Home TVEpisódio Crítica | Arquivo X – 10X06: My Struggle II

Crítica | Arquivo X – 10X06: My Struggle II

por Gisele Santos
141 views

  • spoilers. As críticas da “série completa” e dos dois longas-metragens podem ser lidas aqui.

Na sua última temporada, lá em 2002, o episódio The Truth trazia todas as respostas que os fãs de Arquivo X esperaram durante tantos anos. A série acabou, um filme veio seis anos depois, e algumas respostas ainda ficaram em aberto ao longo desses anos.

Quando Chris Carter, criador da série, anunciou que sim, Arquivo X voltaria para uma décima temporada a esperança se renovou e pensamos que, enfim, teríamos um final à altura da série, com todas as respostas que tínhamos direito e até um pouco mais. 2016 começou e com ele a nova temporada da série. Foram ao todo seis episódios que trouxeram de volta memórias de um tempo tão bom, enlouqueceu os fãs e nos deixou ainda mais cheios de perguntas.

A season finale que estreou essa semana não foi diferente de tudo isso. Apesar de ter sido um episódio intenso, cheio de ação e diálogos explicativos, deixou todos os fãs com aquela sensação “WTF?” no final? Mas vamos a trama desse último episódio. Os acontecimentos se passam algumas semanas após o primeiro episódio da série com uma recapitulação de toda a história de Dana Scully desde a sua entrada nos Arquivos X, passando pela sua abdução, o nascimento e a sua saída do FBI. Lá em 2002, no último episódio de Arquivo X, o Canceroso alerta Mulder que em breve uma invasão alienígena destruiria a raça humana e apenas alguns escolhidos seriam poupados. Pois é sobre esse fato que se trata o final dessa décima temporada. Desde 2012 pessoas estão morrendo em decorrência de um vírus alienígena e agora chegou a hora de concluir o plano. Scully está protegida por causa de seu DNA alienígena, que ela já havia descoberto no início dessa temporada. Mas e o resto das pessoas? Quem mais estaria a salvo dessa tragédia? Mulder, William, onde quer que ele esteja?

Em busca de uma cura, Scully trata de convencer a recém chegada a série Agente Einstein, que é uma espécie de Dana mais jovem, a produzir uma vacina a partir do seu DNA. O problema é que a jovem agente se questiona sobre todas essas novidades e custa a entender que nem tudo pode ser explicado pela ciência. Ao mesmo tempo, Mulder tem um encontro frente a frente com o Canceroso, que parece mesmo estar por trás de toda essa conspiração. O diálogo entre os dois, analisando a raça humana e o motivo de sua extinção, é um dos melhores dessa e de muitas temporadas passadas.

Falando em temporadas passadas, Monica Reyes está de volta e com um segredo que vai deixar todo mundo com o queixo caído. Não vou revelar aqui pra não estragar a surpresa, mas digamos que Scully não pode confiar nem na pessoa que a ajudou a colocar seu filho no mundo. É, gente, não tá fácil pra ninguém. William, por sinal, é mais uma vez citado na trama e parece mesmo que muitas coisas ainda serão reveladas sobre o paradeiro do garoto se Chris Carter nos brindar com uma nova temporada. Por sinal, o criador de tudo isso dirige e roteiriza esse episódio.

O final é mesmo a cereja do bolo e tem tudo a ver com essa retomada da série. Não vou falar aqui como a cena final acontece, mas ela vai te irritar no início, mas depois, fará você perceber que era exatamente assim que ela merecia, e deveria terminar. Se tem gancho para uma 11ª temporada? Nossa, e como! Ficamos na torcida para que Carter e sua turma divulguem logo essa informação e não nos deixe roendo as unhas de tanta curiosidade. E apesar de ter sido curta, foi incrível rever as teorias, as loucuras, as crenças, as memórias, as pirações e a verdade que ainda estão com Mulder e Scully! E que venham mais e mais temporadas e episódios pois “A Verdade Está Lá Fora” e todos nós queremos saber como isso acaba!

Arquivo X – 10X06:  My Struggle II (EUA, 2016)
Criador e showrunner: Chris Carter
Direção: Chris Carter
Roteiro: Chris Carter
Elenco: David Duchovny, Gillian Anderson, Mitch Pileggi, Joel McHale, Lauren Ambrose, Robbie Amell, Annabeth Gish, William B. Davis
Duração: 44 min.

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais