Home TVEpisódio Crítica | Ataque dos Titãs (Attack on Titan) – 4X28: O Alvorecer da Humanidade

Crítica | Ataque dos Titãs (Attack on Titan) – 4X28: O Alvorecer da Humanidade

O que é mais doce: o sorvete ou a vingança?

por Kevin Rick
3,6K views

  • Há spoilers. Leiam, aqui, a crítica dos episódios anteriores.

O Alvorecer da Humanidade é basicamente um episódio de recontextualização. A narrativa volta no tempo para mostrar a chegada dos protagonistas da Divisão de Reconhecimento no continente marleyano, em seu primeiro contato com o mundo fora das muralhas. A parte inicial do episódio carrega um tom ao mesmo tempo simpático e melancólico, considerando que sabemos o destino triste do grupo. Há muita ternura com Sasha comendo sorvete pela primeira vez, ou até risos na interação de Levi com um palhaço esquisito, mas os desdobramentos que conhecemos, principalmente destes episódios recentes, ressignificam as situações com um peso dramático e emocional.

Flashbacks normalmente são usados em animes para efeito barato de sentimentalismo, mas achei interessante o uso no episódio “final” da segunda parte da temporada. O que é mostrado aqui funciona como uma celebração triste de uma amizade quebrada, com certas pontuações em voice-over de Mikasa, que partem de situações frívolas e fofinhas com grande destaque para as relações que temos com esses personagens, como ver Sasha, particularmente bem triste para mim. Mas também funciona como um olhar para a humanidade e desumanidade do protagonista, suas motivações e planejamentos, e toda a ambiguidade que circula as ações complexas do personagem.

Não gosto de algumas escolhas formais, como a montagem um tanto corrida no miolo do episódio sobre os diferentes encontros de Eren (com Historia, Floch, Zeke, etc), e também da constante narração de Mikasa, pois acredito que imagens e sutilezas visuais falam mais do que palavras expositivas, mas a condução narrativa e a estrutura do episódio são excelentes. De muitas formas, sinto que o roteiro coloca o espectador na perspectiva de Mikasa, refletindo que Eren nunca verdadeiramente mudou, mas que todas as suas ações são consequências diretas da sua personalidade, e que estivemos em negação como audiência. As pessoas que se aliam com as ações de Eren ou que não aceitam a evolução antagonista do protagonista, são diferentes exemplos de não entender a dicotomia do personagem ou o intuito crítico/aterrorizante de Isayama em demonstrar que a vítima de ontem pode ser o inimigo de amanhã no fluxo trágico de violência e vingança.

Nesse sentido, gosto de outras escolhas formais. O vai-e-vem entre passado e presente é praticamente uma exteriorização da mitologia temporal da obra, especialmente aos olhos de Eren que parecia enxergar as coisas cada vez menos de forma linear. O protagonista derramando lágrimas enquanto medita sobre situações sociais ou então seus gritos de ódio sobre extermínio e genocídio são espécies de espelhos do passado, recriações de momentos infantis de Eren. Como disse, estava tudo lá, a raiva, o ódio, a determinação. Só tivemos uma mudança de curso, dos Titãs para o resto do mundo (rs). A própria divisão do episódio, com um começo terno e um final apocalíptico, soa como uma referência para a ambivalência de Eren, um grande amigo e um inimigo ainda maior.

Nos últimos episódios de Attack on Titan, após o apogeu em Paradis, tivemos um tratamento introspectivo sobre as pessoas que cercam a vida de Eren, suas diferentes reflexões, culpas e arrependimentos, mas com a presença do protagonista sendo uma constante na discussão. O Alvorecer da Humanidade, porém, é um olhar para o próprio Eren. Já tivemos isso anteriormente, mas como disse, o último episódio desta segunda parte funciona como uma grande recontextualização de Eren, dos pequenos indícios e impulsos que não notamos ou quisemos não notar, afinal, seria muito pessimista que o cara que bebe com amigos e quer protegê-los seja na verdade um genocida irreparável, não é mesmo? Assim sendo, o episódio que possivelmente aparenta ser meio cretino em nos dar mais um cliffhanger, me parece um ótimo desfecho de capítulo antes do verdadeiro ato final.

Attack on Titan – 4X28: O Alvorecer da Humanidade (進撃の巨人, Shingeki no Kyojin – 人類の夜明け, Jinrui no Yoake, Japão, 03 de abril de 2022)
Criado por: Hajime Isayama
Direção: Hidekazu Hara
Roteiro: Hajime Isayama, Hiroshi Seko
Elenco:  Takehito Koyasu, Yoshimasa Hosoya, Ayane Sakura,  Natsuki Hanae, Toshiki Masuda, Manami Numakura, Yûmi Kawashima, Ayumu Murase, Masaya Matsukaze, Jirô Saitô, Tôru Nara, Yû Shimamura, Yûki Kaji, Kazuhiro Yamaji, Hiroshi Kamiya, Romi Pak, Kishô Taniyama, Hiro Shimono, Yû Kobayashi
Duração: 24 min.

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais