Home TVEpisódioCrítica | Chroniques de France – 1X04: As Crianças do Museu

Crítica | Chroniques de France – 1X04: As Crianças do Museu

Crianças fazendo arte.

por Luiz Santiago
14 views

Segmento do quarto episódio da série documental Chroniques de France (os outros segmentos do capítulo são: Manequins de Paris; Entre Le Havre e Paris Flui o Sena e Perspectivas Sobre o Câncer, dirigidos, respectivamente, por Jacques Baratier, Charles Brabant e Étienne Lalou) As Crianças do Museu é um trabalho “estruturalemente tranquilo” da diretora Agnès Varda, ou seja, uma peça que não exige nada do espectador além do tempo de exibição da obra e um olhar curioso para a perspectiva infantil das artes. Até podemos dizer que Varda, de uma forma geral, está restrita às exigências da série, mas mesmo assim, a qualidade do que é apresentado para nós e sua abordagem para a oficina de pintura que as crianças visitam no Museu de Artes Decorativas tem a essência daquilo que integra a filmografia da diretora, sempre com alguma provocação, reflexão ou mensagem inesperada diante do tema que resolve filmar.

A série Chroniques de France era produzida pelo Ministério das Relações Exteriores da França, e tinha por objetivo divulgar eventos, situações, grupos sociais, locais e perspectivas dos cidadãos franceses. Ou seja, é uma produção oficial, estatal, que tem suas regras e orientações específicas — o que explica a relativa restrição estética que citei no parágrafo anterior. Todavia, ainda vemos uma exibição dinâmica, criativa e visualmente cativante de diferentes meninos e meninas trabalhando com inúmeros materiais artísticos, seguindo diferentes propostas e processos. O maior destaque vai para as pinturas imaginativas de antepassados, mas a câmera também dedica o seu tempo aos belos trabalhos de escultura e olaria, mostrados em camadas de dificuldade.

As intenções plurais do fazer artístico formam a verdadeira alma do documentário, e é justamente por conta dessas diferenças criativas que o filme tem uma graça extra, é cheio de vida e de fôlego novo. As crianças estão o tempo todo compenetradas, focadas em suas tarefas e entregues ao projeto, de tal forma que conseguem explicar com bastante segurança o motivo de terem escolhido um certo tema para trabalhar — e novamente, preciso destacar a sequência com as pinturas dos antepassados. Eu, como professor, vendo um filme desses, não consigo deixar de abrir um sorriso enorme e já pensar numa dezena de possibilidades pedagógicas para trazê-lo para sala de aula. Mais uma ótima produção da querida mamãe Varda e sua aposta naquilo que é impulsionado pela vontade de fazer arte, algo revelador… mesmo quando muitas pessoas simplesmente não veem.

Chroniques de France – 1X04: As Crianças do Museu (Les Enfants Du Musée) — França, 1964
Direção: Agnès Varda
Roteiro: Agnès Varda
Duração: 7 minutos

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais