Home TVTemporadas Crítica | Depois da Festa (The Afterparty) – 1ª Temporada

Crítica | Depois da Festa (The Afterparty) – 1ª Temporada

Mais uma criativa mistura de comédia e crime.

por Roberto Honorato
1,3K views

Depois do sucesso de Only Murders in the Building, era mais do que esperado termos mais séries do tipo sendo produzidas. A mistura de mistério e comédia em um divertido whodunit (aquelas narrativas detetivescas cheias de pistas e enganações, geralmente tendo a morte de alguém como ponto de partida da trama) tem funcionado há década no cinema, com filmes como o clássico Clue, e o mais recente Entre Facas e Segredos. Mas quando vamos para a TV, não há tantas séries que misturem esse intrigante subgênero com uma boa dose de humor, e como podem sempre contar comigo para acompanhar algum lançamento de comédia, obviamente fiquei ansioso para assistir The Afterparty, original da Apple TV+.

Antes de tudo, vamos estabelecer a cena do crime: tudo começa durante a festa de reunião de uma turma do ensino médio, o que rende alguns reencontros com paixões não correspondidas, mas também ressentimentos e mágoas sobre eventos passados. Um dos ex-alunos é Xavier (Dave Franco), antes um nerd em uma banda sem sucesso, agora é uma celebridade, e convida todos para uma pós-festa (é assim que se fala? Eu não saio de casa, é assim que se traduz afterparty?) em sua mansão. O que ninguém esperava é que a noite fosse terminar na morte do anfitrião. Assim surge a detetive Danner (Tiffany Hadish), com uma abordagem diferente que confunde todos os suspeitos.

Afterparty tem sucesso em construir um mistério instigante e cheio de reviravoltas, além de manter uma leveza na abordagem, o que faz com que o humor funcione aqui até melhor do que em Only Murders, muito por conta do formato, que sabe alternar entre drama e comédia com mais espontaneidade. Um enorme acerto é Christopher Miller no comando, dirigindo todos os episódios da temporada, o que cria uma unidade mais forte na identidade visual, sem contar que Miller é o tipo de diretor que sabe brincar com a linguagem cinematográfica, principalmente quando trabalhou em animações, como Uma Aventura Lego e Tá Chovendo Hambúrguer, e produziu a perfeição que foi Homem-Aranha no Aranhaverso, mas seu trabalho em Afterparty lembra mais o que fez na duologia Anjos da Lei, que serviam como um pastiche de narrativas policiais, com um enredo construído em cima de clichês hollywoodianos, sabendo assim como evitá-los. O mesmo acontece em sua comédia para a Apple Tv+.

Cada um dos oito episódios dessa temporada inicial (uma segunda já foi confirmada, mas com um novo mistério) é apresentado em uma estrutura criativa, explorando gêneros narrativos diferentes, como um episódio musical, outro animado, ou um no estilo de ação carregada de anabolizantes, como os filmes da franquia Velozes e Furiosos. Se você assistiu Anjos da Lei 2, a cena pós-crédito é feita de teasers falsos para continuações e spin offs que não vão acontecer. A ideia original de Miller era usar essa ideia de brincar com diversos gêneros em um novo filme, mas acabou estendendo para uma série, e assim nasceu The Afterparty.

 No papel a ideia é ótima, e o roteiro funciona bem se considerarmos apenas a forma como o enredo é executado, mas é o elenco que eleva o nível dessa série para algo mais imperdível. Ao contrário de Only Murders, que também tem um elenco ótimo, Afterparty funcionaria da mesma maneira com outras pessoas, porque tem muito mais para oferecer além de uma boa dinâmica entre personagens.

Por falar nas personagens, o elenco da série está cheio de rostos conhecidos, alguns que eu gosto bastante, como Ilana Glazer (Broad City) e Ben Schwartz (Ducktales), mesmo que esse segundo tenha o costume de reprisar seus papéis, e aqui mais uma vez soa como sua personagem de Parks and Recreation, o que pode fazer dele previsível em alguns momentos (assim que o episódio focado nele começou, eu já sabia que seria um musical no estilo High School Musical). Will Forte faz uma rápida participação especial, mas eu preciso mencioná-lo porque é outro comediante que adoro, e o Dave France também não aparece tanto (por motivos óbvios), mas sabe entregar uma boa interpretação de uma celebridade arrogante.

Tiffany Hadish (Girls Trip) também tem o costume de ser escalada para papéis similares, mas sua detetive Danner é divertida e uma das suas personagens mais bem construídas, com um episódio inteiro focado em seu passado. Outros nomes, como Zoe Chang e Sam Richardson, também têm papéis de destaque e servem mais como as personagens mais racionais do grupo, e podemos até considerá-los os protagonistas considerando que muito da trama principal envolve os dois.

É bom ver como o serviço de streaming da Apple pode não ser o mais popular (culpa da própria, que dificulta tudo com uma divulgação ruim e se limita apenas aos aparelhos da sua marca), mas tem sido um lugar para ótimas comédias, como Mythic Quest ou Ted Lasso. The Afterparty é uma combinação de comédia e investigação divertida e cheia de criatividade, com personagens tão interessantes quanto o mistério principal.

The Afterparty  – 1ª Temporada – EUA. 28 de Janeiro de 2022 a 04 de Março de 2022
Diretor: Christopher Miller
Roteiristas: Christopher Miller, Nicole Delaney, Anthony King, Jack Dolgen, Phil Lord, Kassia Miller, Rachel Smith, Bridger Winegar
Elenco: Tiffany Hadish, Sam Richardson, Zoe Chao, Ike Barinholtz, Ilana Glazer, Ben Schwartz, Jamie Demetriou, Dave Franco, John Early, Tiya Sircar, Kelvin Yu, Ayden Mayeri, Genevieve Angelson, Will Forte, Fred Savage, Reid Scott
Duração: 8 episódios de 35 Minutos

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais