Crítica | DuckTales – 2X07: Whatever Happened To Della Duck?!

  • SPOILERS! Se não quiser ouvir, melhor ir para a Lua! Leia as outras críticas de DuckTales aqui

Uma das coisas mais memoráveis da infância de muito fã da família Pato é o jogo clássico Ducktales, do NES (ou Nintendinho, como foi carinhosamente apelidado em terras tupiniquins), lançado no começo da década de 1990. Além de divertido e um prato cheio para quem gosta dos personagens da Disney, o jogo tem uma das melhores trilhas sonoras já feitas, entre elas temos a maravilhosa Moon Theme, que, como já diz o nome, é o tema da “fase da lua”, onde você deve capturar um dos vários tesouros espalhados pela aventura.

É uma das músicas mais icônicas da era de 8-bits, tanto que o jogo recebeu uma versão remasterizada anos depois, com o tema da lua apresentado com a importância que merece, incluindo orquestra e tudo. Dando um salto no tempo, temos a nova versão da animação Ducktales, retornando de um longo hiato (pareceu a eternidade mas foram “apenas” três meses), e assistimos Dumbela correndo pela lua ao som de Moon Theme. Eu tive que contextualizar as coisas para mostrar o quanto adoro a música e justificar porque estou sempre cantarolando – e também entregar como esse episódio é bom.

Whatever Happened To Della Duck?! é um episódio incomum, isso comparado ao que tivemos até agora na série. Finalmente descobrimos mais sobre o incidente que colocou Dumbela na lua. Podemos ver a tristeza da personagem ao perceber o que perdeu com sua atitude e as frustrações com cada decepção ao tentar consertar sua nave. A narrativa é linear e simples, mas a inserção de cartões temporais e gravações em vídeo de Dumbela sobre a sobrevivência na lua parecem brincar com o conceito de filmes como Perdido em Marte e Interestelar. É uma oportunidade de conhecermos mais da personagem, dublada por Paget Brewster, outra adição ao elenco que participou da série Community (como Danny Pudi, Jim Rash e Paul F. Tompkins, todos em Ducktales) e traz sua versão determinada de uma personagem pouco aproveitada na história da família Pato, até agora.

A jornada de Dumbela na lua poderia ser uma trama direta para servir apenas como um episódio isolado, mas há uma introdução de elementos e personagens que criam uma subtrama no terceiro ato capaz de mudar isso. Ao que tudo indica, a procura de Patinhas por sua sobrinha pode não estar tão perto de ser concluída quando se imagina. Pode ser desanimador para alguns por conta da forma que a subtrama surge, um pouco conveniente demais, mas ainda foi ótimo ver um pouco de Dumbela em ação, batendo em vermes lunares, mostrando suas habilidades de engenharia consertando a nave arrebentada e sua força e determinação se libertando de uma situação arriscada envolvendo os destroços de sua queda.

Além de seguir uma história mais solitária, o episódio tem alguns dos melhores visuais da série, como as tomadas da superfície lunar com os rastros deixados pela nave de Dumbela. Ducktales apresenta mais uma vez possibilidades para algo grandioso, mas deve tomar cuidado para não perder o peso por prolongar demais alguns mistérios. Por enquanto, vamos aproveitar a jornada e a belíssima versão de Moon Theme como canção de ninar, com letras e um arranjo emocionantes.

Ducktales – 2X07: Whatever Happened To Della Duck?! (EUA, 9 de Março de 2019)
Criação: Francisco Angones e Matt Youngberg
Direção: Tanner Johnson
Roteiro: Madison Bateman e Coleen Evanson
Elenco: Paget Brewster, Julie Bowen, Lance Reddick e Kari Wahlgren
Duração: 21 min

ROBERTO HONORATO . . . Criado pela TV, minha família era o programa dos Muppets e minha segunda casa era a locadora (era fácil de chegar, só precisava atravessar a rua). Não me incomodava rebobinar todas as fitas, e nem podia, já que assistia o mesmo filme várias vezes. E quando não é cinema, o cheiro de quadrinhos me chama de longe e preciso gastar dinheiro que não tenho. E nunca esqueça: #sixseasonsandamovie