

.

ÍNDICE DE TODAS AS EDIÇÕES COBERTAS PELO PC

Clique nos títulos de cada Mostra para ter acesso à cobertura completa.

.

.

45ª MOSTRA

Ziraldo é o autor do pôster da 45° Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. O desenho foi feito no final dos anos 70, época em que ele se debruçava longamente sobre a folha de Schoeller, o papel cartão alemão onde trabalhava seus Ecolines de todas as cores e seus nanquins na ponta da pena.

Neste ano de 2021, a Mostra aconteceu em formato híbrido, com filmes sendo exibidos online (como aconteceu na 44ª) e com filmes sendo exibidos nas saldas de cinema em São Paulo. Para esta edição foram selecionados 264 títulos, de mais de 50 países, divididos entre as seções Perspectiva InternacionalCompetição Novos DiretoresMostra Brasil e Apresentação Especial.

.

44ª MOSTRA

Através de uma fotografia do cineasta chinês Jia Zhangke, o cartaz da 44ª Mostra SP mostra o acendedor de incensos de Fenyang executando sua função para o deus da literatura, símbolo da cidade, que é muito visitada por artistas e escritores chineses.

Neste ano de 2020, a Mostra se dá majoritariamente online (também ocorrerão sessões no Belas Artes Drive-in e no Cinesesc Drivein), entre os dias 22 de outubro e 4 de novembro. Para esta edição foram selecionados 198 títulos, de 71 países, divididos entre as seções Perspectiva InternacionalCompetição Novos DiretoresMostra Brasil e Apresentação Especial.

.

43ª MOSTRA

Criado pela artista paulista Nina Pandolfo, o cartaz da 43ª Mostra SP tem como inspiração “as viagens produzidas pelo cinema“. Segundo divulgação oficial nas redes da Mostra, a artista, conhecida por pintar universos lúdicos, cheios de meninas de olhos grandes e expressivos, afirma que “tudo começa na cabeça: as ideias, a cenografia, o ator, quando lê o roteiro, pensa o personagem na cabeça dele. Por isso a cabeça é o centro”.

Neste ano de 2019, a Mostra acontecerá entre os dias 17 e 30 de outubro. Para esta edição foram selecionados 326 títulos, divididos entre as seções Retrospectiva: Olivier Assayas, Homenagem: Amos Gitai, Homenagem: Elia Suleiman, Revisitando Luiz Rosemberg Filho, Cinema Alemão, Realidade Virtual, Competição Novos Diretores, Mostra Brasil, Competição e Perspectiva Internacional. Abaixo, as críticas para os filmes cobertos pelo Plano Crítico nesta edição.

.

42ª MOSTRA SP

Criado pela artista, cantora e cineasta Laurie Anderson, o cartaz da 42ª Mostra SP é inspirado pela instalação em realidade virtual batizada de The Chalkroom, assinada pela norte-americana em parceria com o taiwanês Hsin-Chien Huang. Neste ano de 2018, a Mostra acontecerá entre os dias 18 e 31 de outubro. Os 331 títulos selecionados para esta edição foram divididos entre as seções Apresentações Especiais, Homenagens, Restaurações, Competição Novos Diretores, Mostra Brasil e Perspectiva Internacional. Abaixo, as críticas para os filmes cobertos pelo Plano Crítico nesta edição.

poster-da-mostra-internacional-de-cinema-em-sao-paulo-planocritico

.

41ª MOSTRA SP

O cartaz desta 41ª edição da Mostra SP, intitulado Mãos sem Corpos (Hands without Bodies), é de uma obra do artista chinês Ai Weiwei, cujo filme Human Flow – Não Existe Lar se Não Há para Onde Ir, inaugura a programação. Neste ano, a Mostra será exibida entre os dias 19 de outubro e 1º de novembro de 2017. O foco cinematográfico internacional em cartaz será a Suíça.

Os homenageados do evento são cineasta “mãe da Nouvelle Vague”, Agnès Varda, com 10 de seus filmes mais icônicos exibidos, além de sua produção mais recente, Visages, Villages; o artista e dissidente político chinês Ai Weiwei, que receberá o Prêmio Humanidade; o ator e diretor Paul Vecchiali, que receberá o Prêmio Leon Cakoff e terá um panorama de 12 filmes exibidos, além de sua obra mais recente, Os 7 Desertores; o diretor Alain Tanner, um dos protagonistas da renovação da cinematografia suíça durante os anos 1960, também homenageado com o Prêmio Leon Cakoff; e o ator brasileiro Paulo José, em comemoração aos 80 anos de vida, também laureado com o Prêmio Leon Cakoff e com três de seus principais filmes exibidos.

mostra sp mostra internacional de cinema em são paulo plano critico

.

40ª MOSTRA SP

Com filmes exibidos entre 20 de outubro e 2 de novembro de 2016, a 40ª Mostra SP teve cartaz produzido por Marco Bellocchio, homenagem ao cinema polonês, com retrospectivas para os diretores Krzysztof Kieślowski e Andrzej Wajda, falecido na semana anterior ao início da Mostra. Esta edição também trouxe filmes marcantes para o festival durante os seus 40 anos de vida, com destaque para o cinema de Jim Jarmusch, Paul Verhoeven e Bette Gordon, além de um tributo a Hector Babenco e ao escritor e crítico Paulo Emílio Salles Gomes.

Importante: boa parte dos filmes aqui listados possuem co-produção entre países. Para não estender uma longa lista nos quadros abaixo, estão indicados apenas o principal país do projeto. Ao final das críticas, na parte da ficha técnica, o leitor terá acesso a todos os países que fizeram parte da produção.

40a-mostra-internacional-de-cinema-de-sao-paulo

.

39ª MOSTRA SP

Com filmes exibidos entre 22 de outubro e 4 de novembro de 2015, a 39ª Mostra SP teve cartaz produzido por Martin Scorsese, retrospetiva para a Film Foundation, homenagem ao centenário de nascimento do diretor italiano Mario Monicelli e panorama de filmes nórdicos, dentre inúmeras outras atrações.

Importante: boa parte dos filmes aqui listados possuem co-produção entre países. Para não estender uma longa lista nos quadros abaixo, estão indicados apenas o principal país do projeto. Ao final das críticas, na parte da ficha técnica, o leitor terá acesso a todos os países que fizeram parte da produção.

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais