Home TVEpisódio Crítica | Ducktales – 3ª Temporada: Episódios 17 e 18

Crítica | Ducktales – 3ª Temporada: Episódios 17 e 18

por Roberto Honorato
613 views (a partir de agosto de 2020)

Bem, parece que nossa maior preocupação foi confirmada nos últimos dias pela própria equipe criativa da série: Ducktales termina em sua terceira temporada. É uma pena ver uma das melhores animações que a Disney já produziu se despedir tão cedo, mas pelo menos a jornada foi bem divertida. Aqui trago a crítica dos dois episódios lançados antes do hiato para a preparação dos episódios finais, que ainda não tem data de lançamento.
.

3X17: The Fight for Castle McDuck!

É sempre bom visitar o passado da família Pato e ver como a história do clã McDuck é interessante, mas também é ótimo quando podemos assistir Patinhas interagir com sua família depois de ter se transformado no pato mais rico do mundo. Em The Fight for Castle McDuck! voltamos para o castelo McDuck, hoje habitado pelos pais de Patinhas, Fergus e Donilda, que ainda tem ressentimentos sobre o filho ter ficado importante demais para dar atenção à família, e o debate piora quando sua irmã, Matilda, decide fazer uma visita.

Depois de mencionar Hortência em um episódio anterior, imaginei que a imagem vazada do episódio seguinte fosse dela, mas também é ótimo assistir Matilda, em sua primeira participação na série, importunar Patinhas. Dublada por Michelle Gomez, que assim como David Tennant, também esteve em Doctor Who (pensando bem, metade dos atores britânicos estiveram em Doctor Who), Matilda surge com um visual um pouco diferente de sua versão nos quadrinhos, e com o fortíssimo e característico sotaque escocês dos McDuck. Igual Tennant, ela também nasceu na Escócia, então imagino que saibam o que estão fazendo.

Mas Patinhas não precisa aturar sua irmã sozinho porque trouxe os sobrinhos de companhia, e Patrícia se encarrega da missão de manter tudo perfeito para que finalmente possa presenciar a reunião da lendária família Pato, o que infelizmente se torna uma tarefa cada vez mais difícil por conta das brigas entre Patinhas, Matilda e os pais, que acabam se espalhando para Huguinho, Zezinho e Luisinho, estragando a imagem que Patrícia tinha da família perfeita.

Por mais que todos gostem de assistir os patos brigando pelas coisas mais insignificantes possíveis, a dinâmica entre personagens que mais chamou a atenção foi a do vilão Mancha Negra e Pepper, uma agente da F.O.W.L. No começo eles não se entendem e Mancha Negra fica incomodado com a atitude positiva de Pepper, mas assim que ela revela porque foi designada para trabalhar ao seu lado, e também se mostra surpreendentemente eficaz, os dois passam a ser uma das duplas que espero ver mais em futuros episódios. 

Em questão de avançar a trama, esse é um episódio mais interessado em estabelecer o forte laço entre os membros da família Pato, além de mostrar um lado mais humano do vilão Mancha Negra. A maioria das referências estão em pequenas menções visuais aos quadrinhos de Barks e Rosa, com direito a uma conclusão que pode agradar bastante os fãs das HQs, mesmo que seja um pouco corrida e conveniente. 

The Fight for Castle McDuck! (EUA, 23 de Novembro de 2020)
Direção: Matthew Humphreys
Roteiro: Madison Bateman
Elenco: David Tennant, Ben Schwartz, Bobby Moynihan, Kate Micucci, Danny Pudi, Michelle Gomez, Giancarlo Esposito, Amy Sedaris
Duração: 21 min.

.

3X18: How Santa Stole Christmas!

É Natal e Patinhas não está feliz, como sempre, mas isso é fácil de explicar, já que todo ano ele se prepara para proteger sua mansão de seu maior inimigo: o Papai Noel. Nem toda série tem um compromisso com especiais de Natal como Ducktales, isso porque o próprio protagonista, Patinhas, é inspirado em Ebenezer Scrooge (o nome original de Patinhas é Scrooge), personagem do clássico literário Um Conto de Natal, de Charles Dickens. Na segunda temporada, tivemos uma adaptação do livro no episódio Last Christmas!, e em diversos momentos ao longo da série é mencionado como Patinhas e Noel não se dão bem. 

Para responder esse mistério temos How Santa Stole Christmas!, em uma premissa inesperada que faz com que os dois inimigos precisem trabalhar juntos para salvar o Natal. Ao lado de Patinhas está Patrícia, o único membro da família que também vê Noel como uma ameaça, mesmo que sem um motivo racional, apenas a lealdade cega ao seu ídolo Patinhas. Trabalhando juntos, descobrimos mais sobre o passado e o principal motivo do pato não gostar do barbudo de roupas vermelhas.

Acho melhor não entregar por aqui o motivo para o desentendimento entre os dois, mas posso dizer que não é algo tão simples quando alguns teorizam. Os roteiristas procuraram uma maneira de criar uma conexão entre as motivações dos dois personagens, e é fácil relevar qualquer possível inconsistência cronológica (de Patinhas, principalmente) para poder ficar com uma jornada divertida e confortável, como a maioria das histórias de Natal.

Como a série já adaptou a narrativa de Dickens, dessa vez temos uma versão mais parecida com a história do Grinch, criada por Dr. Seuss, o que fica óbvio logo no nome do episódio, inspirado no título do livro How the Grinch Stole Christmas (Como o Grinch roubou o Natal). Essa escolha é apropriada considerando o rumo tomado pelo enredo, e algumas pequenas referências (como o próprio Noel chamando Patinhas de Grinch), mas não imagine que isso seja um grande spoiler porque o episódio se inspira, mas não promete adaptar fielmente o original. Sem contar que seria um spoiler de meio século, então não faz muita diferença.

Esse é o último episódio lançado antes do hiato da série, que irá retornar com mais episódios, infelizmente os últimos. Ducktales foi oficialmente cancelada, mas os criadores tiveram a chance de terminar a temporada e se despedir dos personagens, o que era esperado por conta de todos os arcos sendo fechados até agora, além das mudanças nos bastidores, com alguns animadores ocupados em suas próprias séries, como Dana Terrace, que criou A Casa Coruja, outra produção muito boa.

Ducktales vai fazer falta, mas já temos confirmação de um filme estrelado por Tico e Teco, além de uma série de Darkwing Duck produzida por Seth Rogen. Ainda não vamos nos despedir definitivamente porque faltam episódios para fechar a temporada, mas é melhor acabar em alta do que se estender demais e perder a magia. 

How Santa Stole Christmas! (EUA, 30 de Novembro de 2020)
Direção: Jason Zurek
Roteiro: Collen Evanson
Elenco: David Tennant, Ben Schwartz, Bobby Moynihan, Kate Micucci, Danny Pudi, Beck Bennett, Paget Brewster, Tony Anselmo, Toks Olagundoye, Lin-Manuel Miranda, Hugh Bonneville, Abby Ryder Fortson
Duração: 21 min.

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais