Home TVEpisódio Crítica | Arquivo X – 10X04: Home Again

Crítica | Arquivo X – 10X04: Home Again

por Gisele Santos
377 views

  • spoilers. As críticas da “série completa” e dos dois longas-metragens podem ser lidas aqui.

Arquivo X nem sempre foi o grande sucesso que muita gente pensa que ele foi. A série, assim como muitas outras, não soube a hora de pendurar as chuteiras e as últimas temporadas foram mornas, quase geladas. Para os fãs era triste ver aquele seriado tão incrível, com histórias tão fascinantes e personagens tão cativantes, terminar da forma como terminou. Como fã, não gostei de quase nada da temporada final de Arquivo X e acredito que muita gente tenha pensado como eu.

Um dos eventos que mais marcou essa última temporada foi a gravidez de Dana Scully (Gillian Anderson), que apesar de infértil dá luz a William, fruto de seu relacionamento com Fox Mulder (David Duchovny) que nessa finaleira já nem dava mais as caras nos episódios. Pois após dar a luz à criança, o casal de agentes decide colocá-lo para adoção já que o pequeno poderia sofrer represálias por causa da profissão dos pais, e mais, por causa de tudo que os dois sabiam de conspirações envolvendo o governo americano e tudo mais. Pois esse passado já havia sido abordado nos primeiros episódios dessa nova temporada de Arquivo X e mostrava que, depois de mais de 14 anos de espera, enfim, a gente vai poder ter respostas do que aconteceu com o filho de Scully e Mulder.

Esse quarto episódio começa com a dupla investigando um assassino que, aparentemente, tem uma força descomunal e age na calada da noite. Ao que tudo indica, o criminoso é mais uma espécie de defensor de moradores de rua, que são tratados como lixo pela comunidade onde vivem e são vistos como um problema que precisa ser eliminado para a construção de mais prédios e para a revitalização da área.

É no meio desse caso sobrenatural, mas com uma base bastante social, que Scully vive um dos momentos mais tristes da sua vida. Sua mãe acaba de sofrer um ataque cardíaco e está à beira da morte na UTI de um hospital. Os momentos ao lado do leito da mãe fazem a agente repensar a sua própria vida e as escolhas feitas por ela em relação ao filho William, citado pela mãe em suas últimas palavras antes de morrer.

Scully é de fato a minha personagem preferida de todo o universo de Arquivo X. Racional, mas ainda assim apaixonada pelo seu trabalho e pelo que acredita, Scully sempre foi uma muralha, enquanto que Mulder, muitas vezes, sucumbia devido às descobertas de conspirações que muitas vezes envolvia a sua irmã, abduzida por extraterrestres lá no início da série. Agora é a vez de Scully rever seu passado e ir atrás das suas verdades. O que terá acontecido com seu filho? Será que ele, assim como ela, tem perguntas e poucas respostas? Será que ele, ao ser abandonado pelos pais, se sente como os moradores de rua, como um problema, como um saco de lixo que precisava ser descartado o mais rápido possível? Ao que tudo indica essa décima temporada tem como objetivo, entre outras coisas, falar mais sobre esse assunto e colocar Scully no centro desse dilema que ficou anos sem resposta.

Ainda faltam dois episódios até o final dessa décima temporada que mostrou até agora poucas novidades, mas deixou o coração dos fãs cheios de esperança pelo que ainda pode vir pela frente. A Verdade está lá fora, vamos ver se Chris Carter e cia irá nos presentear com uma 11ª temporada para que tudo possa ser devidamente respondido, como o fã merece!

P.S.: Apesar da seriedade do episódio, destaque para a melhor tirada de Scully até agora (tem a ver com escadas e sapatos de salto). E sim, temos lanternas!

Arquivo X 10X04: Home Again (EUA, 2016)
Showrunner: Chris Carter
Direção: Glen Morgan
Roteiro: Glen Morgan e Chris Carter
Elenco: David Duchovny, Gillian Anderson, Tim Armstrong, Daryl Shuttleworth, Peggy Jo Jacobs, Sheila Larken, Alessandro Juliani, Chris Shields e John DeSantis
Duração: 43 min.

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais