Home Música Crítica | “Convoque Seu Buda” – Criolo

Crítica | “Convoque Seu Buda” – Criolo

por Handerson Ornelas
1,9K views

Criolo dispensa apresentações, o rapper oxigenou parte da música brasileira e foi um dos artistas mais comentados do cenário musical brasileiro dos últimos anos. Finalmente, lançou seu terceiro álbum, sim, seu terceiro, pois ainda que Nó Na Orelha tenha gerado toda popularidade de Criolo, esse era seu segundo álbum (o primeiro é Ainda Há Tempo de 2006). Convoque Seu Buda mostra um claro amadurecimento musical do cantor e supera seu antecessor, que fez um enorme sucesso entre os críticos. Nele, o rapper anda por Samba, Reggae, Forró e Rock, discute diferenças de classes, problemas sociais, Copa e ainda faz referências desde Naruto e GTA a Shiva e Buda.

A faixa título abre o álbum com ótimas rimas e fazendo um paralelo de diversas figuras culturais, já aproveitando pra mandar suas críticas a problemas nacionais. Esquiva da Esgrima vem em seguida, sendo  uma das canções mais diretas do álbum, onde Criolo dispara críticas diversas: desde autoridade da polícia (Cada cassetete é um chicote para um tronco), racismo (A cor da minha pele, eu sei, tem quem critica) e até Copa (Uma bola pra chutar, país pra afundar). O álbum segue na mesma linha com Casa de Papelão, uma faixa forte e dura, lembra o sarcasmo de Perfeição de Legião Urbana. A diferença de classes é tema em Cartão de Visita, com a presença da, sempre excelente, Tulipa Ruiz no refrão. A cereja do bolo é quando o artista demonstra bom humor e faz uma referência a sua entrevista com Lázaro Ramos que virou piada e meme na internet: “Lázaro, alguém nos ajude a entender!

Criolo não é só um rapper, mas já se tornou uma figura importante para a MPB atual. Muito mais que rap, o cantor canta de tudo, e Convoque Seu Buda corrobora com isso. Fermento Pra Massa é samba de raiz de primeira, no clima de clássicos como Noel Rosa e Adoniran, a faixa bem humorada brinca com o dia-dia nas grandes cidades. O reggae, que já era presente em Samba Sambei de Nó Na Orelha, volta a estar presente em Pé de Breque, dessa vez em um clima bem mais assumidamente Bob Marley. Na mesma sequência vem o forró de Pegue Pra Ela, onde se destaca o impecável arranjo em que há espaço até pra guitarra no refrão, além de um momento solo guitarrístico bem regional.

Plano de Voo e Duas de Cinco (que, por sinal, já tinha sido lançada ano passado em um EP) são as que mais carregam a característica underground do rap. A primeira possui a participação do rapper Síntese, que por sua vez faz o ponto alto da canção, onde se percebe uma verdadeira interpretação na sua voz aliada com o arranjo que desaba pesado no final. A segunda precisa ser ressaltada pela sua ótima métrica (que chega a ser poética) e seu tema que aborda a sociedade marginalizada, tendo espaço até pra falar de salários de professores. O disco fecha com a participação de Juçara Marçal em Fio De Prumo, que parece ter influenciado no arranjo com uma forte pegada experimental. Faz seu papel de fechar o álbum muito bem, com um rítmo bem regional e uma letra com referências a cultura africana.

No entanto, existem considerações a serem feitas. Criolo é um excelente compositor, mas deixa o ouvinte confuso em alguns momentos. Existem partes onde não se entende absolutamente nada do que o cantor quer dizer ou transmitir em suas letras, mostrando referências e vocabulário complexos, trazendo a mesma sensação cômica que seu famoso vídeo com Lázaro Ramos provocou em várias pessoas. Felizmente, isso acontece em apenas certos versos de certas músicas. O problema não é soar filosófico ou mainstream demais (até porque Criolo já deixou de ser underground há muito tempo), mas acabar soando confuso e saindo de seu público que, querendo ou não, grande parte está em fãs de rap e hip-hop.

Nó Na Orelha pode ser considerado um álbum um pouco superestimado, por isso, Convoque Seu Buda chega pra superar seu antecessor e consolidar de vez a carreira de Criolo. Inserir uma gama de diferentes estilos e temas em uma só obra não é algo tão comum de se encontrar no atual cenário musical e o cantor merece mérito por isso. Alguns já chamam Criolo de gênio, e tal adjetivo não é pouca coisa. De onde vem tantas ideias é a grande pergunta. Afinal, “Alguém nos ajude, Lázaro, a entender!”.

O download do álbum foi disponibilizado gratuito no site do cantor, pra acessar é só clicar aqui.

Convoque Seu Buda
Artista: Criolo
País: Brasil
Gravadora: SkyBlue Music
Lançamento: Novembro de 2014 
Estilo:
Rap, MPB

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais