Home QuadrinhosArco Crítica | Batman Preto e Branco: Guardião (Gotham Knights #10b)

Crítica | Batman Preto e Branco: Guardião (Gotham Knights #10b)

por Luiz Santiago
700 views

estrelas 3,5

As edições da série Gotham Knights traziam, na parte final, um pequeno conto do Batman em 10 páginas, abordado momentos diferentes (alguns iniciais) de sua carreira como vigilante de Gotham. Em Gotham Knights #10, temos uma história chamada Guardião, onde vemos o encontro do Morcego com o Lanterna Verde da Era de Ouro (Alan Scott).

A história nos lembra um pouco a reunião do Cruzado de Capa com o Superman em Uma Noite em Gotham City, cronologicamente localizada alguns meses antes, em pleno Ano Um. Em ambos os casos, Batman é criticado por seus métodos de ação e a violência que emprega, às vezes desnecessariamente (segundo a visão de Scott) contra seus antagonistas, muitas vezes, policiais. O Morcego retruca a crítica mas desta feita é mais receptivo a ela do que fora com o Superman.

Não existem complicações no roteiro. A história é mais um drama de aprendizado do que um embate, algo que dá significado especial à crônica.

Embora vejamos o Batman em ação, no início, este é apenas o ponto de partida para o memorável encontro, que consiste em uma oposição de modus operandi, conversas sobre o comportamento de um herói frente aos seus desafios e a autorreflexão de ambos os lados, especialmente o do Lanterna, que vê no Batman a pessoa certa para guardar Gotham.

Entre críticas e reconhecimento de valor, a história caminha para um término amigável e nostálgico. O Lanterna mostra a cidade que guardara durante os anos 40, 50 e 60 e ouve do Batman uma memória de infância, o que deixa mais ou menos implícito uma grande admiração do Morcego em relação ao herói mais velho.

A arte de José Luis García-López brinca com os traços da Era de Ouro, inclusive no estilo de finalização. Ele mistura elementos clássicos e modernos de forma inteligente, o que resulta em um conto bem desenhado e com uma breve história digna do encontro desses dois gigantes. Mais um ponto interessante — e infelizmente pouco conhecido — dos primórdios na carreira de Batman.

Batman Preto e Branco: Guardião (Gotham Knights #10b) – EUA, 2000
Batman:
Gotham Knights Vol. 1 #10b: Guardian
Roteiro: Alan Brennert
Arte: José Luis García-López
Arte-final: José Luis García-López
10 páginas

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais