Home TVEpisódio Crítica | Ducktales – 3X03: Double-O-Duck in You Only Crash Twice!

Crítica | Ducktales – 3X03: Double-O-Duck in You Only Crash Twice!

por Roberto Honorato
5 views (a partir de agosto de 2020)
ducktales- plano crítico Ducktales – 3X03 Double-O-Duck in You Only Crash Twice!

  • SPOILERS! Leia aqui as críticas dos episódios anteriores.

O episódio dessa semana de Ducktales foi um daqueles que introduz e referencia tanta coisa que talvez eu esqueça uma ou outra, mas Double-O-Duck in You Only Crash Twice! também é onde melhor utilizaram a personagem Capitão Bóing. Colocá-lo ao lado de Zezinho em um jogo de espionagem em realidade virtual abre a oportunidade para mostrar o lado mais inseguro de Bóing, principalmente quando começa a questionar se é um amigo bom o suficiente para o sobrinho de Patinhas. E por falar em Patinhas, ele tem seus próprios problemas nesse episódio, mesmo que os riscos sejam (aparentemente) bem menores.

Patinhas, Bóing, Zezinho e Patrícia retornam ao Funso’s Funzone para se divertir com alguns jogos. Zezinho e Bóing tentam completar o Double-O-Duck, um jogo em realidade virtual no melhor estilo 007 (daí vem o título desse episódio, inspirado no filme You Only Live Twice), mas enquanto Zezinho usa toda a sua carisma e espírito de apresentador para interpretar um agente capaz de dançar e cantar enquanto derruba seus adversários, Bóing não parece ir tão bem com seu personagem.

Os dois querem tentar mais uma vez completar a missão, mas Patinhas está cansado daquele “carnaval improvisado”, e para distraí-lo por tempo o suficiente para que os dois amigos possam chegar à fase final, Patrícia encontra o jogo perfeito para o velho pato inconformado, o que talvez não seja uma boa ideia considerando como Patinhas é obcecado em vencer. 

Mas há algo acontecendo por trás de toda a brincadeira. Como foi estabelecido na segunda temporada, o mascote da casa de jogos Funso’s Funzone é na verdade o vilão Mancha Negra disfarçado, conhecido antagonista de Mickey Mouse nos quadrinhos e algumas animações. Além disso, foi revelado que a organização F.O.W.L. (Fiendish Organization for World Larceny, ou “Organização Malígna para Dominação Mundial”) está de volta, liderada pelos Abutres.

No episódio dessa semana temos a primeira tentativa da F.O.W.L. em obter informações sobre a família pato, enviando dois agentes. Somos finalmente introduzidos ao clássico adversário de Darkwing Duck, Bico de Aço (dublado magnificamente por Jason Mantzoukas); e ao seu lado está Garça Negra, que retorna depois de ter sua história de origem contada na primeira temporada, com o episódio From the Confidential Files of the Agent 22!. Os dois não se dão bem e possuem personalidades completamente diferentes, mas isso não os impede de capturar Zezinho e Bóing. 

Por já ter sido apresentada antes, Garça Negra não tem tanto destaque quando Bico de Aço, que está com um visual bastante similar ao clássico e foi um adversário perfeito para Bóing. Os dois não são os maiores cérebros de suas respectivas operações, então as melhores piadas do episódio vieram de um tentar enganar o outro com o seu intelecto, o que renderam situações tão aleatórias quando o jogo de cartas que os dois inventam. Por conta da temática de espionagem, eles se encontram em diversos cenários clássicos e perfeitos para uma boa batalha, então ação é o que não falta. Mas eles não roubam as piadas, porque assistir Patinhas coletando todas as fichas do estabelecimento e ficando louco para guardá-las em um cofre próprio também é um dos momentos mais engraçados. E eu estaria fazendo um desserviço aos dotes musicais de Zezinho se não mencionasse sua canção digna de um longa de James Bond. 

As referências são tantas que algumas eu já acabei deixando escapar, mas ainda sobram várias. A primeira delas é a própria premissa, que é basicamente uma nova versão de um episódio do Ducktales original onde Bóing enfrenta agentes da F.O.W.L.; e o título saiu do que deveria ser o nome da série de Darkwing Duck, mas a ideia foi vetada por já ser registrada pelo autor Ian Fleming, criador do agente 007. E como a F.O.W.L. é predominante aqui, podemos ver os seus agentes coadjuvantes, os cabeça de ovo.

Mesmo sendo importante para o futuro da série, a organização secreta não foi a maior revelação do episódio, e assim como Pateta teve uma participação especial na semana passada, é a vez dos Defensores da Lei, a equipe de aventureiros formados por Tico e Teco, Geninha, Monterey Jack e a mosca Zipper. Eles têm uma presença bem pontual e sem real impacto na trama, mas a série tomou a liberdade de criar um retcon e conectar a origem dos Defensores da Lei aos experimentos da F.O.W.L.

Já tivemos tantos personagens icônicos em Ducktales que fica difícil não imaginar um grande final épico para cada temporada, assim como aconteceu na anterior. Ainda estamos no aguardo da Esquadrilha Parafuso, que também já foi confirmada, mas até lá não temos do que reclamar.

Ducktales – 3X03: Double-O-Duck in You Only Crash Twice! (EUA, 11 de Abril de 2020)
Direção: Jason Zurek
Roteiro: Christian Magalhaes
Elenco: David Tennant, Ben Schwartz, Kate Micucci, Beck Bennett, Keith Ferguson, April Winchell e Jason Mantzoukas
Duração: 21 min.

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais