Home TVEpisódio Crítica | Ducktales – 3X13: Escape From the ImpossiBin!

Crítica | Ducktales – 3X13: Escape From the ImpossiBin!

por Roberto Honorato
321 views (a partir de agosto de 2020)

Após o incrível episódio da última semana, Let’s Get Dangerous, fico imaginando maneiras de Ducktales se superar. Mas como mal saímos de uma enorme batalha entre os heróis e vilões de St. Canard e Patópolis, Escape from the ImpossiBin! dá uma diminuída na escala e volta a focar no drama da família Pato, e do jeito que as coisas vão, parece que a série realmente está amarrando suas pontas para um grande final. 

Com a F.O.W.L. em seu encalço, Patinhas e sua família precisam proteger o cofre da mansão. Para isso, o velho escocês revela uma de suas armadilhas, um sistema de segurança criado pelo Professor Pardal, o ImpossiBin. Orgulhoso de seu sistema, Patinhas leva Dumbela e Luisinho para desafiá-los a passar pelo desafio, mas os três acabam presos em sua própria armadilha. Enquanto isso, Donald protege a mansão e Patilda treina as crianças.

Esse é um daqueles episódios que mostram o quão bom é o roteiro e a caracterização dos personagens. O primeiro elemento que chama a atenção é a criatividade dos roteiristas em desenvolver os obstáculos do ImpossiBin, com conceitos que renderam ótimas sequências de ação, como a sala das runas, onde cada plataforma atribui uma gravidade diferente para cada personagem, ou o corredor de objetos afiados que fica ainda mais perigoso com a adição de uma forte luz ultravioleta “ultraviolenta” capaz de deixar as armadilhas invisíveis.

Mesmo que seja divertido assistir os patos tentando resolver os quebra-cabeças do sistema de segurança, o destaque do episódio está na forma como os personagens são trabalhados, principalmente o núcleo Patilda, Donald e os sobrinhos. É muito engraçado ver Patrícia encontrando novas maneiras de encurralar Zezinho e Huguinho com a intenção de prepará-los para futuras ameaças, mas também é bom ver como a dinâmica entre eles começa a tomar outra forma, com os meninos passando a sentir medo dela.

Outra importante mudança na dinâmica familiar envolve a relação de Patilda e sua sobrinha. Patrícia sempre soube da determinação de sua tia, mas não tinha ideia do que ela poderia fazer para salvar sua família, correndo até o risco de afastá-los para mantê-los seguros. É bem triste ver Patrícia se obrigando a lutar contra a pessoa que mais respeita, mas Patilda não quer correr o risco de ser pega de surpresa pela F.O.W.L..

A relação das duas já estava complicada depois de um desentendimento sobre o passado, revelado em The Lost Harp of Mervana!, então assisti-las chegar a esse ponto mostra como Ducktales estabelece seus personagens tão bem a ponto de criar um dos momentos mais tensos da série. E se você tem Donald tomando uma atitude para bater de frente com Patilda e pedir que se afaste das crianças, é melhor tomar cuidado, porque ele é “o pato mais corajoso de dois mundos”.

Por ser um episódio com a necessidade de incluir bastante informação e desenvolver algumas subtramas, não sobrou muito espaço para referências, tirando mais uma vez que a série recria um elemento do jogo da Nintendo, quando Patinhas utiliza seu golpe apoiado na bengala para batalhar contra um robô. Tivemos mais easter eggs e menções à própria série, como os artefatos que foram descobertos pela família nessa temporada. O único que recebeu certa atenção é uma espada que Zezinho carrega pela casa, mas é pesada demais para ele, e Patrícia chega a mencionar como é um artefato interessante. Talvez essa espada seja uma arma importante nos episódios finais, considerando que ela é a mesma que vemos nas mãos de Zezinho durante a sequência de abertura de todos os episódios.

Escape from the ImpossiBin! mostra um lado diferente da família Pato e aproveita para finalmente revelar parte dos planos da F.O.W.L.; e se todas as aparições e menções indicam algo, é que essa temporada (talvez série) está para terminar com uma batalha maior e mais épica do que qualquer outro episódio de Ducktales já viu.

Ducktales – 3X13: Escape From the ImpossiBin! (EUA, 26 de Outubro de 2020)
Direção: Tanner Johnson
Roteiro: Ben Siemon
Elenco: David Tennant, Ben Schwartz, Kate Micucci, Danny Pudi, Bobby Moynihan, Paget Brewster, Tony Anselmo
Duração: 21 min.

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais