Home TVTemporadas Crítica | Episodes – 3ª Temporada

Crítica | Episodes – 3ª Temporada

por Luiz Santiago
18 views (a partir de agosto de 2020)

estrelas 4,5

Depois de uma 1ª Temporada que se afastou bastante de sua brilhante proposta inicial, Episodes deu uma guinada para o que de fato tinha importância central na série: a sátira feita ao showbusiness, o mundo da TV visto de seus bastidores e tendo como ponto central na lente e no texto a persona de Matt LeBlanc e sua relação com dois roteiristas britânicos a trabalho em Hollywood.

A 2ª Temporada seguiu justamente o caminho de um show em produção, atentando para conflitos de elenco, coquetéis de lançamento, audiência e roteiros, elementos também observados antes, mas que, conforme o final da temporada se aproximava, distanciava-se dessas questões e dava maior atenção ao drama matrimonial do casal protagonista e pequenos outros relacionamentos em cena.

Se seguisse o mesmo caminho do ano anterior em sua 3ª Temporada, poderíamos dizer que Episodes mantivera um bom nível, mesmo que admitíssemos a possibilidade de elevação. Mas David Crane e Jeffrey Klarik, bastante conscientes do que já tinham em mãos — e já com a confiança do público — ousaram e apostaram um enorme número de fichas neste ano do programa, dando toda a atenção necessária aos impasses da produção de Pucks!; à mudança do administrador da rede e aos problemas típicos de um importante canal de TV. O resultado desse exercício não poderia ser qualquer coisa.

Nesta terceira temporada, pudemos ver em Episodes uma verdadeira saga, o fake-end de uma série, a disputa quase selvagem entre as emissoras por um bom roteiro e a relação contratual e midiática das estrelas e trabalhadores do meio artístico: críticos, assistentes de direção, apresentadores de TV, jornalistas, showrunners, etc.

O humor nunca esteve tão presente na série, e toda a dinâmica de filmagem nunca favoreceu tanto um tipo de roteiro de comédia como este. A produção não cobra cenários amplamente estilizados e complexas sequências textuais, com intricadas tramas e mind-blowings a cada dois capítulos exibidos. A temática acessível e a forma crítica proposta pela série faz com que todos os pontos negativos possíveis vistos na produção de um show sejam explorados a contento e com espaço para crescimento psicológico das personagens.

Matt LeBlanc não muda muito em relação à temporada anterior, até porquê está interpretando a si mesmo. Fisicamente, aparece com mais cabelos brancos, o que dá uma interessante visão de passagem do tempo. Isso é bom. Quem realmente ganha um grande destaque este ano é Kathleen Rose Perkins, no papel de Carol. A triz de fato mostra sua capacidade para comédia e faz isso de forma surpreendente. Como os roteiros são bastante equilibrados e exploram uma série de emoções ao longo dos 9 episódios da temporada, podemos ver diversas facetas de sua interpretação e rir com a maior parte delas, até com os silêncios, que também constituem um ponto muitíssimo positivo na série, aparecendo quando necessário e na medida certa.

Stephen Mangan e Tamsin Greig também encarnam uma grande mudança em relação aos anos anteriores. Com a perspectiva do cancelamento de Pucks!, a volta do relacionamento entre o casal e o retorno para o Reino Unido, um interessante tom de comédia física se coloca para ambos, no início da temporada mais ligado ao corpo e expressões faciais e, no final da temporada, mais ligado a ironias e piadas espirituosas sobre o fato de estarem sendo disputado por três emissoras ao mesmo tempo. Vale também destacar a louvável dinâmica cênica entre os dois atores, que podemos ver em clímax no episódio em que vão consultar uma terapeuta sexual. É aterrorizante a ao mesmo tempo hilário ver Tamsin Greig imitando a voz de uma vagina como se fosse Yoda.

Trazendo um roteiro com perfeito timing, ótima trilha sonora e elenco exemplar, a 3ª Temporada de Episodes é tudo aquilo que uma série sobre bastidores deveria ser: divertida, caótica, sarcástica, irônica e enraivecedora. Esperamos que continue assim na quarta temporada, para a qual ela já conseguiu a sua renovação.

Episodes – 3ª Temporada (EUA, UK, 2014)
Criadores: David Crane, Jeffrey Klarik
Elenco principal: Matt LeBlanc, Stephen Mangan, Tamsin Greig, John Pankow, Kathleen Rose Perkins, Mircea Monroe, Genevieve O’Reilly, Joseph May, Daisy Haggard, Chris Diamantopoulos, John Ross Bowie
Duração: 30 min. (cada episódio)

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais