Home Audiodramas Crítica | As Primeiras Aventuras – 3X03: The Ravelli Conspiracy

Crítica | As Primeiras Aventuras – 3X03: The Ravelli Conspiracy

por Luiz Santiago
21 views (a partir de agosto de 2020)

Equipe: 1º Doutor, Vicki, Steven
Espaço: Florença, Itália
Tempo: 1514

Transcorrendo entre os arcos The Time MeddlerGalaxy 4, este episódio da série As Primeiras Aventuras coloca o Doutor, Vicki e Steven em contato com uma das famílias mais influentes e mais perigosas de Florença no século XVI: a família Médici. Tentando chegar aos Jogos Olímpicos de 2784, o Time Lord acaba se rendendo aos perigos e encantos da atmosfera florentina e resolve ficar um pouco mais no local, primeiro porque Vicki fica empolgada para explorar um pouco mais e depois porque o Doutor tem esperança de poder reencontrar Leonardo da Vinci.

Desde muito cedo o espectador entende que o roteiro não vai arriscar um caminho de exploração mais dinâmica, ficando em blocos isolados que pouco a pouco se unem (muitas vezes pouco organicamente) para formar um quadro geral, onde as identidades se revelam e os muitos planos de assassinato, de envenenamento, de prisão, de falsificação de assinatura e tantos outros crimes são definitivamente esclarecidos. O problema é que nada disso se faz com a verdadeira classe que uma história desse porte e nesse período histórico merecia.

Eu temo toda vez que vou ouvir um episódio dessa série com o 1º Doutor. Desde o início do show eu louvo a sua iniciativa de mostrar essas aventuras que emulam a base simples da Série Clássica, mas é frustrante o fato de que até este momento, faltando um episódio para encerrar a 3ª Temporada, tivemos apenas dois capítulos excelentes, e ambos com o 2º DoutorThe Forsaken e The Isos Network. Um episódio próximo a esses dois é o ótimo The Yes Men, que, surpresa surpresa, também é com o 2º Doutor. A impressão que eu tenho é que os roteiristas colocam toda a seriedade possível nos enredos com o 1º e se esquecem de distender isso com ações que não pareçam se repetir a cada novo bloco.

Por mais que eu não tenha gostado da representação de Giuliano de Médici, o político esquentadinho e com mania de punição, sua presença aqui, ainda mais quando aliada a Maquiavel e ao Papa Leão X, poderia gerar uma trama política bem mais interessante e que não se resumisse apenas a prisões e planos que parecem ser a única coisa que sai da boca desses personagens, causando o ar de repetição que eu citei antes e nos fazendo constatar que o arco poderia ser pelo menos metade mais curto. Algumas cenas de humor (às vezes ácido) e o primeiro episódio, onde tudo nos é apresentado, são os pontos mais sólidos da aventura, que conta com excelente trilha sonora e ótima edição de som.

Talvez eu esteja sendo extremamente ingrato aqui, mas depois que David Bradley assumiu o papel do 1º Doutor na série (agora também em áudio, com The First Doctor Adventures) eu passei a gostar menos da interpretação de Peter Purves para este Time Lord. Claro que não é uma revisão em retrospecto, ela é apenas comparativa, portanto, só para o material que ouvi desse Doutor após Bradley surgir em cena. E também não significa que eu desgoste do trabalho de Purves, mas definitivamente gosto bem menos agora.

The Ravelli Conspiracy é uma história com interessante atmosfera da Florença no início da Idade Moderna, e tem o mérito de, mesmo com as já esperadas mudanças históricas (e nomes, parentesco e funções de determinados personagens), capturar o clima similar ao de máfia que então os florentinos vivenciavam, especialmente os ricos (políticos e mecenas) e toda a classe eclesiástica. Infelizmente é uma história que na maioria do tempo parece seguir um loop de conflito, mas não deixa de garantir o básico de uma boa diversão.

The Early Adventures 3X03: The Ravelli Conspiracy (Reino Unido, 10 de novembro de 2016)
Direção: Lisa Bowerman
Roteiro: Robert Khan, Tom Salinsky
Elenco: Peter Purves, Maureen O’Brien, Mark Frost, Jamie Ballard, Robert Hands, Olivia Poulet, Joe Bor
Duração: 120 min.

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais