Crítica | DuckTales (2017) – 2ª Temporada: Episódios 8 a 11

The_Outlaw_Scrooge_McDuck!_1 plano critico ouro

Eu já não estava mais aguentando ficar sem Ducktales. Há dois meses tivemos um episódio inteiramente focado na jornada de Dumbela tentando consertar sua nave enquanto aprende a sobreviver na lua. Isso abriu a possibilidade para muitas novas aventuras e obstáculos onde a família Pato pode se enfiar, o que aumentou a ansiedade por mais episódios. Mas assim como aconteceu com Gravity Falls, a Disney deu uma bagunçada na agenda e decidiu liberar uma penca de episódios de vez, lançando quatro só esta semana (na próxima, será a mesma coisa). Então, não vou perder tempo e começar a falar sobre cada um deles.

.

2X08: Treasure Of The Found Lamp!

plano critico ducktales lampada

Patinhas recebe a visita do guerreiro D’jinn, um velho companheiro. Ele procura pela lâmpada mágica que deixou nos cuidados do pato mais rico do mundo, mas o artefato acabou se perdendo no meio de tantas outras relíquias de aventuras anteriores. Enquanto procura pela lâmpada, Patinhas elabora um plano para enrolar D’jinn e mantê-lo ocupado o suficiente para que seus sobrinhos possam investigar onde o objeto pode ter ido parar.

Logo no título podemos ver que este episódio é uma referência a O Tesouro da Lâmpada Perdida, o primeiro (e único, até o momento) longa-metragem de Ducktales lançado nos cinemas durante a série clássica. Temos pequenas ligações com o filme, mas com algumas mudanças para que a história combine com a narrativa desta nova versão.

O episódio promete muita ação, e entrega. Mas com ela vem também sequências hilárias onde Patinhas cobra alguns favores ao longo do caminho, o que rende o retorno de personagens como Selene, que aproveita seu talento para o dramático e colabora com o roteiro de Patinhas, cheio de desculpas esfarrapadas para atrasar D’jinn. Também retorna a família Metralha, que ficou sabendo sobre a lâmpada mágica e obviamente quer para ela. Há uma reviravolta bem criativa neste episódio, que também serve como um dos momentos mais bonitos da série. Um ótimo episódio para matar a saudade.

Treasure Of The Found Lamp! (EUA, 7 de maio de 2019)
Direção: Jason Zurek
Roteiro: Christian Magalhaes
Elenco: David Tennant, Danny Pudi, Ben Schwartz, Bobby Moynihan, Kate Micucci, Omid Abtahi, Margo Martindale
Duração: 21 min.

.

2X09: The Outlaw Scrooge McDuck!

Outlaw_Scrooge_McDuck plano critico ducktales

Se o episódio anterior traz elementos do longa e os aproveita para desenvolver novas interpretações, podemos ver um trabalho ainda melhor em The Outlaw Scrooge Mcduck!, que continua com mais um conto do passado de Patinhas. Este é um episódio recheado de referências aos quadrinhos de Don Rosa, principalmente pela ambientação velho-oeste, uma época em que Patinhas precisava realmente ser “mais esperto que os espertalhões”. O ponto alto é a interação entre ele e sua antiga paixão, Dora Cintilante, dublada por Allison Janney, mais conhecida por seu papel na série Mom. Os dois tem ótimos diálogos e a fome por dinheiro dos dois sempre tem resultados engraçados.

Finalmente tivemos a primeira aparição de Patacôncio, um dos maiores rivais de Patinhas (geralmente confundido com Mac Mônei, que é mais utilizado nas aventuras escritas para o público norte-americano). Ele tem um visual mais estiloso e terno mais limpo, completamente branco. John Hodgman empresta sua voz para o empresário ardiloso de boa lábia, e sua entonação sarcástica combinou muito bem. É uma pena ele não ter ficado mais tempo ou parecido uma ameaça maior do que poderia ser, mas espero que isso seja apenas uma preparação para alguma grande batalha no futuro. E já que estamos falando do elenco, fiquei feliz pelo retorno de Lin-Manuel Miranda, que faz o xerife Cabrera, provavelmente um ancestral de Patralhão, mais conhecido como Robopato (Gizmoduck, no original), também dublado por Miranda. Os roteiristas arranjaram um jeito de colocar uma armadura de madeira no personagem com a ajuda do Professor Pardal, que usa pela primeira vez sua máquina do tempo, recorrente na série clássica.

É o tipo de aventura que mostra a força dos personagens da série, dando destaque para a história de Patinhas e Dora, dando pistas de que ainda há muito para contar.

The Outlaw Scrooge McDuck! (EUA, 8 de maio de 2019)
Direção: Tanner Johnson
Roteiro: Christian Magalhaes
Elenco: David Tennant, Ben Schwartz, Kate Micucci, Allison Janney, Lin-Manuel Miranda, Jim Rash
Duração: 22 min.

.

2X10: The 87 Cent Solution!

ducktales-season-2-episode-10-the-87-cent-solution plano critico

Patinhas começa a ficar desesperado após perceber que 87 centavos foram roubados de seu cofre. No começo, suas ações exageradas são engraçadas e o público leva tudo aquilo como uma grande piada sobre a preocupação desnecessária do pato. Mas assim que podemos vê-lo visivelmente doente, as coisas começam a assumir um ar bem mais sério. Estaria Patinhas ficando louco por conta da febre do ouro? A série até agora tem estabelecido uma relação bem mais complexa do personagem com a sua fortuna, criando uma ligação emocional e desenvolvendo uma narrativa onde as ações dos personagens tem reais consequências, o que deixa esse episódio mais tenso do que o esperado.

David Tennant faz o seu melhor trabalho dublando o personagem até agora. Toda a paranoia e a agressividade de Patinhas chega a alarmar seus parentes e preocupar quem assiste. Não sabemos se ele está certo, mas seu comportamento não é aceitável. Todos tentam ajudá-lo, mas talvez seja tarde demais. Para quebrar um pouco a pressão dramática do episódio, temos o sempre hilário Mac Mônei, que entra na história descobrindo que, por conta da doença de Patinhas, é agora o pato mais rico do mundo. A sequência onde ele invade uma “reunião” ao som do rap All I Do Is Win, de Dj Khaled, me tirou o fôlego por alguns segundos do tanto que me fez rir.

Como é de se esperar, qualquer episódio focado no Patinhas acaba sendo positivo, isso porque ele é um dos personagens mais intrigantes dos quadrinhos e está perfeitamente representado aqui por Tennant, que tem um currículo cheio de dublagens, mas continua impressionando com um comprometimento louvável.

The 87 Cent Solution! (EUA, 9 de maio de 2019)
Direção: Matthew Humphreys
Roteiro: Robert Snow
Elenco: David Tennant, Danny Pudi, Ben Schwartz, Bobby Moynihan, Kate Micucci, Beck Bennett, Lin-Manuel Miranda
Duração: 22 min.

.

2X11: The Golden Spear!

ducktales-golden-spear-plano critico ducktales

Eu sei que Donald não é uma das figuras centrais de Ducktales, mas ele tem tido participações tão pontuais (todas boas) que não dá para negar como sua ausência tem sido sentida, principalmente considerando a trama principal da série envolvendo o desaparecimento de sua irmã, Dumbela. Felizmente, The Golden Spear! divide suas duas linhas narrativas principais entre os irmãos. Enquanto Dumbela lida com os últimos retoques de sua nave e não tem tempo para notar a desconfiança de Penumbra, Donald está ficando literalmente careca de tanto estresse por conta da sede por aventura de sua família. É divertido rever personagens como Storkules, mas o que realmente faz este episódio funcionar é o drama dos irmãos, cada um lidando com as adversidades de uma maneira diferente. Penumbra chega a ser um paralelo óbvio com o humor de Donald, sempre pessimista, como a própria Dumbela menciona.

O arco de Dumbela na lua tem seus momentos, como a população apaixonada pelas histórias da pata, ou suas interações com Penumbra, mas no geral, essa é uma trama pouco envolvente, ainda que no fim apresente uma possível mudança na relação entre a Terra e sua lua (vale mencionar todas as tiradas de Dumbela fazendo questão de lembrar todos que a lua não é um planeta).

The Golden Spear! tem uma narrativa afetada por algumas conveniências no roteiro, fazendo com tudo pareça ocorrer rápido demais, como se estivessem com pressa de estabelecer logo o próximo grande arco da série, que pelo menos promete ser bem interessante e abre a possibilidade para os roteiristas brincarem mais com a dinâmica entre os personagens e novos núcleos que aparentemente não vão embora tão cedo.

The Golden Spear! (EUA, 10 de maio de 2019)
Direção: Jason Zurek
Roteiro: Robert Snow
Elenco: David Tennant, Danny Pudi, Ben Schwartz, Bobby Moynihan, Kate Micucci, Paget Brewster, Julie Bowen
Duração: 21 min.

ROBERTO HONORATO . . . Criado pela TV, minha família era o programa dos Muppets e minha segunda casa era a locadora (era fácil de chegar, só precisava atravessar a rua). Não me incomodava rebobinar todas as fitas, e nem podia, já que assistia o mesmo filme várias vezes. E quando não é cinema, o cheiro de quadrinhos me chama de longe e preciso gastar dinheiro que não tenho. E nunca esqueça: #sixseasonsandamovie