Aelita é um dos filmes do primeiro cinema soviético mais bizarros e “intragáveis” que eu já vi. O diretor Yakov Protazanov seguiu a linha o realismo socialista para contar sua história (uma adaptação da peça de Aleksei Tolstói — não confundir com Liev Tolstói), e produziu um filme que conta a história de um engenheiro da Moscou revolucionária que constrói um foguete e vai para Marte, planeta controlado pela Rainha Aelita.
O governo de Aelita é uma monarquia absolutista. Os marcianos sofrem a opressão (tal qual os russos à época do czar Nicolau II) mas não fazem nada para mudar a situação política ou social em que vivem, até que a tal nave soviética chega ao planeta e tenta implantar a Revolução Socialista. Nesse ponto, o diretor adota uma narrativa paralela: a Revolução em Marte e a Revolução na Terra são vistas ao mesmo tempo, cada uma em um estágio diferente, mas Protazanov não acerta a mão em nenhum dos dois lados.
Por incrível que pareça, os novos ventos políticos dão mais certo em Marte que em nosso planeta. Alguém poderia fazer uma leitura do “funcionamento da Revolução”, mas eu vejo o enredo do filme apenas como um péssimo roteiro, nada mais, nada menos.
Exceto por umas poucas sequências de muito bom gosto estético e cenografia bem desenhadas, o filme é risível. Os figurinos da Rainha Aelita são dignos de uma estranha rainha marciana, tal a horrenda caracterização planejada pela figurinista Alexandra Exter. A interpretação afetada dos atores (influência clara da FEKS e desse momento ainda teatral, embora em fase de libertação, do cinema) junto à ideia da ficção científica aliada ao socialismo não funcionaram muito bem.
Aelita é um dos piores filmes da fase áurea do Cinema Revolucionário Soviético (que tem excelentes exemplares), mas, justamente pelo tema e pelas estranhezas sem par, deveria ser visto por cinéfilos dotados de muita paciência e com espaço de sobra para filmes estranhos na lista do mês.
Aelita – A Rainha de Marte (Aelita) – URSS, 1924
Direção: Yakov Protazanov
Roteiro: Aleksei Fajko, Fyodor Otsep, Aleksei Tolstoy
Elenco: Yuliya Solntseva, Igor Ilyinsky, Nikolai Tsereteli, Nikolai Batalov, Vera Orlova, Valentina Kuindzhi, Pavel Pol, Konstantin Eggert, Yuri Zavadsky, Aleksandra Peregonets
Duração: 111 min.