Home TVEpisódio Crítica | Ducktales – 3X08: The Phantom and the Sorceress!

Crítica | Ducktales – 3X08: The Phantom and the Sorceress!

por Roberto Honorato
726 views (a partir de agosto de 2020)

É sempre bom ter novos episódios de Ducktales, e mesmo passando por uma pandemia global, a equipe da animação conseguiu entregar mais um episódio, o primeiro de uma bateria de novas histórias, como já virou costume. Dessa vez, voltamos o foco da narrativa para as amigas Patrícia, Lena e Violeta, em uma trama que continua o arco dramático estabelecido no episódio Friendship Hates Magic!, da segunda temporada. E por ter uma ligação direta com ele, temos algumas piadas e personagens retornando.

Com a chegada de um ladrão de magia em Patópolis, Lena corre perigo por conta de seu amuleto, que carrega seus poderes e força vital. Ao lado de Patrícia e Violeta, ela precisa pedir ajuda para a pessoa mais inesperada possível: sua “tia”, a Maga Patalójika. Com o conhecimento de sua tia, Lena espera aprender a controlar os seus poderes e deter o misterioso ladrão. Acompanhando-as nessa jornada está Gastão, que parece ter perdido o seu “poder” da sorte.

O primeiro grande triunfo é trazer de volta a Maga Patalójika, uma personagens que já é uma das minhas favoritas, e aqui é dublada pela hilária Catherine Tate, uma atriz familiarizada com improviso, e ajuda bastante sua voz carregar a ironia do humor britânico, assim como acontece com o Patinhas de David Tennant. A Maga passa seu tempo ensinando as garotas, o que rende uma sequência de montagem com referências diretas à Karatê Kid; mas quando sobra tempo, ela arrisca roubar de volta o seu amuleto, o que nunca dá certo e foram as piadas que mais me fizeram rir.

Como já especulei em algumas críticas anteriores, realmente parece que o grande adversário da temporada será a organização secreta F.O.W.L., que foi insinuada no ano anterior, mas teve um episódio inteiro ambientado nas suas instalações (Double-O-Duck in You Only Crash Twice!). Bico de Aço e Garça Negra tiveram seu momento de brilhar, e agora é a hora do Mancha Negra se destacar, dessa vez como o ladrão de magias.

Ainda que a personagem seja mais conhecido como um inimigo do Mickey, convenhamos que é mais divertido assistir os vilões em Ducktales. Nessa nova versão, ele é dublado por Giancarlo Esposito, e quem melhor do que um antagonista de Breaking Bad para interpretar uma figura tão misteriosa e ameaçadora? O seu visual continua similar ao original, mesmo com pequenas atualizações, a principal delas sendo dar mais linhas e contornos para que ele não pareça demais apenas a clássica bolha de tinta. Uma outra referência, desta vez mais óbvia, está na luva – ou manopla (já que chamam de Gauntlet e tudo) – do Mancha Negra, que é bem parecida com a de Thanos, o grande antagonista dos filmes da Marvel. Para deixar ainda mais claro, o episódio chega a recriar a sequência em que os heróis se reúnem para retirar a manopla da mão de Thanos. 

Embora explore uma nova personagem, traga outra de volta e ainda procure desenvolver outras, The Phantom and the Sorceress! é um dos episódios mais simples dessa temporada, com temas repetidos e sem muito aproveitamento. Há uma grande mudança no final, mas ela não parece tão importante quanto imagina, e assim dependemos demais da comédia, que felizmente é excelente como de costume, principalmente por conta das interações entre Maga Patalójika e Lena (destaque para a Maga distraindo o Mancha Negra com um truque barato de cartas e lenços coloridos).

Por mais que Patrícia e Violeta tenham seu papel, o drama está realmente entre Lena e a Maga, mesmo que ele não seja tão bem explorado como em episódios anteriores. E se parece que eu esqueci de falar do Gastão, é porque ele realmente não parece pertencer ao episódio. Ele até faz algumas boas piadas e recebe um bom obstáculo para resolver, mas o próprio roteiro não parece muito interessado nisso e resume Gastão ao alívio cômico da história, o que acaba sendo desnecessário com a presença da própria Maga, mais engraçada e relevante. 

De acordo com a premissa do episódio da próxima semana, talvez tenhamos um pouco de Pão-Duro Mac Mônei, então já vou contar os segundos!

The Phantom and the Sorceress! (EUA, 21 de maio de 2019)
Direção: Stephanie Gonzaga, Matthew Humphreys
Roteiro: Collen Evanson
Elenco: Kate Micucci, Kimiko Glenn, Libe Barer, Catherine Tate, Paul F. Tompkins, Giancarlo Esposito, Amy Sedaris
Duração: 22 min.

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais