Home Audiodramas Crítica | Big Finish Mensal #8 a 10:  Red Dawn, The Spectre of Lanyon Moor e Winter for the Adept

Crítica | Big Finish Mensal #8 a 10:  Red Dawn, The Spectre of Lanyon Moor e Winter for the Adept

por Luiz Santiago
52 views (a partir de agosto de 2020)

Seguimos aqui com a publicação da série principal da Big Finish. O leitor pode conferir a sequência desta série nos seguintes links: edições #1 a 3; edições #4 a 6 e edição #7 (juntamente com os outros arcos que compõem a saga do Império Dalek).

Seguimos, portanto, a partir da edição #8.

 Red Dawn

BF #008
estrelas 3,5
red dawn doctor who

Equipe: 5º Doutor, Peri
Espaço-tempo: Planeta Marte, 2005

A primeira missão espacial americana vai ao Planeta Marte com uma importante equipe, a fim de explorá-lo.

Embora no universo de DW já tenhamos visto algumas missões ao Planeta Vermelho, é a primeira vez que os americanos pousam ali e, já nesta primeira experiência, encontram os Ice Warriors. A trama do arco Red Dawn gira em torno de uma quase mitologia planetária, envolvendo o heroico guerreiro Izdal, que se sacrificara à Aurora Vermelha, o ultravioleta pôr-do-sol marciano.

A estranheza da história consiste em seu enredo dividido em dois ambientes ou linhas dramáticas, uma escolha que bipartiu a densidade da trama, distraindo o espectador e perdendo a oportunidade de dar maior atenção ao que de fato merecia maior atenção. E a isso me refiro à trama de traição e tentativas de domínio envolvendo os terráqueos, o elo fraco da história; não por existir, mas por receber mais atenção do que devia.

Mesmo assim, Red Dawn é um interessante encontro do 5º Doutor e Peri com os nativos de Marte, evento que envolve confiança, sacrifício honroso (de ordem moral) e um final bem interessante, ao menos para os viajantes da TARDIS e para a primeira Embaixatriz meio-humana a se estabelecer no planeta vermelho após essa aventura.

Red Dawn (Reino Unido, maio de 2000)
Direção: Gary Russell
Roteiro: Justin Richards
Elenco: Peter Davison, Nicola Bryant, Robert Jezek, Maureen Oakeley, Georgia Moffett, Stephen Fewell, Matthew Brenher, Hylton Collins, Alistair Lock, Jason Haigh-Ellery
Duração: 4 episódios de c. 22 min.

.

The Spectre of Lanyon Moor

BF #009
estrelas 3,5

Arte de Lee Sullivan para The Spectre of Lanyon Moor, publicada como prévia da aventura na DWM #292.

Equipe: 6º Doutor, Evelyn
Espaço-tempo: Cornualha, Inglaterra, 2000 / Grécia, 2000

A incrível dupla formada pelo 6º Doutor e por Evelyn Smithe encontra-se na Inglaterra dos anos 2000, com uma história improvável e que, pelo menos ao nosso olhar mais apressado, traz um quê de mágica e fantasia não necessariamente absurdos no universo de Doctor Who, cujo roteiro, nesta aventura, Nicholas Pegg não possuiu tanto cuidado ao abordar.

A dupla chega a Lanyon Moor e encontra uma situação mais ou menos pacífica na superfície e um plano intricado em andamento. A dinâmica lembra-nos bastante uma história vivida pelo 6º Doutor ao lado de Peri, com a diferença que aqui temos a volta de um querido personagem da Série Clássica, o Brigadeiro Lethbridge-Stewart; e o trabalho com crenças locais (ou o acreditar no sobrenatural) e a ciência.

É claro que a explicação final para o plot dentro da fantasia se alia ao sci-fi, algo mais ou menos esperado, mas o caminho percorrido até esse momento não foi de todo elogiável, com desvios que nos lembram um pouco aqueles vistos em Red Dawn. Mesmo assim, trata-se de uma boa história, especialmente pela exploração da amizade entre o Doutor e o Brigadeiro e a ação e carinho de Evelyn no meio de tudo isso.

The Spectre of Lanyon Moor (Reino Unido, junho de 2000)
Direção: Nicholas Pegg
Roteiro: Nicholas Pegg
Elenco: Colin Baker, Maggie Stables, Nicholas Courtney, Susan Jameson, Barnaby Edwards, Toby Longworth, James Bolam, Helen Goldwyn
Duração: 4 episódios de c. 22 min.

.

Winter for the Adept

BF #010
estrelas 3

Arte de Lee Sullivan para Winter for the Adept, publicada como prévia da aventura na DWM #293.

Equipe: 5º Doutor, Nyssa
Espaço-tempo: Suíça, 22 de novembro de 1963

Doctor Who e fantasmas. Só esse pequeno período seria o bastante para fazer com que alguns whovians torcessem o nariz, como eu constantemente faço quando tenho diante de mim um elemento da série com esse tema. E por quê o preconceito? Porque a maioria das histórias que trazem tal elemento tendem a ter uma finalização insatisfatória, a despeito de um excelente início.

Peguemos, por exemplo, um outro áudio com o 5º Doutor e Nyssa, The Land of the Dead – história, inclusive, lembrada pela companion nessa aventura – que figura, em essência, o mesmo modelo de Winter for the Adept. Em ambos os casos a proposta é interessante, existe um elemento de horror no ar que funciona bem até certo ponto, mas a trilha que o roteiro toma para a resolução do caso não poderia ser mais questionável.

A diferença é que pelo menos aqui a história tem um número bem maior de acertos, a trilha sonora é belíssima e Peter Davison tem, enfim, uma ótima interpretação (eu não sou muito fã dos primeiros áudios dele).

A história se passa em uma escola para garotas nos Alpes Suíços, em 1963, e Nyssa vai parar na região por conta de um teletransporte que deu errado (um teletransporte feito e vistoriado pelo Doutor, diga-se de passagem). Ao se dar conta de que algumas lendas sobre Poltergeist circulam pela instituição, Nyssa tenta levar as coisas na base da racionalidade, mas é logo vencida pela cadeia inexplicável de eventos que se apresenta. Na esteira desses eventos, o Doutor aparece para resgatar a companion em um drástico e decisivo momento, quando ela e uma jovem do local correm grande perigo.

A ambientação de Winter for the Adept é boa e o texto sabe equilibrar bem os núcleos de conflito entre o Doutor e os humanos, mas o ponto fraco é sempre a presença dos fantasmas, que, devido a racionalização feita na reta final, acabam parecendo ainda mais bobos e forçados.

Como disse no início, a tendência dessas histórias em Doctor Who é ter um bom início e um final pouco animador. No caso de Winter for the Adept, mesmo que ache estranho quase tudo no que diz respeito à resolução do caso, o espectador será brindado com uma trama meio fantástica e meio científica e cujo espaço geográfico trará uma estranha e falsa sensação de aconchego e frio repentinos, mudança de sensações que provavelmente tenha algo a ver com a estranha criatura (os Spillagers, seres de outra dimensão) que, ao que tudo indica, vêm assustando muitos humanos ao redor do mundo por muitos e muitos séculos.

Winter for the Adept (Reino Unido, junho de 2000)
Direção: Gary Russell
Roteiro: Andrew Cartmel
Elenco: Peter Davison, Sarah Sutton, Liz Sutherland, Sally Faulkner, Hannah Dickinson, India Fisher, Peter Jurasik, Christopher Webber, Andy Coleman, Nicky Goldie
Duração: 4 episódios de c. 22 min.

Você Também pode curtir

4 comentários

Pedro Sebastião Pereira Amaro 9 de fevereiro de 2019 - 15:04

O primeiro áudio é bem simples, o segundo ganha pela ótima participação do Brigadeiro, o terceiro foi meu favorito, gostei do formato de como o áudio é contado, dá uma sensação de frio e aconchego ao mesmo tempo.
É notável como as atuações estão ótimas.

Responder
Luiz Santiago 9 de fevereiro de 2019 - 17:42

Confesso que gosto muitíssimo mais do 5º Doutor na BF do que na TV. Na verdade, aprendi a gostar DE VERDADE dele pelos áudios!

Tá fazendo maratona da série mensal da Big Finish, @pedrosebastiopereiraamaro:disqus?

Responder
Pedro Sebastião Pereira Amaro 11 de fevereiro de 2019 - 20:38

Não tem um Doutor do qual eu não goste muito, por isso sempre achei muita difícil fazer um top, mas eu nao gostava muito do 5th nos primeiros áudios que ouvi, gostava mais de sua versão tevelisiva.
Meu inglês é bem +- e como consegui transcrições em ingles dos áudios da serie mensal estou aproveitando, consigo entender tudo.

Responder
Luiz Santiago 11 de fevereiro de 2019 - 21:40

Você vai ver que esses áudios são maravilhosos para treinar o inglês! Se quiser pegar depois as Short Trips, vale a pena, porque são história bem mais curtas, de até meia hora e lidas mais pausadamente…

Responder

Escreva um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais