Home TVEpisódio Crítica | Ataque dos Titãs (Attack on Titan) – 4X13: Crianças da Floresta

Crítica | Ataque dos Titãs (Attack on Titan) – 4X13: Crianças da Floresta

por Kevin Rick
8091 views (a partir de agosto de 2020)
Crianças da Floresta

  • Há spoilers. Leiam, aqui, a crítica dos episódios anteriores.

Logo antes do episódio começar, estava me perguntando se teríamos um capítulo mais político ou o foco agora seria a narrativa de Falco e Gabi. E Crianças da Floresta acaba sendo uma interessantíssima mescla dos dois núcleos que vinham sendo construídos isoladamente, levando a família Blouse e a duplinha marleyana ao encontro da Divisão de Reconhecimento enquanto participam do jantar preparado por Nicolo. A expectativa para a descoberta geral das identidades e dos fatos que levaram à morte de Sasha configurava um momento que era esperado, mas estava ansioso para saber como seria a cadeia de eventos. E Isayama, como de costume, não decepciona.

Primeiro gostaria de pontuar como quase todo o episódio ocorre em um ambiente único e fechado, com exceção de uma ou outra cena com Levi e Zeke – que são ótimas, aliás, demonstrando muito bem a desilusão e remorso de Levi, um dos melhores personagens da obra, mas com pouco espaço na quarta temporada. E é aí que entra a belíssima direção artística do episódio, concebendo uma tremenda montagem de mistério, culpa e ódio na ambientação contida. Claro que o elogio é carregado para Isayama, mas a MAPPA merece louvor pela composição da atmosfera do capítulo, utilizando uma trilha sonora inquietante, com várias notas de suspense e choque, ao mesmo tempo que trabalha ótimas expressões faciais. Attack on Titan sempre foi um anime bastante expressivo, desde os rostos comicamente macabros dos Titãs até as expressões de horror dos seres humanos, mas Crianças da Floresta realmente me marcou nesse quesito, por causa da variedade vista. Desde surpresa e choque, fúria, amargura, vemos de tudo um pouco. Particularmente, gosto muito dos shots de Nicolo e Gabi, assim como numa cena bem aterrorizante de Floch.

A forma como a narrativa vai construindo a descoberta é sensacional, iniciando-se no abalo de Nicolo, levando-nos ao ótimo embate na sala de jantar, no qual vemos o ódio tomando conta do cozinheiro, ao mesmo tempo que temos o semblante de culpa de Gabi. Os diálogos de conflito, assim como de apaziguamento por parte de Blouse, representam as temáticas da série como um todo, e, novamente, a montagem magnífica de suspense vai criando esse laço inquietante e obsessivo com o espectador sobre o desenrolar da ação. Além disso, a transição da discussão em torno da morte de Sasha para as questões políticas ocorre naturalmente, e a sacada das garrafas “envenenadas” com o fluido espinhal de Zeke é mais um bem construído recurso na guerra de facções, puxando eventos lá do início da 3ª Temporada.

A cena da aparição repentina de Eren – confesso que tomei um leve susto – é a cereja no bolo de um episódio construído em cima de um roteiro minucioso, respaldado por uma ótima animação e preenchimento de atmosfera, no qual vemos vários temas da série personificados nas aterrorizantes e cruéis expressões faciais dos personagens. Isayama continuando usando Gabi como motor narrativo, e sua importância para o anime só aumenta na minha concepção, especialmente nesse encontro com o protagonista. O cliffhanger vem como uma facada na ansiedade, mas desfecha com primor mais um excelente episódio da série. O clímax está próximo.

Attack on Titan – 4X13: Crianças da Floresta (進撃の巨人, Shingeki no Kyojin – 森の子ら Mori no Kora, Japão, 07 de março de 2021)
Criado por: Hajime Isayama
Direção: Yasuhiro Geshi, Kōnosuke Uda
Roteiro: Hajime Isayama, Hiroshi Seko
Elenco:  Takehito Koyasu, Yoshimasa Hosoya, Ayane Sakura,  Natsuki Hanae, Toshiki Masuda, Manami Numakura, Yûmi Kawashima, Ayumu Murase, Masaya Matsukaze, Jirô Saitô, Tôru Nara, Yû Shimamura, Yûki Kaji, Kazuhiro Yamaji, Hiroshi Kamiya, Romi Pak, Kishô Taniyama, Hiro Shimono, Yû Kobayashi
Duração: 24 min.

Você Também pode curtir

22 comentários

Cesar 10 de março de 2021 - 12:20

Rapaz, que episódio magnifico! Pra mim, o segundo melhor da season, ficando atrás apenas do episódio do massacre do Eren.

Lembro que na semana da morte da Sasha, li inúmeros comentários a respeito de quão gratuita, anticlimática tinha sido a morte dela pra essas pessoas. Eu sempre discordei desses argumentos, e agora, mais ainda, quando o Isayama usa disso pra construir uma das cenas dramáticas mais tensas de toda a obra. E tudo transcorre de forma tão natural que assusta. A cara da Gabi de satisfação ao confirmar que tinha matado a Sasha… pqp! E aí, mais uma vez sobra pro meu menino, Falco… não aguento mais isso, heueheuehuehue. E eu acho que a partir daqui a Gabi muda.

E o Plano do Zeke hein!? É assombrosamente genial! Que coisa absurda, mano! E que satisfação ver aquele flashback do dia em que a vila do Connie foi destruída. Definitivamente, nenhum detalhe esta sendo esquecido até aqui.

E a cena final é fantastica. Quase surtei quando o Eren aparece com seu terror psicológico com aquela mão cortada. Pense numa vontade ir ler todo o mangá… mas vou esperar essas 3 ultimas semanas e vê o que acontece. Com ou sem parte 2, vai ser difícil esperar.

Responder
O Homem do QI200 10 de março de 2021 - 12:21

Ah irmão, eu garanto que vc não vai conseguir resistir, tá chegando o arco fodão demais, vai ser uma mistura de encanto, raiva, tristeza e o pior, acho que a temp. vai se encerrar na metade só pra deixar geral com água na boca, o que vai acabar fazendo com que muito queiram ler o manga.

Responder
Cesar 10 de março de 2021 - 12:21

hehehe posso imaginar. Falam que o capitulo 116, (se não me engano) dá inicio a mais um plottwist frenético na obra, e o anime deve adaptar ate esse ponto mesmo. Existem 3 opções, Se o anime tiver uma parte 2, no minimo é la pra outubro. Se for filme, no minimo ano que vem, e pode tambem não ter nada. Dependendo do anuncio que for feito no ultimo episodio, vou correr pro mangá. Não queria fazer isso, o anime tem bem mais impacto, mas vai ser o jeito. Esse clima de esperar o ultimo capitulo do mangá ta surreal demais, coisa de loko, é SNK pipocando em todo canto…

To fugindo dos spoilers, mas estou vendo reações mistas quanto ao final do mangá. Alguns amando, outros odiando.. tu tá em qual desses lados? heueheu. Ja leu o 138?

Responder
O Homem do QI200 10 de março de 2021 - 12:22

Sim, começa no capítulo 116. Então, li sim o cap. 138 e estou na parte dos que odiaram, mas depois eu digo o pq, vou esperar vc ler primeiro. Assim, na minha visão, o manga cai de qualidade lá para o cap. 130 em diante. Porém tem aquela coisa, o anime causa bem mais impacto, pode até ser que esses mesmos capítulos que não curti tanto, pode ser bem legal quando animado.

Responder
Eric Cartme 15 de março de 2021 - 00:36

o mangá acaba em qual capitulo?
O anime ja ta em qual?

Responder
O Homem do QI200 15 de março de 2021 - 01:49

O manga se encerra em abril com o cap. #139, já o anime com o próximo cap. (que foi adiado) vai adaptar em torno do cap. 113 e 114.

Responder
Eric Cartme 15 de março de 2021 - 01:50

A tem chão então, vai ter q ter uma parte dois a temporada. Muita coisa pra um filme.

PS. Pq meu comentário anterior foi excluído como spam?

Kevin Rick 10 de março de 2021 - 12:27

Foi golpe atrás de golpe nesse episódio né?! hahahaha A aparição do Eren foi fantástica!! Confesso que vou me segurar até o fim dessa temporada, mas depois disso, não vou conseguir ficar sem ler não viu…

Responder
Junito Hartley 10 de março de 2021 - 21:42

Eu também, acabando o anime vou ler o mangá.

Responder
Thomaz Carvalho 10 de março de 2021 - 12:20

Puta episódio bom, os diálogos me acertaram mais que qualquer luta de titãs, ouvir o monólogo do pai da Sasha e logo depois a Kaya acender em fúria me tirou o fôlego. Sem contar na chegada do Eren, a revelação dos vinhos e o destino incerto do Falco.

Responder
Kevin Rick 10 de março de 2021 - 12:23

Foi demais mesmo!

Responder
Lucas Santana 10 de março de 2021 - 12:20

Sinto que as merdas vão começar a acontecer no próximo episódio.

Pelo que eu entendi, todos os oficais de alta patente beberam da espinha do Zeke, né? O que significa, se o Eren usar o poder dele todos aqueles cara DENTRO da muralha virarão titans? PQP VAI DAR UMA MERDA MUITO GRANDE!

Responder
Victor Almeida 10 de março de 2021 - 12:21

Não é se o Eren usar seu poder. É se o Zeke usar o seu poder, utilizando a habilidade do grito

Responder
O Homem do QI200 10 de março de 2021 - 12:20

Comentei anteriormente, como a morte da Sasha agregou para o enredo de AoT e esse episódio só confirmou. Olha o turbilhão de emoções visto nesse episódio. Aliás, nessa partes mais emocionais, o anime se sai muito melhor que o manga. Muito bom ver o pai da Sasha tomando a iniciativa de tentar quebrar esse ciclo de ódio. Eu daria 5* pra esse episódio tranquilamente.
A partir do próximo ep. as coisas vão ferver, a adrenalina vai voltar a ficar a mil.

Responder
Kevin Rick 10 de março de 2021 - 12:22

Eu quase dei 5, mas fiquei no 4,5 por subjetivismo meu mesmo, mas amei o episódio. E sim, a morte da Sasha e a personagem da Gabi se mostram excelentes inserções à narrativa. Não sei como conseguem reclamar disso… É puro AoT, da melhor forma possível.

Responder
Sóstenes - Toty 10 de março de 2021 - 12:20

se o Eren comer o Zege, pronto, Deus ExMachina

Responder
Lucas Casagrande 9 de março de 2021 - 13:40

Mais um episódio fodão, a cena do Eren entrando do nada foi muito bem feita, de certa forma me lembrou a revelação do Reiner e o Bertholdt que foi contada sem artificios como som aumentando ou close de camera que geralmente são usados nesses momentos, foi com uma calmaria que te pega de surpresa mesmo que até assusta hahahha

Amando essa temporada

Sei que não é certo moralmente mas não resisto hahaha

https://uploads.disquscdn.com/images/ad75a923ac67db25f0314fdb9965016c5716fa9130f9e70591a179bbf1794ee9.jpg

Responder
Kevin Rick 10 de março de 2021 - 12:20

Bela sacada ao lembrar da cena do Reiner e do Bertholdt! Essa simplicidade em momentos grandiosos é uma baita quebra de expectativa e nos surpreende mais ainda.

Responder
Pedro Bueno 9 de março de 2021 - 13:39

Esse episódio me deu arrepios, foi uma pancada atrás da outra, incrível como essa obra mantém o nível altíssimo desde o começo e entrega momentos intensos e chocantes em um ep só de diálogo. E eu li até onde vai acabar essa parte, quero deixar o melhor pra ver no anime, mtos elogiam dms oq está por vir.

Responder
Kevin Rick 10 de março de 2021 - 12:20

É sensacional mesmo!

Responder
Junito 9 de março de 2021 - 13:39

Toda vez que o episódio acaba dá uma dor no coração, que episódio foda!

Responder
Kevin Rick 10 de março de 2021 - 12:20

Me sinto da mesma forma hahaha

Responder

Escreva um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais