Home TVEpisódio Crítica | American Horror Story – 9X04: True Killers

Crítica | American Horror Story – 9X04: True Killers

por Luiz Santiago
138 views (a partir de agosto de 2020)

Em muitas medidas, True Killers é um episódio com surpresas que não são tão surpresas assim. Mas isso não significa que a revelações feitas pelo roteiro de Jay Beattie não tenham o poder de nos chocar. Seguindo-se ao excelente SlashdanceTrue Killers foca em mais uma quebra geral de expectativas, trazendo a revelação sobre Margaret Booth (Leslie Grossman), a forma como ela incriminou Mr. Jingles e todo o processo de criação do monstro, o que, em conceito, realoca num outro ambiente aquilo que já vimos a série trabalhar em Asylum. E o resultado é, novamente, incrível.

Jennifer Lynch consegue dirigir o episódio como uma sequência de toda correria que os três capítulos anteriores apresentaram, mas tem a plena noção de onde fazer cenas mais longas, de onde explorar o silêncio e onde compor planos angustiantes, como na cena de Xavier (Cody Fern) dentro do forno ou de Jingles (John Carroll Lynch) passando pelo “tratamento” que supostamente o curaria… de algo que ele não sofria. A injustiça da falsa acusação é elevada aqui a um patamar de criação de um culpado em cima da inocência, o que é algo ainda mais terrível. Agora realmente abraçando uma maldade fabricada nele, Jingles se tornou um monstro, só que em Camp Redwood ele é apenas mais um em meio aos monstros.

Enquanto no capítulo anterior a montagem apresentava algo que realmente parecesse uma dança, com passos em diferentes lados e ações mais ou menos em suspenso (o jogo com o “falso assassino” ou “falsas mortes”, por exemplo), neste aqui ela adota um caminho de fluidez que abraça técnicas do suspense e do próprio slasher, quando quer entregar respostas. E isso funciona muitíssimo bem aqui, abrindo questões oportunas para o desenvolvimento da série, que já avançou muito em apenas quarto episódios e provavelmente terá uma vertiginosa sequência de assassinatos até o Finale, sempre com essa dúvida em relação à autoria dos crimes (daqui a pouco teremos mais assassinos e cúmplices do que vítimas) e com mais revelações sobre o passado dos personagens.

A ligação de Richard Ramirez (Zach Villa) com Satã e sua volta dos mortos — após uma fantástica luta com Jingles, no melhor estilo Freddy vs. Jason — estabelece também mais uma camada na base sobrenatural da série, pois não nos esqueçamos de que havia um fantasminha perambulando por ali, e acredito que tenhamos alguns outros no decorrer da série. O final de True Killers se dá o luxo de ser didático demais e da pior maneira possível, colocando uma explicação literal (e repetindo-a mais de uma vez!) após o público já ter entendido o que estava acontecendo. Mas este ponto não é algo que mata as melhores coisas da trama. Amém. A questão é que a série está indo tão bem, que a gente começa a ficar com medo, conhecendo as loucuras que o senhor Ryan Murphy fez em anos anteriores. Que os deuses do slasher nos protejam.

P.S.: a propósito, que tal o TCC dessa semana, meus queridos orientandos? O que é a Fenomenologia do Espírito ou mesmo A Distinção: Crítica Social do Julgamento perto deste petardo TCCístico (hein? hein?) que é a minha crítica de AHS, nénon? Até o TCC da semana que vem! E não se esqueçam: bebam água!

American Horror Story 9X04: True Killers (EUA, 9 de outubro de 2019)
Direção: Jennifer Lynch
Roteiro: Jay Beattie
Elenco: Emma Roberts, Billie Lourd, Leslie Grossman, Cody Fern, Matthew Morrison, Gus Kenworthy, John Carroll Lynch, Angelica Ross, Zach Villa, Orla Brady, Tara Karsian, John DeLuca, Kat Solko, Emma Meisel, Conor Donnally, Zach Tinker, Andrew Tippie, Renton Pexa, David Bowe, Vanessa Giselle, Luke Lowrey
Duração: 48 min.

Você Também pode curtir

31 comentários

Érica Pazzi 18 de outubro de 2019 - 22:04

Vixi eu acabei perdendo os últimos dois eps vou colocar em dia e volto

Responder
Acepipe Satã🐂GADO, O PARCIAL 18 de outubro de 2019 - 22:29

Boa sessão!

Responder
The Man 18 de outubro de 2019 - 18:57

Nossa, que temporada boa do caramba!!

Responder
Acepipe Satã🐂GADO, O PARCIAL 18 de outubro de 2019 - 20:22

Tá demais essa temporada! Eu não imaginaria que desse tão certo!

Responder
Bruno 18 de outubro de 2019 - 10:22

A cena do Xavier no forno foi sensacional! Ansioso pelo episódio 100!

Responder
Acepipe Satã🐂GADO, O PARCIAL 18 de outubro de 2019 - 11:17

Uma baita cena! Totalmente angustiante!

Responder
antonio sena 17 de outubro de 2019 - 02:39

Quero fazer uma observação, Billie lourd está bem parecida com a juju salimeni e zach Villa parece o Léo Madeira ex vj da Mtv com o cabelo liso.

Responder
paulo ricardo 14 de outubro de 2019 - 20:29

Amo os Slashers dos anos 80 , mas essa série n me pegou , muitos clichês óbvios e atuações abaixo da crítica !

Responder
Acepipe Satã🐂GADO, O PARCIAL 14 de outubro de 2019 - 21:10

Uma pena. Pra mim, tudo tem funcionado lindamente até aqui.

Responder
JC 14 de outubro de 2019 - 20:17

Que episódio maravilhoso, passa num instante, divertidíssimo (medo de dizer que me divirto com Slashers….).
Também só lembrei Jason x Freddy naquela luta.

Sobre o T.C.C:

Como fazer uma série de terror 80´s, não ser saudosista para com os filmes que ela aborda.

Quase uma teoria de mestrado…doutorado.

Responder
Acepipe Satã🐂GADO, O PARCIAL 14 de outubro de 2019 - 21:11

Universidade Plano Crítico Para Jovens Psicopatas: VESTIBULAR 2020, INSCRIÇÕES ABERTAS!!!

Responder
Teco Sodre 14 de outubro de 2019 - 10:45

só queria fazer mais uma perguntinha,sr. PahsD: não amanhece nunca nessa caralha não? O_O’

Responder
Acepipe Satã🐂GADO, O PARCIAL 14 de outubro de 2019 - 11:37

Eles estão QUASE fazendo em “tempo real”, né. Se a gente pensar que anoitece no primeiro episódio por volta de 19h, deve ser umas 22h30 agora… mas acredito que deverá ter um salto de tempo para o amanhecer ou um arranjo diferente do tempo, porque imagino que os assassinatos no final devem envolver o povo recém-chegado ao acampamento.

Responder
Teco Sodre 14 de outubro de 2019 - 12:14

Se pensar que cada episódio tem alguns minutos destinados à flashbacks, então o tempo que se passa apenas nessa noite faz muito sentido… é que às vezes parece interminável. rs
Imagino que vá acontecer o mesmo que você pensou: a noite vai passar, certamente a outra metade da temporada será com os novos acampantes e os sobreviventes dessa longa noite com os white walkers, brincadeira. 😀

Responder
Acepipe Satã🐂GADO, O PARCIAL 14 de outubro de 2019 - 13:39

AHAHHAHAHAHAHAHA mas é isso, com certeza vem bizarrices pela frente!

Responder
Teco Sodre 14 de outubro de 2019 - 10:34

“A questão é que a série está indo tão bem, que a gente começa a ficar com medo, conhecendo as loucuras que o senhor fez em anos anteriores.” – isso resume bem o episódio 4. Também achei que o didatismo exagerado tira um pouquinho do brilho do roteiro, porém a direção e a produção caprichadas ajudam a sustentar a qualidade do episódio. Mas, agora sim, tô bem empolgado com a série. Espero que esse elemento sobrenatural não desvie muito o foco slasher da temporada.

Se continuar a produzir seus trabalhos acadêmicos nesse nível, vai alcançar seu PahsD com louvor, pompa e circunstância.

Responder
Acepipe Satã🐂GADO, O PARCIAL 14 de outubro de 2019 - 11:45

Prevejo uma banca bem contente na hora da defesa! UHUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

Responder
Teco Sodre 14 de outubro de 2019 - 12:14

vou até vestido de cheerleader. o/

Responder
malkalino 14 de outubro de 2019 - 08:25

Eu tenho medo que desande igual a maioria das temporadas, mas no geral, to amando demais e não sei se sou muito bobo, mas eu me surpreendi muito com o que acontece nesse episódio.

Responder
Acepipe Satã🐂GADO, O PARCIAL 14 de outubro de 2019 - 08:44

Não é bobo não. O suspense e a condução dele são muito bem feitos aqui!

Responder
Lucas Chaves Dos Santos 14 de outubro de 2019 - 06:52

Haha Interessante que todo mundo que vejo só reclama dessa temporada. Pra mim, é a pior de longe, só atuação ruim, pior cast da série… Ao menos que o objetivo seja mesmo satirizar um terror/ triller dos anos 80, pq ai sim, parabéns! CHAATO! haha
Pra mim a temporada não andou nada, e as crianças ainda não chegaram no acampamento. Eu confesso que as expectativas eram sim de um Slasher bem saudosista, mas to decepcionado. Kkk

Responder
Acepipe Satã🐂GADO, O PARCIAL 14 de outubro de 2019 - 08:44

gente

Responder
JC 14 de outubro de 2019 - 20:17

Mais saudosista do que está sendo essa temporada, só passando os filmes originais no mesmo horário.
0-o

Responder
Rafael Alencar 14 de outubro de 2019 - 06:29

Tá muito boa a temporada até então, eu to rezando pro murphy não estragar tudo (como ele costuma fazer da metade pro final das temporadas), rs.

Além disso, descobri esse site há algum tempo e sempre que quero procurar alguma review venho pra cá, pois admiro a qualidade dos textos!. (Acho que li todas de the handmaid’s tale, haha). Parabéns pelo site!!

Responder
Acepipe Satã🐂GADO, O PARCIAL 14 de outubro de 2019 - 09:03

Digaê, @disqus_MpyV4YhQpE:disqus! Muito obrigado pelo prestígio, meu querido, e que bom que tem nos acompanhado desde THT. Fico feliz que já tenha encontrado sua cela acolchoada aqui no nosso Asilo Arkham! 😀 Tá em casa!

Responder
Matheus Jornalista 13 de outubro de 2019 - 04:04

Foi um ótimo episódio, as revelações eram esperadas, mas foram bem construídas. Eu estou com um pés atrás na questão da velocidade da trama, eles já queimaram várias reviravoltas nesses dois últimos episódios, então a não ser que eles tenham mais algo pra acrescentar, a tendência é a qualidade dos episódios decair. Tal como foi em Apocalipse, eles estão queimando as melhores cartas logo de início e depois tendem a encher linguiça nos últimos episódios com roteiros apressados. Que Satã queira que esteja errado.

Responder
Acepipe Satã🐂GADO, O PARCIAL 14 de outubro de 2019 - 08:53

Eu to apreensivo por isso. Mas o plano aqui me parece bem mais encorpado do que em Apocalypse (que, ao contrário de você, achei lenta demais no começo). Bora torcer para que não desande.

Responder
Junito Hartley 12 de outubro de 2019 - 23:12

Rapaz se a serie continuar nessa pegada vai pra mim facil a melhor temporada, ate agora nao teve um episodio ruim, quando sai episodio novo eu vou assisti com uma satisfação gigante, to ate com medo de começar a decair a serie kkkkk, a impresao que da é que no final todo mundo ali vai virar seria killer kkkk

Responder
Acepipe Satã🐂GADO, O PARCIAL 12 de outubro de 2019 - 23:48

Eu tenho essa impressão também. De que todo mundo vai sair assassino ou assassinado desse Camp.

Responder
George Hora 12 de outubro de 2019 - 08:40

Bora investir numas dissertações e teses, afinal não da pra passar a vida com textos de conclusão de graduação! Crítica maravilhosa, a série segue forte, agora é torcer para Murphy não dar uma de louco no último episódio. Abços

Responder
Acepipe Satã🐂GADO, O PARCIAL 12 de outubro de 2019 - 17:56

À medida que a série for avançando, a gente vai evoluir pra dissertações e teses! HAUAHUAHUAHAUAHUAHAUHAUAHAUAHUAUAHAUHAUAH

Pois estamos juntos na torcida pra Murphy não despirocar daqui pra frente. E muito obrigado, @georgehora:disqus! Abração!

Responder

Escreva um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais